4 perigos da amônia para a saúde a longo prazo

Quer percebamos ou não, podemos inalar gás amônia durante as atividades em casa ou no escritório. A amônia é um composto químico encontrado em muitos produtos de limpeza doméstica. Na verdade, qual é o perigo? Vamos ver a explicação completa na análise a seguir.

O que é gás amônia?

A amônia ou amônia é um gás químico com a fórmula NH3. As características do gás amônia são claras, incolores, mas emitem um odor pungente.

A amônia, que está naturalmente presente no ambiente circundante, é produzida a partir da matéria orgânica remanescente no solo, como plantas, carniça e dejetos animais, que é decomposta por bactérias.

O corpo humano também produz sua própria “porção” natural de amônia toda vez que digere alimentos. Quando o sistema digestivo decompõe as proteínas dos alimentos, a amônia é formada, que será posteriormente decomposta em uréia.

A uréia é o componente orgânico mais abundante na urina. Essa é uma das razões pelas quais a amônia tem um odor característico que é bastante pungente.

Além da forma pura na forma de um gás, às vezes você também pode encontrar preparações de produtos de amônia na forma sólida ou líquida, dependendo do uso pretendido.

Quais produtos domésticos contêm amônia?

Acontece que vários produtos domésticos que você pode usar diariamente também liberam gás amônia no ar circundante. Nada?

1. Fertilizante

A amônia usada em fertilizantes é uma preparação líquida. Quando injetada no solo, a amônia líquida evapora em um gás. Cerca de 80-90% do gás amônia liberado no ar vem de fertilizantes agrícolas.

A amônia ajuda a aumentar os níveis de pH do solo para matar microorganismos prejudiciais, enquanto aumenta os níveis de nutrientes essenciais no solo para as plantas absorverem.

2. Produtos de limpeza doméstica

A amônia é um agente de limpeza muito eficaz. Este composto químico é eficaz na erradicação de sujeira ou manchas de gorduras animais ou óleos vegetais, como manchas de óleo de cozinha.

É por isso que os produtos de limpeza doméstica, como limpador de vidros, limpador de banheiras, sabonete líquido para esfregões e soluções para limpeza de vasos sanitários, são feitos com amônia.

Não raramente, a amônia também é usada como uma solução para evitar arranhões nos vidros e carrocerias dos carros (cera de polimento)

3. Outros produtos

Além de fertilizantes e produtos de limpeza, a amônia também é encontrada em muitos outros produtos comerciais. A amônia é usada na fabricação de plásticos, têxteis e tinturas de cabelo.

Na verdade, esse composto químico também é frequentemente usado como estabilizador, neutralizador e fonte de nitrogênio no processo de tratamento de água, resíduos, produção de borracha, papel, medicamentos e na indústria alimentícia.

A quantidade de compostos de amônia adicionada a produtos industriais é geralmente bastante alta em concentração. Normalmente pode chegar a cerca de 25%, por isso é considerado corrosivo (causando danos).

Qual é o perigo do gás amônia?

Os riscos à saúde da amônia são especialmente perigosos se recebermos exposição a quantidades excessivas. Ambos ao mesmo tempo, muito ao mesmo tempo, ou aos poucos, mas continuamente.

A amônia geralmente causa uma reação imediata se for exposta à pele, olhos, cavidade oral, trato respiratório e trato digestivo que possuem um revestimento úmido (muco).

1. No trato respiratório (inalado)

A maioria das pessoas pode ser facilmente exposta a altas doses de amônia porque o peso do gás amônia é mais leve do que o ar comum na atmosfera. Isso permite que o gás evapore mais rapidamente e seja inalado pelo corpo.

A inalação de baixas concentrações de amônia pode irritar as vias aéreas, causando tosse.

No entanto, em altas concentrações, o gás amônia tem o risco de causar queimaduras diretas no nariz, garganta e trato respiratório. Isso pode causar danos às vias aéreas na forma de edema bronquiolar e alveolar, que resulta em grave falta de ar até insuficiência respiratória.

2. Na pele e no contato com os olhos (toque)

Enquanto isso, a exposição a baixas doses de amônia na forma de gás ou líquido diretamente nos olhos e na pele pode causar irritação (olhos vermelhos ou erupção cutânea).

Em altas doses, a exposição ao amoníaco líquido na pele pode causar lesões permanentes e queimaduras graves. O contato com amônia líquida também pode causar congelamento (Queimadura por frio) na pele.

Se exposto ou respingado nos olhos, altas doses de amônia podem causar distúrbios visuais a danos permanentes na visão (cegueira).

3. No sistema digestivo (engolido)

Náusea, vômito e dor abdominal são sintomas comuns após a ingestão de amônia. Intencionalmente ou não.

Em casos raros, a ingestão acidental de 5-10% de concentrado de amônia causa queimaduras graves na cavidade oral, garganta, esôfago e estômago.

4. Envenenamento

Com base no jornal Metabolic Brain Disease, o professor Erlend Nagelhus e uma equipe de pesquisa do Instituto de Ciências Médicas Básicas relataram que níveis excessivos de amônia no corpo, especialmente no cérebro, podem interferir no metabolismo do corpo. Em particular, isso afeta adversamente a função das células cerebrais e dos nervos.

A ingestão de grandes quantidades de amônia causa intoxicação sistêmica com sintomas típicos de convulsões e pode até levar ao coma.

Tenha cuidado ao usar amônia se você tiver doença hepática

Os problemas de saúde devido à exposição à amônia são de risco especialmente alto para pessoas com distúrbios ou doenças hepáticas.

Normalmente, um fígado ou fígado saudável pode converter amônia em ureia sem problemas. A uréia é um resíduo que será excretado junto com a urina.

No entanto, um fígado que não está funcionando adequadamente terá dificuldade em eliminar as toxinas do corpo para que elas eventualmente se acumulem no sangue.

Por outro lado, o acúmulo de amônia no corpo também pode ser afetado por uma doença hepática ou renal que você já tenha. É igualmente provável que isso cause vários riscos à saúde.

Dicas para o uso seguro de produtos que contenham amônia

Para evitar o risco do gás amônia, você pode aplicar várias formas, como:

  • Leia e siga todas as instruções no rótulo da embalagem ao usar produtos de limpeza.
  • Use luvas, máscaras, roupas cobertas e óculos de proteção ao usar esses produtos para evitar irritação e envenenamento.
  • Abra as janelas e portas para garantir uma boa circulação de ar ao limpar os móveis ou a casa.
  • Evite misturar amônia com alvejante, pois pode produzir um gás tóxico chamado cloramina.
  • Coloque os produtos de limpeza doméstica em um local seguro, fora do alcance das crianças.