Muito antes de escolher um produto para a pele, a primeira coisa que você precisa fazer é saber qual é o seu tipo de pele. Saber o tipo de pele facial e corporal é muito importante, pois irá determinar o tipo de tratamento e produtos de que necessita.
Tipo de pele humana saudável
Os tipos de pele saudáveis consistem em pele normal, oleosa, seca e mista. Existem também tipos de pele sensíveis e propensos a acne, mas esses dois tipos são geralmente influenciados por vários fatores, incluindo certas condições médicas na estrutura da pele humana.
Aqui estão as características de cada tipo de pele saudável e como reconhecê-las.
1. Pele normal
A pele normal não é nem muito seca nem muito oleosa. Esse tipo de pele tem umidade e elasticidade suficientes porque a oleosidade natural da pele é uniformemente distribuída, mas a produção de oleosidade não é excessiva e a pele fica sem brilho.
A pele normal tem poucos problemas de pele ou, às vezes, nenhum. A pele não parece opaca, tem uma distribuição uniforme da cor e os poros não são muito grandes. Esse tipo de pele também não se irrita facilmente.
Excepcionalmente, muitas pessoas não acreditam que seu tipo de pele seja normal. Talvez seja porque cada proprietário de pele normal pode apresentar reações diferentes aos cuidados com a pele, idade ou outros fatores.
2. Pele oleosa
A pele oleosa é causada pela alta produção de sebo. O sebo é um óleo natural que protege e mantém a suavidade da pele. A pele oleosa pode piorar devido a alterações hormonais, aumento da idade e outros.
Os proprietários de pele oleosa geralmente têm problemas com poros dilatados, acne, cravos e problemas semelhantes que causam manchas coloridas na pele. Quase todas as partes do rosto parecem brilhantes devido ao excesso de óleo.
Se não forem tratados, os poros grandes podem ficar obstruídos e causar saia. Proprietários de pele oleosa são aconselhados a lavar o rosto duas vezes ao dia, evitando produtos de limpeza esfregare escolha produtos para a pele rotulados como não comedogênicos.
3. Pele seca
A pele seca geralmente é causada por fatores externos, como ar seco, hábitos de banho prolongados e exposição a produtos químicos para limpeza da pele. Esse tipo de pele também pode pertencer a pessoas que apresentam alterações hormonais ou estão começando a envelhecer.
As características da pele seca são poros muito pequenos, manchas avermelhadas e a aparência da pele que tende a ser opaca. A pele seca geralmente também parece tensa, tem linhas mais visíveis e coceira e irrita facilmente.
A pele muito seca pode se tornar áspera, rachada e escamosa, especialmente na parte de trás das mãos e dos pés. A pele seca não tratada pode inflamar e até evoluir para eczema.
4. Pele de combinação
A pele mista é uma combinação de vários tipos de pele e é o tipo de pele mais comum. Sua característica é que certas áreas da pele parecem oleosas, enquanto outras áreas são normais, secas ou mesmo sensíveis.
A parte da pele que geralmente é oleosa é Zona T consistindo na testa, nariz e queixo. Enquanto isso, as áreas de pele seca estão ao redor dos olhos e da boca. As bochechas podem ficar secas ou oleosas, dependendo da quantidade de sebo que está sendo produzida.
Os proprietários de pele mista também enfrentam o mesmo problema com a pele oleosa, ou seja, poros dilatados, cravos pretos e pele que parece brilhante. No entanto, seu problema de acne pode não ser tão grave quanto se você tivesse pele oleosa.
Como é diferente dos tipos de pele sensível?
A pele sensível é diferente dos outros quatro tipos de pele. A pele sensível é basicamente uma pele que se irrita facilmente. Os proprietários de pele sensível podem ter pele normal, oleosa, seca ou mista.
Esse tipo de pele tem tendência a coceira, queimaduras solares e rachaduras. A pele sensível também tem maior probabilidade de apresentar erupções cutâneas, vermelhidão e reações alérgicas a cosméticos. Às vezes, manchas e vasos sanguíneos também podem aparecer na superfície da pele.
Se você tem pele sensível, identifique o que causa irritação ou inflamação para prevenir problemas de pele. Existem muitos fatores que podem desencadear problemas em peles sensíveis, mas os mais comuns são os produtos cuidados com a pele o que não é apropriado.
Como saber o tipo de pele
A maneira mais fácil de descobrir o seu tipo de pele é prestar atenção às suas características. Observe como sua pele é macia, flexível e flexível para ver se ela tem umidade suficiente.
Além disso, preste atenção em como sua pele é sensível a mudanças de clima, ar seco e exposição a água quente e fria. Se sua pele reage até mesmo a pequenas mudanças, você pode ter pele seca ou sensível.
Se sua condição de pele for volátil, aqui estão algumas perguntas simples para ajudá-lo a identificar seu tipo de pele.
1. Como fica a textura da sua pele depois de lavar o rosto?
uma. Áspero e apertado
b. Em borracha e macio
c. Ligeiramente oleoso
d. Oleoso em algumas áreas
2. Com que frequência você experimenta saia?
uma. Quase nunca
b. Raramente
c. Rotina
d. Apenas em Zona T
3. Qual é a textura geral da sua pele?
uma. Macio e transparente (pode ver os vasos sanguíneos)
b. Forte e uniforme
c. Irregular e um pouco áspero
d. Combinação de tudo
4. Qual é a textura da sua pele durante o dia?
uma. Escamoso e rachado
b. Limpo e fresco
c. Brilhante em todo o rosto
d. Brilhante em Zona T
Agora, conte quantos a, b, c e d você tem. Muitas respostas indicam pele seca. A resposta b indica pele normal. A resposta c é um sinal de pele oleosa, enquanto d indica pele mista.
O reconhecimento do tipo de pele desempenha um papel importante como guia para os cuidados com a pele. Isso ocorre porque o cuidado impróprio da pele pode realmente resultar em saia, irritação da pele ou mesmo envelhecimento prematuro.
Portanto, preste atenção na cor, textura e umidade de sua pele antes de comprar qualquer produto. Dessa forma, sua pele receberá nutrientes e benefícios de acordo com seu tipo.