Leite adequado para pessoas com úlceras e ácido estomacal

Há uma opinião de que os sintomas de azia e ácido estomacal podem melhorar após a ingestão de leite. Porém, há quem pense o contrário. Você pode beber leite, desde que seja adequado para pessoas com úlceras e ácido estomacal.

Visão geral de úlceras e ácido estomacal

Um dos principais gatilhos para o refluxo ácido é beber. O tipo de bebida que não é certo pode realmente exacerbar as queixas de úlceras e ácido estomacal, e o leite não é exceção, que na verdade é saudável.

Úlcera é um conjunto de sintomas de desconforto no estômago como resultado de indigestão. Muitos sofredores de úlcera descrevem úlceras como dor abdominal, flatulência, náuseas e vômitos e azia.

Conhecidas no mundo médico como dispepsia, as úlceras são um distúrbio digestivo comum que pode acontecer a qualquer pessoa. No entanto, essa condição é mais comum em pessoas que têm problemas com ácido estomacal.

As células do estômago produzem ácido naturalmente. O ácido do estômago é realmente útil para matar os germes e ajudar no processo digestivo. No entanto, o excesso de produção de ácido estomacal pode causar problemas digestivos.

O excesso de ácido estomacal pode retornar ao esôfago. Se isso acontecer continuamente, isso é chamado de doença GERD. Pacientes com DRGE geralmente apresentam sintomas de úlcera, especialmente dor abdominal e vômitos azia.

Os bons e maus efeitos de beber leite para pessoas com ácido estomacal

O consumo de leite afeta as condições digestivas de pessoas com úlceras e doenças do ácido estomacal. Esse efeito vem de três nutrientes abundantes no leite: cálcio, proteína e gordura.

1. O cálcio ajuda a neutralizar o ácido do estômago

O carbonato de cálcio é um dos ingredientes dos antiácidos, medicamentos para o ácido gástrico. O cálcio neutraliza o ácido gástrico, por isso pode evitar que o ácido gástrico suba (refluxo) para o esôfago.

Graças ao seu alto teor de cálcio, o leite é frequentemente considerado um remédio gástrico natural. Isso também é o que um grupo de pesquisadores da Coreia do Sul tentou provar em 2019 em seu estudo sobre consumo de leite e sintomas de úlcera.

De acordo com um estudo envolvendo mais de 11.000 entrevistados, uma alta ingestão de cálcio está associada a um risco reduzido de refluxo ácido gástrico em homens. A ingestão de cálcio também ajuda a reduzir o risco de irritação esofágica devido ao ácido gástrico.

Além disso, o cálcio é um mineral importante para os músculos, incluindo o músculo esfíncter esofágico. Pessoas com DRGE geralmente têm um esfíncter esofágico mais fraco. Na verdade, as funções do esfíncter impedem que o ácido do estômago suba para o esôfago.

2. A proteína ajuda a reduzir os sintomas

A proteína do leite que você bebe também é útil para aliviar a azia e o ácido estomacal. Um estudo de 2017 descobriu que pessoas com DRGE que ingeriam muita proteína apresentavam menos sintomas.

Isso provavelmente ocorre porque a proteína estimula a produção do hormônio gastrina. A gastrina aumenta o movimento do músculo esfincteriano e acelera o esvaziamento gástrico. Isso pode impedir que os alimentos e o ácido estomacal voltem para o esôfago.

No entanto, a gastrina também pode aumentar a produção de ácido estomacal, de modo que os sintomas da úlcera aparecem. Em outras palavras, os especialistas ainda não podem concluir totalmente se a proteína alivia os sintomas da úlcera ou os piora.

3. A gordura pode piorar os sintomas da úlcera

O leite é uma bebida rica em gordura. Um copo de leite (250 mL) leite inteiro pode até doar 8 gramas de gordura para o seu corpo. A gordura é realmente boa para o corpo, mas quem sofre de úlcera deve ter mais cuidado ao consumir esses nutrientes.

Alimentos gordurosos, incluindo a causa de úlceras e ácido estomacal. Isso ocorre porque a gordura relaxa o músculo do esfíncter esofágico. Na verdade, o esfíncter esofágico deve se contrair quando você não está comendo, para evitar que o conteúdo do estômago suba.

Além disso, a gordura também leva mais tempo para ser digerida. Isso significa que o tempo de esvaziamento gástrico será mais lento do que deveria. Como resultado, o conteúdo do estômago, incluindo o leite que você bebe, tem maior probabilidade de subir e causar sintomas de úlcera.

Leite adequado para pessoas com ácido estomacal

O leite pode piorar os sintomas de azia e refluxo ácido, mas isso não significa que você tenha que parar de beber leite completamente. Você ainda pode beber leite confortavelmente, desde que escolha o tipo certo de leite.

Aqui estão alguns tipos de leite que você pode consumir.

1. Leite desnatado

Existem vários tipos de leite no mercado, a saber: leite inteiro com leite integral, com baixo teor de gordura (2% de gordura) e leite desnatado ou desnatado. O leite adequado para pessoas com ácido estomacal contém de 0 a 2,5% de gordura.

Leite livre ou com baixo teor de gordura pode ser amortecedor enquanto para o estômago. Soluções que são amortecedor não é facilmente afetado por mudanças no pH (nível de acidez) do ambiente. Portanto, a atmosfera do seu estômago não aumentará a acidez.

2. Leite de amêndoa

O leite de amêndoa é considerado um leite adequado para pessoas com ácido estomacal devido à sua natureza alcalina. As amêndoas têm um pH de 8,4. Este valor é classificado como alcalino e superior ao pH do leite de vaca que é 6,8.

Acredita-se que o valor do pH seja capaz de neutralizar o ácido do estômago. Mesmo assim, mais pesquisas são necessárias para garantir que o conteúdo do leite de amêndoa seja realmente seguro para pessoas com úlceras e ácido estomacal.

3. Leite de soja

O leite de soja pode ser uma escolha segura para pessoas com ácido estomacal, porque tem baixo teor de gordura. Um copo de leite de soja (200 mL) contém apenas 5 gramas de gordura, menos do que o leite de vaca com tipo leite inteiro.

O leite é uma bebida com uma miríade de benefícios. No entanto, as pessoas com úlceras ou ácido estomacal precisam ser extremamente cuidadosas ao escolher o tipo certo de leite para suas condições digestivas.

Leite com baixo teor de gordura ou alternativas ao leite podem ser opções mais seguras para o seu estômago. No entanto, se seu estômago ainda se sentir desconfortável depois de beber leite, você deve consultar um médico para obter uma solução.