Freqüente falta de ar? Estas 16 causas que você precisa saber

Muitos pensam que a falta de ar é definitivamente um sintoma de asma, mas não é. Esse problema respiratório pode ser causado por muitas outras coisas. Portanto, as pessoas que não têm asma podem sentir falta de ar. Vamos lá, descubra as várias condições que podem causar falta de ar abaixo.

Causas de falta de ar que aparecem repentinamente

A falta de ar pode aparecer repentinamente, ser temporária e diminuir rapidamente. Essa condição também é conhecida como falta de ar aguda, fazendo com que o paciente se sinta como se estivesse com o peito amarrado e com vontade de engasgar.

Citado na Mayo Clinic, a maioria das causas da falta de ar se deve a problemas no coração e nos pulmões. Esse problema ou distúrbio ocorre porque o dióxido de carbono não é processado adequadamente.

Na maioria dos casos, a falta de ar aguda passa quando o fator desencadeante desaparece ou é curada com o tratamento adequado para a causa da falta de ar.

A seguir estão as várias causas de falta de ar aguda que muitas vezes aparecem de repente:

1. Asfixia

Ao engasgar ao engolir ou inserir um objeto estranho nas vias respiratórias, você pode ter dificuldade para falar e falta de ar. Tente tossir o máximo possível para que o objeto fique preso na garganta.

2. Resfriados

O nariz entupido ou o nariz escorrendo podem fazer com que você sinta falta de ar quando está resfriado. O motivo é que o muco frio bloqueia a passagem de ar para dentro e para fora.

3. Envenenamento por monóxido de carbono

O envenenamento por monóxido de carbono ocorre quando uma pessoa inala muito monóxido de carbono. Este gás vem da queima de gás, óleo, gasolina, combustível sólido ou madeira.

O monóxido de carbono é inodoro, incolor, não irritante para a pele e os olhos, mas é muito perigoso se estiver em grande quantidade no corpo.

Após a inalação, o monóxido de carbono pode ser fortemente ligado à hemoglobina e também fluirá com o sangue por todo o corpo. Sua natureza tóxica causará danos às células e aos tecidos, porque o corpo ficará sem oxigênio.

A falta de oxigênio devido à inalação de muito monóxido de carbono pode causar falta de ar, dor no peito, tontura, náusea e vômito. Quanto mais você inalar o gás, piores serão os sintomas.

4. Alergias

Sem perceber, as alergias também podem ser a causa de alguém com falta de ar. Quase todos os tipos de alergias, desde alergias alimentares, pêlos de animais, poeira, até reações alérgicas desencadeadas por mudanças na temperatura, podem causar reações alérgicas na forma de falta de ar.

As reações alérgicas são realmente inofensivas. No entanto, algumas pessoas podem desenvolver complicações graves se não forem tratadas imediatamente. Essa condição é conhecida como choque anafilático.

5. Tamponamento cardíaco

O tamponamento cardíaco é uma emergência médica quando sangue ou fluido preenche o espaço entre a fina membrana que cobre o coração (pericárdio) e o músculo cardíaco. Essa condição exerce uma pressão muito forte sobre o coração, de modo que interfere no funcionamento do coração de bombear o sangue por todo o corpo.

A falta de fornecimento de sangue ao coração e ao resto do corpo pode ser a causa da falta de ar. Essa condição também pode causar vários outros sintomas, como falta de ar, sensação de peito cheio e comprimido e dor centrada no lado esquerdo do peito.

Se não for tratado imediatamente, o tamponamento cardíaco pode levar a choque, insuficiência cardíaca, falha das funções de outros órgãos e até a morte.

6. Pneumonia

Pneumonia ou infecção dos pulmões também podem causar falta de ar. Infecções bacterianas, virais e fúngicas são as principais causas de pneumonia. Como resultado, as células de outros órgãos do corpo não funcionam adequadamente devido à falta de oxigênio, portanto, podem ocorrer sintomas de falta de ar.

7. Embolia pulmonar

A embolia pulmonar é uma obstrução em uma das artérias pulmonares nos pulmões. Na maioria dos casos, a embolia pulmonar é causada por um coágulo sanguíneo nas artérias que fluem das pernas para os pulmões.

Os coágulos também podem ocorrer em outras partes do corpo, como a pélvis, os braços ou o coração (trombose venosa profunda).

Essa condição faz com que o fluxo sanguíneo para um ou ambos os lados do pulmão se torne muito limitado. Essas duas condições costumam ser a causa de uma pessoa sentir falta de ar ou dificuldade para respirar.

8. Pneumotórax

O pneumotórax é uma condição na qual há um acúmulo de ar fluindo entre os pulmões e a parede torácica. O ar coletado pode comprimir os pulmões e fazer com que eles entrem em colapso (esvazie).

9. Transtornos de ansiedade

Os sintomas de falta de ar também são comuns em pessoas com distúrbios psicológicos, especialmente distúrbios de ansiedade. A ansiedade coloca seu corpo em um estado de lutar ou fugir e, eventualmente, desencadear ataques de pânico. Os ataques de pânico acabam fazendo com que você tenha dificuldade para respirar, náuseas, até sentir vontade de desmaiar.

Causas de falta de ar frequente a longo prazo

Além de aguda, a falta de ar também pode ser crônica. Isso significa que a falta de ar que você sente pode se repetir e ocorrer a longo prazo.

A falta de ar crônica geralmente não aparece de repente, mas pode durar mais, como um mês. A falta de ar crônica geralmente piora com o tempo. Além disso, os pacientes costumam apresentar sintomas de dificuldade para respirar, mesmo que apenas realizem atividades que não sejam muito pesadas.

Algumas das coisas que costumam ser a causa da falta de ar crônica incluem:

1. Asma

A asma é uma doença respiratória crônica que é a causa mais comum de falta de ar. Essa doença ocorre quando as vias aéreas (brônquios) ficam inchadas, estreitadas e continuam a produzir muco em excesso. A condição de estreitamento ou endurecimento dos brônquios também é conhecida como broncoespasmo.

2. Problemas pulmonares

As queixas de falta de ar estão intimamente relacionadas a doenças que afetam os pulmões. Se a função pulmonar estiver prejudicada, é claro que você não conseguirá respirar normalmente. Algumas doenças pulmonares crônicas que causam falta de ar incluem:

  • Câncer de pulmão
  • Tuberculose ou tuberculose
  • Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)
  • Sarcoidose
  • Hipertensão pulmonar
  • Doença pulmonar intersticial

3. Hérnia de hiato

A hérnia hiatal é uma condição que ocorre quando a parte superior do estômago se projeta na abertura do diafragma (o músculo que separa o estômago do tórax).

O músculo diafragma ajuda a evitar que o ácido do estômago suba para o esôfago. Se você tiver uma hérnia de hiato, é mais fácil aumentar o ácido estomacal.

O aumento do ácido gástrico para o esôfago é denominado doença do refluxo gastroesofágico (DRGE). Esta doença é uma das queixas das úlceras e pode causar complicações no estômago e na garganta, incluindo sintomas de falta de ar.

4. Obesidade

Pessoas com sobrepeso ou obesas geralmente se queixam de falta de ar. O excesso de gordura ao redor do estômago e do peito pode comprimir os pulmões, fazendo com que eles trabalhem mais para se expandir.

O coração também tem que trabalhar mais para bombear o sangue e passar pelos vasos sanguíneos obstruídos pelo colesterol. Como resultado, essa condição pode fazer com que uma pessoa sinta falta de ar.

5. Problemas cardíacos

Não apenas distúrbios da função pulmonar por si só. Problemas com o coração podem causar falta de ar. Um deles é a insuficiência cardíaca congestiva. Esta doença é causada pelo estreitamento ou bloqueio das artérias coronárias.

Outros problemas cardíacos que podem causar falta de ar incluem:

  • Cardiomiopatia
  • Arritmia
  • Pericardite

6. Apnéia do sono

Apnéia do sono É um distúrbio do sono caracterizado pela interrupção da respiração por um período de tempo. Razão apnéia do sono distinguido por tipo, a saber:

  • apneia obstrutiva do sono, Isso se deve ao relaxamento dos músculos da garganta durante o sono, estreitando assim as vias aéreas.
  • Apneia central do sono, ocorre devido à falha do cérebro em enviar sinais aos músculos do trato respiratório.
  • Síndrome de apnéia complexa do sono, ou seja, distúrbios respiratórios que ocorrem quando uma pessoa tem apneia obstrutiva do sono e apnéia central do sono de uma vez.

Apnéia do sono não só causa falta de ar durante o sono, mas também faz com que as pessoas roncem e acordem à noite.

Por outro lado, apnéia do sono também pode desencadear problemas com a remoção de dióxido de carbono do corpo devido a distúrbios no diafragma, ou também conhecido como respiração paradoxal.

7. Outros problemas que causam falta de ar

A falta de ar também está intimamente relacionada à circulação de sangue fresco oxigenado recebido pelos pulmões. Se a circulação sanguínea for interrompida, os pulmões não conseguirão receber sangue fresco o suficiente, de modo que seu trabalho também não será ideal.

Algumas condições e doenças relacionadas à circulação sanguínea que podem causar falta de ar são:

  • Anemia
  • Costelas quebradas
  • Epiglotite (inchaço de parte da garganta)
  • A síndrome de Guillain-Barré
  • Miastenia gravis, que causa fraqueza muscular

Se sentir falta de ar, não entre em pânico. Visite imediatamente o centro de saúde ou hospital mais próximo para obter ajuda.

Você também deve consultar um médico imediatamente se tiver sintomas e causas incomuns de falta de ar. Principalmente se os sintomas forem muito debilitantes e interferirem em suas atividades.

Conforme mencionado acima, existem muitas causas para a falta de ar. Variando de leve, como engasgo, a problemas graves no coração e nos pulmões.

Para descobrir a causa exata, o médico pode diagnosticar a falta de ar na forma de um exame físico, de exames laboratoriais a exames de imagem. Quanto mais cedo for diagnosticado, mais fácil será o tratamento. Você também pode evitar uma série de complicações perigosas.