Asma: sintomas, causas, tratamento |

Definição

O que é asma?

A asma brônquica, ou talvez você esteja mais familiarizado com "asma", é uma doença causada pela inflamação das vias respiratórias (brônquios). A inflamação acaba tornando as vias aéreas inchadas e muito sensíveis.

Como resultado, o trato respiratório se estreita de forma que o ar entra nos pulmões é limitado.

A inflamação também faz com que as células do trato respiratório produzam mais muco do que o normal. Esse muco pode estreitar ainda mais as vias respiratórias e dificultar a respiração.

Dependendo do fator desencadeante, a asma costuma ser dividida em vários tipos, a saber:

  • asma esportiva
  • Asma noturna (recorrência apenas à noite)
  • Asma devido a certos empregos
  • asma tosse
  • Asma alérgica

Um dos mitos sobre a asma que muitas pessoas acreditam é que essa doença pode ser curada. Infelizmente, isso não é correto.

A asma não pode ser completamente curada. Se você não sentir os sintomas com a frequência que costumava sentir, isso indica que você é capaz de controlar bem a asma.

Quão comum é essa condição?

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 339 milhões de pessoas no mundo apresentam essa condição. A própria Indonésia ocupa o 20º lugar como o país com mais casos de morte por asma.

As doenças que afetam a respiração são mais comuns em crianças. No entanto, adultos com menos de 40 anos também podem sentir isso.

A asma brônquica é uma das doenças não transmissíveis mais comuns em todo o mundo, com uma taxa de mortalidade relativamente baixa.

No entanto, a maioria dos casos de morte é encontrada em países de renda baixa e média-baixa, incluindo a Indonésia.