Problemas de saúde reprodutiva que você não pode subestimar. Se já estiver ruim e a condição for grave, você pode ter problemas de fertilidade que dificultam a gravidez. Como medida preventiva, você precisa conhecer as várias doenças do sistema reprodutor que as mulheres costumam apresentar.
Doenças do sistema reprodutor feminino
Citando a Cleveland Clinic, os órgãos reprodutivos femininos são divididos em dois, o externo e o interno. Os órgãos reprodutivos externos consistem nos grandes lábios, pequenos lábios, glândulas de Bartholin e o clitóris.
Enquanto isso, os órgãos reprodutivos internos são a vagina, os ovários, as trompas de Falópio, o útero e o colo do útero.
Doenças do sistema reprodutor feminino atacam as partes dos órgãos externos e internos.
Citando os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), as seguintes são várias doenças do sistema reprodutor feminino.
1. Endometriose
A endometriose ocorre quando o tecido que deveria revestir a parede uterina cresce fora do útero. Por exemplo, esse tecido cresce nos ovários, na parte posterior do útero ou na bexiga.
Essa condição causa dor no abdômen, nas costas, sangramento intenso durante a menstruação e infertilidade.
As causas da endometriose são alterações nas células embrionárias, distúrbios do sistema imunológico, até cicatrizes cirúrgicas.
Além disso, a endometriose também pode interferir na presença de óvulos fertilizados por espermatozoides no útero.
No entanto, os problemas de saúde do esperma geralmente não atacam diretamente a fertilidade.
Ou seja, esse problema de saúde reprodutiva causa diminuição da fertilidade por meio de danos aos espermatozoides ou óvulos.
2. SOP (síndrome dos ovários policísticos)
Problemas de saúde reprodutiva em mulheres podem dificultar a gravidez. A síndrome dos ovários policísticos é um distúrbio hormonal em que a produção de andrógenos (hormônios masculinos) é aumentada pelos ovários.
A SOP pode desencadear desequilíbrios hormonais que podem afetar a ovulação.
Essa condição faz com que os ovários aumentem de tamanho e desenvolvam muitos cistos neles. A síndrome dos ovários policísticos geralmente aparece pela primeira vez na adolescência.
A SOP está frequentemente associada à resistência à insulina e obesidade. Além disso, a SOP é um dos distúrbios de fertilidade mais comuns vividos pelas mulheres.
Dependendo do tipo e da gravidade da doença, esse distúrbio pode ser tratado por médicos com medicamentos que controlam o equilíbrio hormonal e a menstruação.
3. Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)
As doenças sexualmente transmissíveis são uma das doenças do sistema reprodutor que as mulheres podem experimentar.
Esses problemas de saúde podem ocorrer ao fazer sexo com alguém que está infectado. As principais causas de doenças sexualmente transmissíveis são bactérias, parasitas e vírus.
Pessoas com infecções vaginais por fungos, gonorreia, sífilis, herpes simplex, clamídia, HIV podem transmitir esta doença.
As doenças sexualmente transmissíveis podem ocorrer em homens e mulheres, mas o problema pode ser mais grave se for uma mulher.
Uma mulher grávida que sofre de uma doença sexualmente transmissível pode causar sérios problemas de saúde para seu bebê.
Se você tiver doenças sexualmente transmissíveis devido a bactérias ou parasitas, os médicos e profissionais de saúde irão tratá-las com antibióticos.
No entanto, ainda não há cura para as doenças sexualmente transmissíveis que atacam o sistema reprodutor feminino devido aos vírus.
No entanto, o uso de medicamentos antivirais pode controlar os sintomas incômodos.
4. Câncer ginecológico
As células cancerosas podem crescer em qualquer parte do corpo, incluindo em torno do útero, colo do útero, ovários ou vagina.
O câncer ginecológico é uma doença do sistema reprodutor feminino. Existem cinco tipos de câncer ginecológico: câncer cervical, ovariano, uterino, vaginal e vulvar.
Se essa condição ocorrer, o obstetra trabalhará com um especialista em medicina interna ou cirurgião consultor de câncer para fornecer o tratamento.
5. Miomas uterinos
Miomas uterinos ou miomas são crescimentos benignos na parte superior ou interna do músculo uterino.
Este tumor não é cancerígeno e é uma das doenças do sistema de saúde reprodutiva que as mulheres podem sofrer.
Esses tumores podem aumentar, causando sangramento intenso durante a menstruação, dor ao urinar e ao sexo, e dor nas costas.
Se tiver sintomas e sinais que se referem a problemas reprodutivos, deve consultar imediatamente um ginecologista, para obter o tratamento adequado.
6. Vírus da imunodeficiência humana (HIV)
O HIV é uma doença do sistema reprodutivo que afeta certas células do sistema imunológico.
Com o tempo, o HIV pode destruir tantas células que o corpo não consegue combater a infecção.
O HIV é um vírus que pode causar a síndrome da imunodeficiência ou AIDS. HIV e AIDS são doenças diferentes.
A AIDS é o estágio final da infecção pelo HIV, quando o sistema imunológico do paciente está muito severo.
7. Vaginite
Vaginite é uma inflamação que causa coceira, queimação, infecção e inchaço da vagina. As causas da inflamação vaginal são bactérias, fungos, parasitas ou vírus.
No entanto, as causas mais comuns desta doença do sistema reprodutor feminino são vaginose bacteriana, infecções fúngicas, tricomoníase e vaginite não infecciosa.
Você precisa consultar um médico para descobrir a causa exata da vaginite e escolher o tratamento certo.
8. Cisto ovariano
Esta doença do sistema reprodutor tem outro nome para cistos ovarianos.
Cistos ovarianos ou cistos ovarianos são glândulas anormais que se formam nos ovários cheias de fluido ou outro material semissólido.
Essas glândulas anormais são comuns e não são motivo de preocupação, a menos que as glândulas continuem a crescer.
Cistos grandes podem pressionar os órgãos circundantes e causar dor abdominal.
Na maioria dos casos, o cisto desaparece por conta própria e não precisa de nenhum tratamento especial.
Se o cisto doer, o médico prescreverá pílulas anticoncepcionais para interromper seu crescimento ou realizará um procedimento de remoção do cisto.
9. Doença inflamatória pélvica
A cavidade abdominal feminina tem uma passagem aberta através do trato reprodutor.
As bactérias podem entrar na vagina através do útero, através do canal uterino que se abre para a cavidade abdominal e desencadeia a inflamação pélvica.
Existem muitas causas de doença inflamatória pélvica no sistema reprodutor feminino, mas a mais comum é a infecção por gonorreia.
A inflamação do canal uterino pode bloquear o momento da concepção, causando infertilidade.
Se você deseja verificar se há distúrbios reprodutivos que possa estar enfrentando, consulte um obstetra.
Os especialistas em obstetrícia já têm conhecimento da reprodução feminina qualificada com equipamentos completos do hospital.