Muitos problemas de estômago apresentam mais ou menos os mesmos sintomas. Enquanto alguns tipos de distúrbios gástricos, como azia e DRGE, apresentam sintomas diferentes. Aprenda a diferença entre úlcera e DRGE para que você possa obter o tratamento certo.
Reconheça a diferença entre úlcera e DRGE
Úlcera é um termo que descreve sintomas desconfortáveis ou queixas de dor devido a problemas de digestão. Essa condição é freqüentemente confundida com DRGE.
GERD ( doença do refluxo gastroesofágico ) é uma condição em que o ácido do estômago sobe para o esôfago (esôfago) e chega à boca. Pessoas com úlceras podem desenvolver sintomas de DRGE.
Mesmo assim, existem coisas que distinguem essas duas condições que você precisa saber. O motivo é que reconhecer erroneamente essas duas condições pode causar o risco de receber tratamento inadequado. As seguintes condições distinguem entre úlceras e DRGE.
Sintomas de azia versus DRGE
À primeira vista, os sintomas de uma úlcera com DRGE podem parecer os mesmos, considerando que ambos incluem distúrbios digestivos. Mesmo assim, essas duas condições têm diferenças que podem ser vistas com base nos sintomas.
Características do estômago
Geralmente, a azia é caracterizada por uma sensação de desconforto na região abdominal superior. Quando você tem uma úlcera, a dor pode ir e vir uma após a outra. Existem também várias condições que podem ser um sinal de úlcera, a saber:
- sentindo-se saciado ao comer, especialmente antes de terminar a refeição
- desconforto no estômago depois de comer por muito tempo
- azia dói,
- exalando e arrotando,
- flatulência no topo, até
- nausea e vomito.
Sintomas de DRGE
Em contraste com as úlceras, os sintomas da DRGE tendem a ser mais graves. A razão é que a DRGE e as úlceras apresentam sintomas diferentes, nomeadamente refluxo ácido gástrico caracterizado por uma sensação de ardor no peito (azia).
Essa sensação de queimação pode causar posteriormente outros sintomas de DRGE bastante perturbadores, a saber:
- ardor no peito depois de comer, especialmente à noite
- alimento ou ácido estomacal sobe até o esôfago,
- dor no peito,
- dificuldade em engolir, e
- um nó na garganta.
Além dos sintomas relacionados ao sistema digestivo, o ácido gástrico que irrita o esôfago também pode causar outros sintomas, como:
- Tosse crônica,
- rouquidão devido a cordas vocais inchadas (laringite),
- falta de ar ou sintomas de asma e
- distúrbios do sono.
Se não forem controlados, os sintomas da DRGE podem se desenvolver e desencadear falta de ar ou dor ao redor da mandíbula da mão. Esses sintomas são semelhantes aos de um ataque cardíaco, portanto, você deve consultar um médico para obter o tratamento correto.
Causas de DRGE e úlceras
Além dos sintomas, a diferença visível entre a DRGE e a úlcera é a causa. Ambos são causados pelo aumento do ácido estomacal, mas verifica-se que as áreas afetadas para desencadear a DRGE e os sintomas da úlcera são diferentes. Como poderia ser?
Causas do estômago
Na verdade, vários sintomas de azia são desencadeados pela irritação da parede do estômago. Quando o ácido estomacal aumenta ou há uma lesão no estômago (úlcera péptica), a parede do estômago corre o risco de irritação e desencadeia os sintomas acima.
Causas de DRGE
Se a úlcera é causada por irritação da parede do estômago, a DRGE é diferente. A causa da DRGE é o ácido gástrico que aumenta devido ao anel esofágico enfraquecido e não consegue reter o alimento para o esôfago e os fluidos do estômago.
Como resultado, os alimentos e os líquidos de ácido gástrico sobem mais facilmente e desencadeiam sintomas de azia ou queimação no peito. Essa condição também é a causa de sensações desconfortáveis no estômago e no esôfago.
Embora ambas sejam causadas pelo ácido do estômago, essas duas doenças podem ser distinguidas pela forma como um aumento no ácido do estômago desencadeia os sintomas.
Além disso, o refluxo ácido afeta diferentes áreas das duas condições. É por isso que, quando você sentir qualquer um dos sintomas acima, deve consultar um médico para obter o tratamento de acordo com sua condição.
Várias causas de DRGE e outros gatilhos a serem observados
A diferença em como superar
A causa entre o refluxo ácido gástrico e as úlceras é a mesma, ou seja, o ácido, embora a área afetada pelo problema seja diferente. Por isso, os medicamentos usados para tratar a DRGE e as úlceras serão semelhantes, a saber, medicamentos para o ácido gástrico, como a ranitidina.
Mesmo assim, a duração do tratamento para úlceras e DRGE apresentam diferenças. Isso ocorre porque os pacientes com DRGE grave podem precisar de tratamento por toda a vida, enquanto úlceras leves não precisam ser tratadas todos os dias.
Além disso, as mudanças no estilo de vida dos pacientes com DRGE ou das pessoas que apresentam os sintomas da úlcera não são muito diferentes, como não comer demais.
Se você suspeitar que tem uma ou ambas as condições, consulte um médico. O objetivo é descobrir qual é a principal causa para que você receba o tratamento adequado.
Se você tiver mais perguntas, consulte seu médico para entender a solução certa para você.