A condição de coceira no corpo é normal e costuma acontecer com qualquer pessoa. Talvez você frequentemente subestime essa condição. No entanto, se a coceira aparecer acompanhada pela formação de caroços e lacrimejamento, pode haver outra doença subjacente. Que condições causam coceira e aguada na pele? Confira a seguinte revisão.
Causas de coceira e aguada na pele
Relatórios do Live Strong, existem várias condições que causam coceira e lacrimejamento na pele. Na verdade, para saber com certeza a doença ou condição que você tem, a melhor maneira é consultar um médico diretamente. No entanto, você pode suspeitar das cinco causas a seguir.
1. Impetigo (infecção bacteriana)
O impetigo é uma infecção bacteriana comum da camada mais externa da pele (epiderme). A bactéria que causa o impetigo é Estreptococo e Estafilococo que freqüentemente entram nos poros da pele. Esta condição tende a ocorrer em bebês e crianças. No entanto, os adultos também podem ter impetigo se a condição da pele for sensível. Bolhas na pele causadas pelo impetigo podem aparecer no rosto, nos braços ou nas pernas.
Os sintomas de impetigo incluem o aparecimento de pontos vermelhos, bolhas e coceira. Quando expostas ao atrito devido a arranhões, essas bolhas estouram e liberam água. O líquido quando entra em contato com outra pele será contagioso. Portanto, essa condição pode ser transmitida por meio de roupas, toalhas, lençóis e outros objetos pessoais.
Coçar as bolhas também pode espalhar o impetigo para outras partes do corpo. Para interromper a propagação da infecção, geralmente o médico prescreverá uma pomada antibiótica ou medicamento antibiótico para você tomar, e a cura cicatrizará em duas semanas.
2. Dermatite de contato alérgica
Esta condição é uma reação cutânea exposta a um alérgeno. Por exemplo, níquel, fragrâncias, borracha e outros alérgenos. Normalmente, a pele começa a coçar após algum tempo, após ser exposta a essas substâncias. Em seguida, formará lentingan que, se continuar a coçar, irá quebrar e liberar água.
3. Dermatite de contato irritante
Essa condição ocorre não devido a alergias, mas sim a produtos químicos tóxicos expostos à pele. Inicialmente, a pele ficará vermelha e inchada, acompanhada de coceira. Se você continuar a coçar e quebrar, ele liberará fluido e a pele descascará. Se a inflamação continuar, a pele rachará. Pomadas esteróides ou cremes tópicos são geralmente administrados por médicos para reduzir o desconforto causado pela irritação.
4. Vírus Herpes simplex
Este vírus geralmente infecta as superfícies úmidas da pele. Inicialmente há coceira, acompanhada de formigamento ou queimação em áreas locais da pele que indicam o aparecimento da doença. Depois de coçar, aparecerá lentingan cheio de líquido. Quando se rompe, o fluido continua a se espalhar para outras partes da pele afetadas.
Embora a doença dure a vida toda, os medicamentos antivirais diminuirão o número de bolhas e a gravidade dos sintomas. Este vírus pode se desenvolver e se tornar herpes genital.
5. Varicela e herpes zoster
Esta condição é conhecida por seus sintomas que causam o aparecimento de pequenas manchas vermelhas na forma de caroços, coceira e, se quebrarem, sairá líquido. A varíola seca e deixa cicatrizes.
Além desses sintomas, você pode sentir febre e dor de cabeça. Esses caroços aparecerão em várias partes do corpo e cada vez mais. Normalmente, a varíola é mais comum em crianças.
Aqueles de vocês que tiveram varicela não terão esta doença no futuro. No entanto, o vírus pode se desenvolver em suas células nervosas ao longo dos anos para desenvolver herpes zoster quando o sistema imunológico enfraquece. Ambos são causados pelo mesmo vírus, a saber Varicela zoster. Essa condição pode causar pequenos inchaços como a varíola, mas acompanhados por uma sensação de queimação na pele.
A varíola pode realmente ser prevenida com a vacina contra a varíola. Para que a varicela não seja contagiosa, você deve reduzir o contato físico com os pacientes se você nunca teve essa doença.
Quando você deve consultar um médico?
Se você sentir coceira e aguada, especialmente acompanhada de febre, e a erupção continuar a se espalhar, deixando você desconfortável, você deve consultar um médico imediatamente. O médico fornecerá o diagnóstico e o tratamento corretos para você. Então, não use outras drogas descuidadamente, é melhor usar drogas que são prescritas por um médico para evitar complicações. Depois de se recuperar, é importante que você mantenha seu corpo limpo e continue a mantê-lo saudável e em forma, para que seu sistema imunológico seja capaz de combater vírus ou bactérias.