4 estágios do sono: do "sono da galinha" aos sonhos •

Você sabia que durante o sono você passará por uma série de estágios? Talvez, todo esse tempo você tenha pensado que dormir era apenas uma atividade diária que passou a fazer parte da rotina diária. Na verdade, o sono é uma atividade complexa que consiste em vários estágios diferentes e ocorre sequencialmente. Então, quais são as fases do sono e o que acontece com você em cada fase? Vamos lá, descubra a resposta abaixo.

Reconheça os quatro estágios do sono

Basicamente, os estágios do sono são divididos em dois tipos, ou seja, os estágios do sono Movimento rápido dos olhos (REM) e estágios do sono não REM. No entanto, os estágios do sono não REM são divididos em três estágios distintos. Como resultado, a cada sono, você passará por esses quatro estágios do sono.

Bem, geralmente, durante as horas em que você dorme à noite, você pode passar por esses quatro estágios várias vezes. Cada vez que você entra em um novo ciclo de fases, a duração de cada fase será mais longa. Normalmente, você experimentará os estágios mais longos do sono REM antes de amanhecer.

Como mencionado anteriormente, em um ciclo, os estágios do sono ocorrerão sequencialmente. Do estágio 1 não REM, estágio 2 não REM, estágio 3 não REM, até o último estágio é o estágio do sono REM. Para uma explicação mais completa, leia as seguintes análises:

Estágio 1 NREM: “Cochilos de galinha”

Durante o primeiro estágio do sono, que é o estágio 1 do NREM, seu corpo, mente e mente ainda estão no limiar da realidade e do seu subconsciente. Isso significa que você ainda está meio acordado, mas ao mesmo tempo meio adormecido. Nesse estágio, a frequência cardíaca, a respiração e os movimentos dos olhos diminuem.

Um evento muito comum durante este período é o empurrão mioclônico. Se você já se assustou de repente sem motivo, significa que está experimentando esse fenômeno. Pode parecer alarmante, mas espasmos mioclônicos são bastante comuns.

Bem, mesmo que seus olhos estejam fechados, você ainda pode ser acordado ou acidentalmente acordado facilmente nesta fase do sono. Como estágio inicial, o estágio 1 do NREM normalmente dura de um a cinco minutos. Se neste estágio o sono não for perturbado, você pode entrar rapidamente no próximo estágio, que é o estágio 2 NREM.

Estágio 2 NREM: Bem-vindo ao sono profundo

No próximo estágio do sono, que é o estágio 2 do NREM, você começa a entrar no sono profundo. Isso significa que você realmente começou a dormir. Nesse momento, sua frequência cardíaca e respiração ficam mais lentas e seus músculos também estão mais relaxados. Então, a temperatura corporal cai e o movimento dos olhos para.

Ao entrar neste segundo estágio do sono, os movimentos dos olhos param e as ondas de atividade cerebral diminuem. No entanto, essa condição também é acompanhada por explosões de ondas elétricas rápidas no cérebro que ocorrem ocasionalmente. Além disso, o complexo K, um curto pico negativo de alta voltagem, também é um marcador desse estágio 2 do sono NREM.

Os dois fenômenos atuam juntos para proteger o sono e suprimir as respostas a estímulos externos. Além disso, eles também são úteis para auxiliar na integração da memória baseada no sono e no processamento de informações.

Ao entrar neste segundo estágio do sono, você também se tornará cada vez menos consciente do que está ao seu redor. Se alguém está conversando e é ouvido nesta fase, você não consegue entender do que se trata.

Você geralmente fica nesta fase por 10-25 minutos no primeiro ciclo de sono. No entanto, conforme você repete o ciclo, pode acabar gastando mais tempo nessa fase. Na verdade, o tempo que você gasta neste estágio é mais longo do que nos outros estágios.

Estágio 3 NREM: sono profundo

Em seguida, você entra no terceiro estágio do sono, que é o estágio 3 do NREM. Se no estágio anterior, você apenas começou a entrar em sono profundo, neste estágio você já está em um sono profundo ou adormecido. Nesse estágio, o cérebro libera ondas delta.

Inicialmente, a atividade cerebral é pontuada por ondas menores e mais rápidas, mas depois é dominada exclusivamente por ondas delta. Portanto, os especialistas também se referem a esta fase do sono como a fase delta ou sono sono delta.

Durante esse estágio, você se torna menos responsivo e os sons e atividades no ambiente podem não gerar uma resposta. Nenhum movimento dos olhos ou atividade muscular. O terceiro estágio também atua como um período de transição entre o sono leve e o sono muito profundo (profundodorme).

Seria muito difícil acordar alguém que estava nesta fase. Normalmente, se ele acorda, ele não consegue se ajustar rapidamente às mudanças. Na verdade, você costuma se sentir desajeitado ou tonto e confuso por alguns minutos depois de acordar.

Existem vários distúrbios do sono que começam a ocorrer ao entrar neste terceiro estágio do sono. Por exemplo, parassonias, enurese noturna, terror noturno ou sonambulismo. Se você sofre de um tipo de distúrbio do sono, pode experimentá-lo neste estágio.

Durante esta fase do sono profundo, o corpo inicia a reparação e regeneração dos tecidos. Não apenas isso, o corpo também desenvolve ossos e músculos, aumenta o suprimento de sangue para os músculos e melhora e fortalece o sistema imunológico.

Sono REM: sono com sonhos

Quando você passa para este estágio final do sono, que é o sono REM (Movimento rápido dos olhos), a respiração se torna mais rápida, irregular e superficial. Além disso, os olhos se movem em todas as direções muito rapidamente, como uma inquietação. Então, a atividade cerebral e o ritmo cardíaco aumentam, a pressão arterial aumenta e, nos homens, ocorre uma ereção.

De acordo com a Fundação do Sono, essa fase do sono é muito importante para as funções cognitivas do cérebro, como memória, aprendizado e criatividade. Além disso, embora também possa ocorrer em outros estágios do sono, os sonhos ocorrem com mais frequência quando você entra nesse estágio.

Normalmente, a maioria das pessoas gasta cerca de 20% de seu sono total nesta fase. O sono REM também é conhecido como sono paradoxal, porque quando o cérebro e outros sistemas do corpo estão trabalhando ativamente, os músculos ficam mais relaxados. Nesse estágio, os sonhos ocorrem devido ao aumento da atividade cerebral, mas os músculos experimentam uma paralisia temporária que ocorre propositalmente.

O primeiro período de sono REM geralmente ocorre cerca de 70-90 minutos depois que você adormece. Bem, um ciclo completo de sono leva de 90 a 110 minutos. Ou seja, após passar por esse estágio, o cérebro repete o ciclo do sono por meio dos estágios do sono não REM. Em média, esse ciclo se repete até quatro vezes em uma noite de sono.

O primeiro ciclo de sono de cada noite contém períodos relativamente curtos de REM e períodos de sono profundo. Conforme a noite avança, o período de sono REM aumenta em duração, enquanto seu sono não é mais tão repousante quanto no ciclo inicial.

Em geral, você perderá parte da capacidade de regular a temperatura corporal enquanto estiver sob a influência do sono REM. Como resultado, as temperaturas muito altas ou muito baixas no ambiente de sono podem interferir na qualidade do seu sono.