Leite evaporado é o leite de textura espessa. No entanto, esse tipo de leite é diferente do leite condensado adoçado. O leite evaporado é feito com leite de vaca e sem adição de açúcar. Normalmente, este leite é mais frequentemente usado como um ingrediente adicional em um prato ou como uma mistura na massa de bolo. Então, quais são os outros benefícios desse leite evaporado?
O que é leite evaporado?
Leite evaporado é o leite de vaca em que 60% do conteúdo de água é removido do leite fresco por aquecimento. O leite aquecido irá evaporar de forma que o conteúdo de água diminui e finalmente engrossa. Este leite pode ser armazenado por muito tempo e não se estraga facilmente.
Nesse leite aquecido, o conteúdo de lactose, minerais, gordura, cálcio e vitaminas é retido durante o processo. Além disso, a cor desse leite evaporado não é muito branca, tende até a ser amarela. Isso se deve à formação do caramelo que vem do calor durante o processo de evaporação.
Você pode usar esse leite adicionando água novamente. Esse método apareceu há muito tempo, antes da invenção da geladeira ou de outras máquinas de resfriamento. Este método é uma forma de armazenar leite para torná-lo mais duradouro, sem reduzir os níveis nutricionais.
Os nutrientes nele
Citado em Livestrong, 30 ml de leite evaporado contém 40 calorias e 2 gramas de gordura, dos quais 1,5 gramas de gordura é gordura saturada. Isso já atinge cerca de 7 por cento de sua ingestão diária de gordura saturada.
É importante limitar a ingestão de gordura saturada. O objetivo é manter a pressão arterial e os níveis de colesterol normais, de acordo com a Harvard School of Public Health. Em 30 ml de leite, há também um teor de 10 miligramas de colesterol, o que é suficiente para cerca de 3% do seu limite diário. No entanto, se você consumir leite evaporado com baixo teor de gordura, ele geralmente contém apenas 2% de gordura e 5 miligramas de colesterol a cada 30 ml.
Contém muita proteína
Tal como o leite fresco normal, este leite também contém muitas proteínas. A proteína serve para aumentar a energia e manter as células, tecidos e músculos do corpo saudáveis. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, 30 ml de leite evaporado contém 2 gramas de proteína. Consumir esse leite pode ajudar a atender às necessidades diárias de proteína do corpo em até 4%.
Contém muito cálcio
Embora não contenha tanto cálcio quanto o leite fresco, este leite evaporado ainda pode ser um acréscimo à sua ingestão diária de cálcio. A razão é que cada 30 ml desse tipo de leite livre ou com gordura contém 80 mg de cálcio, um terço da quantidade diária de cálcio de que você precisa.
Consumir este leite em sua dieta
A vantagem de usar esse leite é que você pode incluí-lo em sua dieta. O leite evaporado pode ser armazenado por muito tempo. Mas uma vez aberto, é bom comê-lo imediatamente. Não o deixe sentar e comê-lo novamente mais tarde. Você pode escolher leite evaporado em lata, com baixo teor de gordura ou não. Tudo depende das suas necessidades alimentares. Use este leite no café, chá, culinária, bolos, sopas ou outras receitas.
Os perigos da intolerância à lactose ainda se escondem
Mesmo depois de aquecido e esterilizado, o leite evaporado ainda contém alguma lactose. A lactose é uma molécula de açúcar que consiste em uma combinação de duas moléculas de açúcar menores, ou seja, glicose e galactose. A lactose é encontrada no leite ou em outros produtos lácteos.
A absorção da lactose no corpo requer a enzima lactase, que é uma enzima encontrada nos intestinos. Esta enzima irá quebrar a lactose em glicose e galactose, que serão então absorvidas no intestino delgado.
A intolerância à lactose é uma condição na qual o corpo é incapaz de absorver a lactose adequadamente. Isso pode ser devido à produção prejudicada da enzima lactase em seu corpo. Se você tiver essa condição, ao consumir vários laticínios, seu corpo ficará intolerante ou não poderá aceitá-lo adequadamente. Principalmente se você consumir muitos laticínios.
Em vez de ser absorvida pelo corpo, a lactose que entra e não pode ser digerida causa, na verdade, várias reações ou sintomas de distúrbios digestivos. Por exemplo, flatulência, dor de estômago ou náusea.
Evite leite evaporado se você tem alergia ao leite de vaca
Uma alergia ao leite é uma reação exagerada do sistema imunológico às proteínas do leite. Quando a proteína do leite é digerida, pode estimular reações alérgicas que variam de reações leves (como erupção na pele, coceira e inchaço) a reações mais graves (como dificuldade para respirar e perda de consciência).
As alergias ao leite de vaca são freqüentemente encontradas em bebês e crianças pequenas. Essa alergia aparece em crianças com altos níveis de anticorpos do leite de vaca no sangue. A sensibilidade ao leite de vaca varia muito em cada criança que tem alergia ao leite. Algumas crianças têm uma reação grave após ingerir uma pequena quantidade de leite. Outros podem ter uma reação mais branda após a ingestão de grandes quantidades de leite.
Venha, faça seu próprio leite evaporado em casa
Na verdade, você pode fazer seu próprio leite em casa. Que materiais são necessários? Você só precisa de 5 xícaras de leite de vaca. Então, siga as etapas abaixo.
- Despeje 5 xícaras de leite em uma panela.
- Em seguida, reduza em 2 xícaras. Reserve 2 xícaras de leite reduzido
- Use palitos de madeira ou espetos mergulhados em uma panela com 3 xícaras de leite.
- Marque a profundidade do leite na frigideira com um palito de madeira ou com um pauzinho de lápis.
- Adicione as 2 xícaras de leite restantes e deixe os pauzinhos de madeira na panela
- Ferva enquanto mexe o leite
- Quando o leite estiver reduzido à marca dos pauzinhos de madeira ou o leite engrossar, desligue o fogão.
- O leite está pronto para ser apreciado na próxima semana, e não se esqueça de guardá-lo na geladeira.