Quando as mães devem retornar à menstruação após o parto?

Durante a gravidez, em um período de aproximadamente 9 meses, você não teve menstruação. Bem, após o parto, você terá períodos menstruais novamente. Quando o período menstrual voltará pode ser o tempo irá variar entre as mães. Quando é normal que ocorra a primeira menstruação após o parto? E se você não menstruar após o parto, isso é normal?

Quando as mães devem retornar à menstruação após o parto?

Pode ser difícil determinar exatamente quando ocorrerá a menstruação após o parto. Isso ocorre porque o tempo da menstruação após o parto será diferente para cada mãe. Muitos fatores influenciam isso, como o corpo da mãe e como a mãe amamenta seu bebê.

Se você amamentar exclusivamente seu bebê, sua primeira menstruação pode ocorrer depois do momento do parto, até 6 meses. Especialmente se seu bebê for diligente na amamentação de manhã e à noite e seu leite sair suavemente.

Por outro lado, se você não amamentar seu bebê, você pode começar a menstruar novamente mais cedo, apenas algumas semanas após o parto. As mães que não amamentam seus bebês podem ter sua primeira menstruação dentro de 3 semanas a 10 semanas após o parto (em média 45 dias após o parto).

Sim, se você amamenta ou não e o quanto você amamenta seu bebê pode determinar quando você menstruará novamente após o parto. É muito difícil determinar a hora exata para você menstruar novamente após o parto.

No entanto, se você não está amamentando seu bebê e não menstruou após o parto ou se seus períodos menstruais foram anormais por mais de três ou quatro meses, você deve consultar seu médico. Períodos menstruais irregulares de um a três meses nos primeiros dias desde a primeira menstruação ainda são normais. Neste momento, seu corpo ainda está tentando equilibrar os hormônios do corpo.

Por que as mães que amamentam apresentam menstruação tardia?

As mães que amamentam exclusivamente seus bebês geralmente demoram mais para sentir a primeira menstruação desde o parto. Isso está relacionado aos hormônios no corpo da mãe. Quando você amamenta, os hormônios necessários para a produção de leite (como o hormônio prolactina) aumentam em número e podem suprimir a produção de hormônios reprodutivos (que fazem você menstruar).

O resultado, neste momento, seu corpo não vai liberar um óvulo (ovulação), então você não menstrua e é menos provável que engravide novamente. É por isso que a amamentação exclusiva pode ser um anticoncepcional natural para prevenir a gravidez.

Cuidado, você pode engravidar de novo!

Você precisa se lembrar que seu corpo irá liberar o primeiro óvulo após o parto, antes de você menstruar após o parto. Se você tiver relações sexuais neste momento (mesmo que sua menstruação não tenha retornado), você poderá engravidar novamente. Mesmo que você não tenha menstruado desde o parto, isso não significa que você não tenha sido fértil novamente. Muitas mães que amamentam ficarão surpresas com uma gravidez não planejada após o parto.

Portanto, é seguro para você não engravidar novamente após o parto, é usar métodos anticoncepcionais assim que começar a fazer sexo novamente. No entanto, a amamentação exclusiva como anticoncepcional natural é ainda menos eficaz na prevenção da gravidez quando comparada aos métodos anticoncepcionais, como pílulas anticoncepcionais, DIU e outros.