Tipos de feridas de pele e seu tratamento |

As lesões geralmente ocorrem quando você sofre uma lesão física, como cair de uma bicicleta, ser cortado por uma faca ou bater em um objeto duro. Em geral, as feridas podem ser divididas em dois tipos, nomeadamente feridas abertas e fechadas. Mesmo assim, ambos consistem em outros tipos de feridas com características e causas diferentes.

Reconhecer a diferença pode ajudá-lo a determinar a maneira correta de tratar feridas de acordo com seu tipo.

O que é uma ferida?

As feridas são lesões causadas pela quebra de ligações entre as células e podem resultar em danos às células.

Essas condições impedem ou interrompem ainda mais o funcionamento do tecido afetado.

Ao lançar os Centros de Tratamento de Feridas, em termos médicos, os tipos de feridas são realmente diferenciados com base na causa, nomeadamente feridas internas e externas.

Lesões internas ocorrem devido a distúrbios relacionados a vários sistemas do corpo, como a neuropatia, que é um dano ao sistema nervoso causado por altos níveis de açúcar no sangue (diabetes).

Já as feridas externas são causadas por fatores externos ao corpo ou relacionados ao meio ambiente. Este tipo de ferida pode ser aberta ou fechada.

Lesões internas não são visíveis a olho nu e as causas são bastante complexas.

É por isso que feridas classificadas como internas requerem um diagnóstico médico para detectá-las e tratamento médico para restaurá-las.

Por outro lado, você pode ver a ferida externa diretamente, que é indicada por sangramento ou hematoma.

O autocuidado com as feridas pode curar feridas externas menores.

Além disso, os primeiros socorros podem ser uma medida temporária para ferimentos graves, pelo menos até que você obtenha ajuda médica para evitar um impacto fatal.

Por esse motivo, esta discussão se concentra mais nos diferentes tipos de feridas externas, que geralmente são agrupadas em feridas abertas e fechadas.

Tipos de feridas abertas

Uma ferida aberta é uma ferida que atinge a camada mais externa da pele, expondo o tecido interno ao ar.

Esse tipo de ferimento geralmente é causado por fricção ou perfuração da pele com uma superfície de objeto áspero ou pontiagudo.

Não apenas as causadas por acidentes, as feridas abertas também podem ser feridas provenientes de procedimentos médicos, como feridas cirúrgicas.

A seguir estão os tipos de feridas abertas e suas explicações.

1. Arranhões

Fonte: Trusetal Verbandstoffwerk GmbH

Um corte ou abrasão ocorre quando a pele esfrega contra uma superfície áspera ou dura.

As características das escoriações geralmente não sangram muito e podem cicatrizar sem deixar cicatriz.

Este tipo de ferida é classificado como ferida superficial , o que significa que afeta apenas a camada mais externa da pele. No entanto, abrasões ainda precisam ser limpas para evitar infecções.

Ao limpar feridas, certifique-se de lavar primeiro as mãos até que estejam completamente limpas para evitar a entrada de germes.

Em seguida, limpe a ferida esfregando suavemente as bolhas com água corrente e sabão.

Para uma proteção ideal, você pode aplicar uma pomada antibiótica e, em seguida, cobrir a área ferida com um curativo.

2. Ferida rasgada

Também conhecidas como lacerações (vulnus laceratum), as lacerações são causadas por acidentes ao usar facas ou outras ferramentas afiadas.

Ao contrário das abrasões, as lacerações não envolvem a remoção da camada mais externa da pele (epiderme).

No entanto, as lacerações podem causar danos ao tecido cutâneo profundo. Vários tipos de feridas, incluindo lacerações, são cortes e arranhões.

Se não for muito profundo, uma ferida rasgada pode sarar por meio de tratamentos caseiros simples, como os seguintes.

  1. Depois de lavar as mãos, aplique pressão na ferida para parar o sangramento, você pode usar algodão esterilizado ou gaze.
  2. Limpe a ferida com água corrente com um sabonete neutro com pH baixo ou igual ao da pele (pH 5,5).
  3. Eleve a parte do corpo lesionada mais alto do que o peito para controlar o sangramento.
  4. Cubra a ferida com um curativo.

3. Ferimento por arma branca

Site: EmedicineHealth

Esse tipo de ferimento geralmente é causado por um objeto pontiagudo e pontiagudo, como um prego ou agulha. Em comparação com as lacerações, as feridas de faca geralmente envolvem o tecido mais profundo da pele.

Às vezes, uma punhalada pode não sangrar muito, mas uma punção muito profunda pode danificar órgãos ou tecidos sob a pele.

Além disso, o risco de infecção é maior porque tende a ser difícil de limpar. A área lesada também é mais quente e úmida, tornando-a um local ideal para o crescimento de bactérias.

Se você deseja tratar esse tipo de ferida, a maneira adequada é lavá-la com água corrente.

Em seguida, aplique um medicamento vermelho ou solução anti-séptica (iodo povidona) e cubra a ferida com um curativo.

Evite fazer um curativo muito apertado no ferimento, pois isso aumentará o risco de infecção do ferimento.

Para garantir ainda mais que o processo de cicatrização da ferida não seja interrompido, você deve verificar a condição da punhalada com um médico.

Em casos com grande sangramento externo, você precisa procurar ajuda médica o mais rápido possível para tratar o ferimento por arma branca.

4. Queimaduras

As queimaduras podem ser causadas por calor excessivo, como exposição à luz solar, água escaldante, contato com fogo, produtos químicos ou eletricidade.

Com base na gravidade, as queimaduras são divididas em vários graus.

Quanto maior o grau de queimadura, significa que o nível de dano ao tecido da pele também pode ser maior.

Para queimaduras de primeiros socorros, resfrie imediatamente a área queimada com água corrente ou aplique uma compressa fria até que a dor diminua em pequenas queimaduras.

Se você tiver uma queimadura de alto grau, deverá procurar ajuda médica imediatamente. Essas feridas demoram mais para cicatrizar.

Mesmo assim, todo tipo de queimadura precisa receber cuidados regulares da ferida para acelerar a cicatrização, evitando o aparecimento de cicatrizes de queimaduras difíceis de desaparecer.

Tipos de feridas fechadas

Feridas fechadas são lesões que geralmente resultam de um impacto de objeto contundente. As características dessas feridas são caracterizadas pelo aparecimento de hematomas sem sangramento externo.

Em contraste com as feridas abertas, nas feridas fechadas o tecido externo da pele ou epiderme permanece intacto.

Feridas fechadas são encontradas no tecido sob a pele. Os danos causados ​​por essas feridas fechadas podem atingir os músculos, órgãos internos e ossos.

A seguir estão os tipos de feridas fechadas que são comumente experimentadas.

1. Contusão

Fonte: Healthline

As contusões são o tipo mais comum de ferida fechada. A causa de uma contusão é o impacto de um objeto contundente que danifica pequenos vasos sanguíneos, capilares, músculos e tecido subjacente.

Em alguns casos, as contusões também podem causar danos aos ossos. A aparência da ferida é caracterizada por hematomas avermelhados a azulados na área afetada.

2. Hematoma

Semelhante às contusões, os hematomas também são causados ​​pelo rompimento de pequenos vasos sanguíneos e capilares, resultando em coágulos sanguíneos na área lesada.

A diferença é que o hematoma tem a forma de um caroço de borracha chamado lesão. Dependendo da gravidade, esse tipo de ferida fechada pode ser grande ou pequena.

As feridas fechadas também devem receber cuidados adequados. O tratamento visa controlar a dor e evitar que a inflamação se espalhe ainda mais.

Se o problema for leve, você pode simplesmente aplicar gelo ou água fria na área lesionada. Mas, em casos mais graves, os médicos podem realizar a cirurgia.

Tipos de lesões com base em sua gravidade

Com base em sua gravidade, as feridas são divididas em diferentes classificações.

De acordo com a profundidade e amplitude, DermNet New Zealand lança feridas abertas têm as seguintes classificações.

  • Superficiais: A ferida afeta apenas a epiderme, a camada mais externa da pele. Essas feridas tendem a ser leves.
  • Espessura parcial: As feridas envolvem a perda da epiderme e da derme superior (a camada de pele abaixo da epiderme).
  • espessura completa: A lesão da ferida cobriu o tecido da hipoderme na estrutura da pele. Esse tecido inclui uma camada de gordura da pele, glândulas sudoríparas e células de colágeno.
  • Profundo e complicado: a ferida é mais profunda, atingindo as camadas de músculos, ossos ou órgãos.

Enquanto isso, a classificação da gravidade das feridas fechadas é a seguinte.

  • Nível 1: hematomas causados ​​tendem a ser leves, não há inchaço, dor quando pressionado.
  • Nível 2: hematomas, dor leve e leve inchaço.
  • Nível 3: hematomas graves com dor insuportável, inchaço acentuado e dificuldade de mover o membro afetado.

Os tipos de feridas não incluem apenas feridas abertas na superfície da pele, mas também podem ocorrer no corpo ou na forma de feridas fechadas.

Cada ferimento também tem um nível diferente de gravidade.

Portanto, é importante que você conheça as diferenças para que possa determinar o tratamento certo para cada tipo de ferida.