9 causas de furúnculos e inchaços nos lábios vaginais •

Talvez você encontre um furúnculo ou um caroço na borda da vagina ao fazer a barba ou tomar banho. Você sempre aprende a estar ciente de que qualquer caroço que apareça na área genital pode ser perigoso. Você começa a entrar em pânico, pensando que o caroço é um sintoma de uma doença venérea. Ou você está preocupado que o furúnculo que você encontra possa ser algum tipo de câncer. agora você verdadeiramente entre em pânico e comece a abrir novas guias na Internet em busca de respostas para sua raiva.

Soa familiar?

Vamos examinar um por um seus medos, das piores às causas mais comuns de espinhas, verrugas ou caroços nos lábios da vagina.

Será que o caroço no meu lábio vaginal é ...

1. Câncer vulvar

O câncer vulvar é o câncer que ataca a parte externa do sistema reprodutor feminino (vulva). Essas áreas incluem a parte frontal da vagina, os lábios vaginais (lábios), o clitóris e a pele e o tecido que cobre o osso púbico. Um dos sinais é uma verruga que cresce na vulva ou um caroço nos lábios, seguido por uma série dos seguintes sinais: sangramento após o sexo, dor vulvar, descoloração da pele e coceira e queimação vulvar que dura muito tempo.

É improvável que o caroço que você encontra seja um tumor de células cancerosas. O câncer vulvar é raro, ocupando apenas 3-4% do total de casos de câncer reprodutivo feminino. Este tipo de câncer é um câncer de pele lento, que leva anos para se desenvolver. Geralmente, as alterações pré-cancerosas podem ser detectadas e tratadas.

2. Herpes genital

O herpes genital em mulheres geralmente não causa sinais e sintomas (assintomático). Mas, se presente, o herpes genital causa úlceras ou feridas, não inchaços. As úlceras geralmente coçam, ardem e são bastante dolorosas. As úlceras começam como pequenas saliências semelhantes a picadas de insetos que se transformam em bolhas que se abrem e parecem furúnculos. Se você tem úlceras de herpes genital, você as notará rapidamente devido à dor e ao desconforto que causam.

3. Verrugas genitais

Nódulos pequenos e carnudos que são firmes, elevados e têm uma superfície áspera podem ser um sinal de verrugas genitais. As verrugas genitais são causadas pelo vírus do papiloma humano ou HPV. Essas saliências lembram couve-flor e podem crescer em cachos. Você pode pegar verrugas genitais por meio do contato pele a pele ou mesmo tocando os órgãos genitais com as mãos que transportam o vírus.

As verrugas podem crescer nos lábios da vagina (lábios), dentro da vagina, no colo do útero e até mesmo ao redor do ânus. As saliências começam como nódulos do tamanho de um grão de arroz rosa ou marrom. Algumas verrugas são indolores e pouco visíveis, enquanto outras podem crescer até ter mais de 7 cm de diâmetro. Algumas verrugas genitais podem causar coceira e queimação.

Por outro lado, a maioria das pessoas com infecção por HPV pode não desenvolver verrugas. Se aparecerem verrugas genitais, elas aparecerão apenas semanas, meses ou mesmo anos depois de você ter entrado em contato com o vírus pela primeira vez.

4. Úlcera de toupeira (cancróide)

Úlcera de cancróide ou toupeira é uma infecção genital causada pela bactéria Haemophilus ducreyi. A bactéria produz feridas abertas ou crostas que aparecem nos órgãos reprodutores externos ou próximo a eles. As crostas podem sangrar facilmente ao toque ou produzir pus infeccioso que pode espalhar bactérias durante o sexo oral, anal ou vaginal.

O cancróide também pode ser transmitido pelo contato pele a pele com uma pessoa infectada. As mulheres podem desenvolver quatro ou mais inchaços vermelhos nos lábios, entre os lábios e o ânus ou nas coxas. Uma vez que o nódulo se torna ulcerado ou se abre, você pode sentir uma sensação de queimação ou dor ao urinar ou evacuar. As úlceras têm um ponto central macio que varia de cinza a amarelo-acinzentado com bordas nítidas e claras.

5. Sífilis

Durante o estágio primário da sífilis, uma úlcera geralmente dolorosa se desenvolve no local onde a bactéria entrou no corpo. Isso geralmente ocorre dentro de 3 semanas de exposição, mas pode variar de 10 a 90 dias. Nas mulheres, as úlceras podem aparecer na parte externa ou interna da vagina. As úlceras geralmente são indolores e não são facilmente visíveis. Você pode não saber que tem uma úlcera se ela crescer dentro da vagina ou na abertura do útero (colo do útero).

As úlceras também podem aparecer em outras áreas do corpo além dos genitais. As úlceras geralmente duram de 3 a 6 semanas, cicatrizam sozinhas sem tratamento e podem deixar uma cicatriz fina. Mas mesmo que a úlcera tenha cicatrizado, o vírus ainda está lá e você ainda pode transmitir a infecção para outras pessoas.

6. Molusco contagioso

O crescimento anormal de verrugas ou pele extra parecida com uma toupeira que aparece pode ser causado pelo molusco contagioso, um vírus que é transmitido pelo contato com a pele ou contaminação pela troca de itens pessoais, como toalhas. As verrugas são inicialmente pequenas, densas, em forma de cúpula, indolores, rosadas ou da cor da pele. A verruga também tem uma covinha no centro, parece lisa como cera e tem um brilho branco leitoso. As verrugas se espalharão por todo o corpo, principalmente no rosto, exceto nas palmas das mãos e dos pés. As verrugas ficarão vermelhas quando o seu sistema imunológico começar a combater o vírus e geralmente serão resistentes ao tratamento se você tiver um sistema imunológico enfraquecido.

As doenças sexualmente transmissíveis nem sempre são a causa de verrugas e caroços nos lábios da vagina. Existem várias doenças crônicas da pele que podem produzir feridas e sintomas semelhantes, como coceira, queimação e dor.

O que mais pode causar furúnculos e caroços nos lábios da vagina?

1. Vulvovaginite

Vulvovaginite é uma inflamação ou infecção ao redor dos lábios vaginais (lábios) e da área perineal. É uma doença comum que afeta mulheres e meninas de todas as idades e tem uma variedade de causas. Candida albicans é uma infecção fúngica comum que causa vulvovaginite. A vulvovaginite em meninas adolescentes pode ser causada por baixos níveis de estrogênio.

A vulvovaginite afetará cerca de 75% das mulheres ao longo da vida. Esta infecção fúngica pode causar coceira e uma secreção espessa e branca semelhante à do queijo cottage. Outro sinal é a dor ao urinar.

2. Dermatite

Eczema se refere a uma condição da pele que faz com que a pele fique inflamada, inchada, irritada e com coceira. Um tipo de eczema que ocorre com frequência é a dermatite atópica (causada pela sensibilidade da pele aos alérgenos) e a dermatite de contato (causada por irritantes externos ou químicos).

Os sintomas associados à dermatite de contato alérgica incluem: pele seca, escamosa, escamosa, coceira, bolhas úmidas ou bolhas secas, vermelhidão da pele, pele escura ou áspera, sensação de queimação com ou sem úlceras. coceira extrema.

3. Cisto vaginal

Os cistos vaginais geralmente se formam quando as glândulas da pele ou os dutos de suor ficam bloqueados, causando um caroço de fluido ou outro material sob a pele. Os cistos costumam se parecer com espinhas ou caroços sob a pele. Se for grande o suficiente ou desconfortável, o médico pode esvaziar o caroço. Espremer o cisto sozinho não é uma boa ideia, pois pode abrir a porta para as bactérias entrarem e causar infecção e purificação; geralmente causada por bactérias que causam doenças sexualmente transmissíveis, como gonorreia ou clamídia.

As causas dos cistos vaginais dependem do tipo:

  • Os cistos de inclusão são um dos tipos mais comuns de cistos vaginais, geralmente muito pequenos e localizados na parede inferior da vagina. Os cistos de inclusão são causados ​​por trauma na parede vaginal. Por exemplo, de uma episiotomia (uma incisão voluntária para ampliar a abertura vaginal durante o parto)
  • Um cisto de Bartholin é um cisto cheio de líquido que se forma na glândula de Bartholin. Essas glândulas estão localizadas em ambos os lados da abertura da vagina e são as produtoras do fluido que lubrifica os lábios vaginais (lábios).
  • Os cistos da glândula de Gartner ocorrem quando os dutos no embrião em desenvolvimento não desaparecem como deveriam quando o bebê nasce. Este ducto remanescente pode formar cistos vaginais mais tarde na vida
  • Os cistos müllerianos são outro tipo comum de cisto vaginal que se forma a partir de estruturas deixadas para trás durante o desenvolvimento de um bebê. Esses cistos podem crescer em qualquer parte da parede vaginal e geralmente contêm muco

Lembre-se de que a melhor coisa a fazer se notar ou suspeitar de um caroço no lábio da vagina ou de qualquer alteração física que pareça anormal é consultar um ginecologista para um exame e um diagnóstico adequado. Assim você terá paz de espírito.

LEIA TAMBÉM:

  • Qual é a aparência de uma vagina saudável?
  • 7 tratamentos obrigatórios para manter a saúde vaginal
  • 7 sintomas que você pode ter uma DST