Em alguns casos, o tecido cicatricial da ferida cresce excessivamente, formando o tecido liso e duro que você conhece como queloide. Então, como se livrar dessas cicatrizes proeminentes?
Como são os quelóides?
Antes de saber como se livrar dela, você deve primeiro saber que tipo de cicatriz pode ser categorizada como queloide. Abaixo estão algumas das características dos quelóides.
- Localizada em uma área da pele semelhante a uma pele, de cor rosa ou avermelhada.
- Uma parte saliente da pele.
- Geralmente fica cada vez maior com o tempo.
- Às vezes coceira.
Os queloides geralmente são maiores do que a ferida original. Essas cicatrizes podem levar semanas ou meses para se formarem completamente.
Embora possam causar coceira, essas cicatrizes geralmente são inofensivas para a saúde. Você pode sentir desconforto, dor ou até irritação na pele devido ao atrito das roupas contra o queloide.
Em casos raros, você pode ter queloides múltiplos aparecendo em seu corpo. Quando isso acontece, o tecido queloide endurecido pode restringir seus movimentos.
Os queloides causam mais problemas de aparência do que de saúde. Você pode ser incomodado por queloides grandes e em lugares onde as pessoas podem vê-los, como seu rosto ou orelhas.
Além disso, a exposição ao sol pode tornar o queloide mais escuro do que a pele ao redor, tornando-o mais visível. Proteja sua cicatriz ao sol para evitar a descoloração.
Como se livrar de cicatrizes salientes?
Você precisa saber primeiro, cicatrizes proeminentes, como quelóides, geralmente são difíceis de remover. Embora tenha recebido tratamento, não é incomum que o tecido queloide volte a crescer.
Portanto, os médicos costumam usar tratamentos combinados para obter os melhores resultados. Os tratamentos para remover cicatrizes proeminentes incluem o seguinte.
1. Injeções de corticosteroides e outras drogas
Esta injeção é uma forma de remover cicatrizes proeminentes que costumam ser feitas. Drogas corticosteróides são injetadas no queloide e irão atuar posteriormente para ajudar a reduzir a cicatriz.
Normalmente, os pacientes devem receber tratamentos com injeção a cada 3-4 semanas. O paciente médio faz isso até quatro vezes.
2. Cirurgia de remoção de queloide
Este tratamento envolve a remoção cirúrgica do queloide. De fato, à primeira vista, esta cirurgia parece ser a melhor solução. Infelizmente, os queloides ainda podem voltar depois disso.
Portanto, após a cirurgia, o médico irá encaminhá-lo para um tratamento de acompanhamento, ou seja, injeções de corticosteroides ou outros métodos.
3. Método de pressão
Além das injeções de corticosteroides, outro método frequentemente usado é a pressão. Essa pressão é aplicada para reduzir o fluxo sanguíneo, o que pode desencadear o retorno de um queloide.
Posteriormente, o paciente deve usar pano de pressão ou brinco (dependendo da localização do queloide) por 16 horas. Você deve fazer isso regularmente por 6-12 meses.
4. Laser para remover cicatrizes proeminentes
Os lasers podem reduzir a saliência e desbotar a cor dos quelóides. O tratamento a laser para remover essas cicatrizes proeminentes, os médicos geralmente combinam com injeções de corticosteroides ou métodos de pressão.
5. Usando gel de silicone
Não só você pode usar o gel de silicone na forma de uma folha com o método de pressão, mas também pode ser usado separadamente. Este gel de silicone é útil para achatar quelóides.
Os médicos geralmente sugerem uma terapia não invasiva como terapia inicial, como o uso de silicone, injeções ou medicamentos em curativos. Todas essas terapias requerem uso frequente, regular e cuidadoso para resultados visíveis.
Se o queloide for muito grande, seu médico pode recomendar um método cirúrgico. Mesmo assim, de acordo com Dermatology Online Journal, a possibilidade do queloide reaparecer é muito grande.
Portanto, seu médico pode recomendar que você se submeta a injeções de esteróides após a cirurgia para reduzir a possibilidade.
Embora raramente causem condições graves, os quelóides podem ser perturbadores na aparência. O tratamento para remover cicatrizes proeminentes de queloides geralmente é difícil e nem sempre eficaz.
Se você tiver fatores de risco para queloides, é importante evitar a ocorrência de feridas na pele.