Medicamento eficaz para dermatite seborréica para pele escamosa

A dermatite seborréica é uma inflamação crônica da pele que torna o couro cabeludo seco, vermelho e escamoso. Esta doença de pele não é perigosa, mas os sintomas são desconfortáveis ​​e podem afetar a aparência. Pacientes com dermatite seborréica geralmente são aconselhados a se submeter a terapia de tratamento com medicamentos.

Que tratamentos você pode usar e quais são as instruções de uso?

Medicamento para dermatite seborréica para adultos

Esta doença de pele é causada pelo excesso de produção de óleo nas glândulas da pele. A inflamação causa sintomas de coceira e couro cabeludo seco e escamoso. O couro cabeludo acaba parecendo coberto de caspa.

É importante entender primeiro que alguns dos medicamentos listados abaixo, na forma de cremes e pomadas, não funcionam para curar completamente o eczema seborréico. Esse tratamento visa apenas controlar os sintomas.

O tratamento da dermatite seborréica visa apenas eliminar a pele escamosa, aliviar a inflamação e o inchaço, bem como eliminar a caspa e aliviar a coceira. As seguintes opções de medicamentos estão disponíveis.

1. Creme antifúngico

Antifúngicos tópicos na forma de creme são geralmente usados ​​para aliviar os sintomas leves da dermatite seborréica. Os tipos de antifúngicos usados ​​para a dermatite seborréica geralmente contêm cetoconazol e ciclopirox.

Esses medicamentos ajudam a inibir o crescimento do fungo Malassezia incontrolável. Dessa forma, a inflamação irá desaparecer gradativamente e o fungo não terá tempo de causar uma infecção na pele.

Sintomas como erupção na pele, pele seca e escamosa e coceira podem ser aliviados com a aplicação regular de creme antifúngico após o banho. Cremes antifúngicos geralmente não têm efeitos colaterais graves, desde que sejam usados ​​de acordo com as instruções.

2. Shampoo especial

Além de usar medicamentos tópicos, os médicos também costumam recomendar a lavagem com um shampoo especial para pessoas com dermatite seborréica. As principais opções podem ser um shampoo anticaspa ou um shampoo antifúngico que contenha ingredientes medicinais, tais como:

  • cetoconazol,
  • corticosteróide,
  • sulfeto de selênio,
  • piritionato de zinco,
  • ácido salicílico,
  • alcatrão de carvão belangkin dan
  • agentes queratolíticos, como ácido lipo-hidroxi.

O shampoo pode ajudar a remover as escamas brancas que grudam no couro cabeludo. O uso de shampoo também pode ser continuado, mesmo que os sintomas tenham desaparecido. Tem como objetivo prevenir a recorrência da dermatite seborréica.

O truque é limpar o couro cabeludo duas vezes por semana com um shampoo especial. Depois de aplicar o shampoo na superfície do couro cabeludo, deixe o shampoo de molho no couro cabeludo por 5-10 minutos antes de esfregar e enxaguar.

Para resultados máximos, use shampoo regularmente até que o couro cabeludo não esteja mais escamoso. Os resultados geralmente são vistos após 2 a 4 semanas de uso. Siga as instruções de uso listadas na embalagem do produto ou as recomendações do médico, se prescritas.

3. Pomada de corticosteróide

As duas opções de medicamentos acima são consideradas eficazes para o tratamento de sintomas leves de dermatite seborréica, se usadas regularmente. No entanto, se os seus sintomas não melhorarem ou se agravarem, você pode precisar de outro medicamento.

Os médicos geralmente prescrevem medicamentos tópicos na forma de pomadas de corticosteroides para casos mais graves de dermatite seborreica. A dose e a dosagem do medicamento serão ajustadas de acordo com o desenvolvimento dos sintomas.

O modo de utilização é bastante simples, nomeadamente aplicando uma fina camada de pomada na pele problemática 1 a 2 vezes ao dia. Certifique-se de lavar as mãos antes de usar este medicamento para prevenir infecções.

O uso de corticosteroides também pode ser combinado com cremes hidratantes antifúngicos e xampus específicos para dermatite seborréica. A combinação de medicamentos visa aliviar os sintomas de recorrência mais rápida.

Não existem regras específicas sobre se este medicamento deve ser aplicado antes ou depois de usar um hidratante. Apenas certifique-se de ter um intervalo de cerca de 30 minutos entre os dois medicamentos.

Lembre-se de que os medicamentos corticosteroides, ao contrário dos cremes hidratantes ou shampoos, podem ser usados ​​continuamente. Este medicamento só deve ser usado para tratamento de curto prazo.

O motivo é que a pomada para dermatite seborréica com forte potência esteróide pode causar efeitos colaterais graves se usada por um longo tempo. Um dos efeitos colaterais mais comuns é o afinamento da pele em áreas frequentemente aplicadas ao medicamento.

Cuidados domiciliares durante o tratamento

Durante o tratamento médico, você também pode tratar a dermatite em casa para auxiliar na cura. No entanto, você ainda deve ter cuidado porque os ingredientes naturais podem não ser adequados para todos.

Em alguns casos, o uso de ingredientes naturais pode piorar a coceira. Discuta com seu médico antes de usar qualquer ingrediente natural. Se necessário, você também pode fazer um teste de alergia aos vários tipos de ingredientes que usará.

Se for comprovado que é seguro para a pele, aqui estão algumas dicas que você pode aplicar.

1. Evitando gatilhos que coçam

De acordo com a National Eczema Association, aqui estão os gatilhos de coceira que devem ser evitados durante o tratamento.

  • Clima muito quente ou muito frio.
  • Ar seco.
  • Estresse que não é gerenciado adequadamente.
  • Muita exposição ao sol.
  • Produtos de limpeza ou detergentes com ingredientes agressivos.
  • O hábito de coçar a pele.

2. Mancha óleo da árvore do chá

O óleo da árvore do chá é conhecido por suas propriedades antimicrobianas, antifúngicas e antiinflamatórias, que se acredita serem eficazes no alívio dos sintomas da dermatite seborréica. No entanto, antes de usar, faça primeiro um teste de alergia aplicando óleo da árvore do chá na pele e deixe descansar por 24 horas.

Se não houver reação alérgica, você pode continuar usando. Misture 2 - 3 gotas óleo da árvore do chá com uma colher de sopa de óleo de coco, aplique no couro cabeludo com leves movimentos de massagem. Repita por 1-2 semanas até que os sintomas melhorem.

3. Aplique o gel de aloe vera

O Aloe vera é rico em substâncias antiinflamatórias, por isso é freqüentemente usado como terapia natural para tratar os sintomas da dermatite seborréica. O truque é simplesmente aplicar o gel de aloe vera diretamente na pele problemática.

Embora seja considerado eficaz, o aloe vera não deve ser usado descuidadamente em crianças com menos de 10 anos de idade. Você deve consultar um médico primeiro porque o aloe vera tem o potencial de causar efeitos colaterais e reações alérgicas.

4. Aplique óleo de coco

O óleo de coco é usado há gerações para prevenir e tratar a pele seca e irritada. Em particular, o óleo de coco virgem (VCO) foi relatado como tendo altos níveis de polifenóis e componentes de ácidos graxos.

Um estudo de 2017 na revista Toxicologia Alimentar e Química menciona, aplicar o extrato de VCO na pele é útil para reduzir a inflamação e aumentar sua função protetora (barreira de pele).

O óleo de coco virgem também contém monolaurina. A monolaurina é um ácido graxo que suprime o crescimento bacteriano Staphylococcus aureus causa da infecção que geralmente reside na pele propensa a eczema.

5. Consumir probióticos

Probióticos são tipos de bactérias boas que podem nutrir os órgãos e o sistema digestivo. Além disso, os probióticos também são capazes de aumentar a resistência e suprimir processos inflamatórios que ocorrem no corpo.

No entanto, o uso de probióticos para ajudar a controlar os sintomas de inflamação da pele ainda requer mais exames médicos. Atualmente, as pesquisas sobre probióticos como remédio tradicional para dermatite seborréica ainda são limitadas.

O consumo de probióticos não é prejudicial para adultos com eczema. Portanto, se você quiser tentar tomar probióticos para tratar o eczema, não dói.

6. Tomar suplementos de óleo de peixe

O óleo de peixe é rico em ácidos graxos ômega-3, que podem interromper a inflamação no corpo, inclusive no tecido da pele, devido à dermatite seborréica.

Um estudo em Journal of Dermatological Science em 2015 afirmou que os suplementos de óleo de peixe podem aumentar a umidade da pele mais rapidamente, fortalecer a resistência da barreira da pele (barreira de pele) e alivia arranhões causados ​​por coceira.

Opções de medicamentos para dermatite seborréica para bebês

A dermatite seborréica que ocorre no couro cabeludo de crianças com menos de 3 meses de idade é conhecida como tampão de berço. Sintoma tampão de berço Geralmente desaparece por conta própria em algumas semanas ou meses.

Usar um xampu suave para bebês, especialmente aquele que não contém fragrância, é o suficiente para manter o couro cabeludo limpo. Mas se o eczema no couro cabeludo do bebê não passar ou piorar, leve o seu filho ao médico.

Se necessário, o médico prescreverá medicamentos antifúngicos como o clotrimazol ou o miconazol para tratar os sintomas no couro cabeludo do bebê. Seu médico também pode recomendar o uso de um shampoo especial.

Para bebês com sintomas graves de dermatite seborréica, os médicos podem recomendar o uso de medicamentos tópicos na forma de pomadas esteróides de baixa potência. Esses cremes geralmente ajudam a limpar erupções cutâneas, vermelhidão e pele oleosa intensa.

Pomada com potência esteróide suave pode ser aplicada 1 a 2 vezes na pele do bebê afetada por dermatite seborréica. Os medicamentos podem funcionar mais eficazmente quando combinados com os seguintes remédios caseiros.

  1. Dê banho no bebê com água misturada com algumas gotas de ingredientes hidratantes para suavizar a pele escamosa.
  2. Ao limpar o couro cabeludo, tente não esfregá-lo com muita força.
  3. Mantenha a pele do bebê úmida aplicando creme hidratante ou emoliente regularmente para evitar irritação e infecção da pele.
  4. Escolha um creme hidratante para a pele do eczema sem fragrâncias ou outros ingredientes que irritem a pele.
  5. Evite usar sabonete perfumado ao dar banho no bebê. Passe a usar sabonetes que contenham hidratantes ou emolientes.
  6. Não remova as escamas cutâneas fixadas, pois podem aumentar o risco de infecção no eczema seborréico.
  7. Se a pele escamosa ainda não desaparecer, você pode aplicar vaselina antes de limpar o cabelo do seu filho.

O tratamento da dermatite seborréica está disponível em muitas formas. A maioria dos medicamentos está geralmente na forma de medicamentos tópicos (oles), como pomadas. Esses medicamentos não podem curar a doença, mas pelo menos reduzirão a gravidade dos sintomas.

O tratamento médico costuma ser acompanhado por mudanças no estilo de vida e cuidados domiciliares recomendados pelos médicos. Se você tiver dúvidas sobre a combinação de remédios naturais, consulte imediatamente um dermatologista. Esta combinação de tratamentos não é apenas benéfica para o alívio dos sintomas, mas também para prevenir a recorrência da doença.