9 condições de saúde que tornam sua boca um sabor doce

Normalmente, sua boca fica doce depois de comer alimentos que contenham açúcar. Isso pode ser de algo natural, como mel e frutas, ou de algo processado como doces e sorvetes. Mesmo assim, você também deve ter cuidado se sua boca ficar doce continuamente, mesmo que você não tenha terminado de consumir alimentos ou bebidas açucaradas. O motivo é que isso pode ser um sinal de um problema de saúde mais sério.

Várias causas para uma boca doce

1. Infecção

As infecções dos seios da face, nariz e garganta podem causar um sabor adocicado na boca. Isso ocorre porque o sentido do paladar e o olfato estão intimamente relacionados. Além disso, as infecções que afetam o trato respiratório também podem interferir na forma como o cérebro responde ao paladar.

2. Consumo de certas drogas

Alguns medicamentos também podem causar um sabor adocicado na boca. As drogas quimioterápicas freqüentemente alteram o paladar de uma pessoa. Este é um dos efeitos colaterais menores dos medicamentos usados ​​com freqüência para doenças graves.

3. Em uma dieta baixa em carboidratos

Pessoas que estão em uma dieta baixa em carboidratos também costumam sentir uma sensação doce na boca. Isso acontece porque a baixa ingestão de carboidratos faz com que a produção de insulina no organismo também diminua. Como resultado, o corpo usará a gordura como energia. Esse processo é chamado de cetose e faz com que as cetonas se acumulem na corrente sanguínea, resultando em um sabor adocicado na boca.

4. Diabetes

O diabetes é a causa mais comum de gosto doce na boca. Isso ocorre porque o diabetes afeta a forma como o corpo usa a insulina, um hormônio que controla o açúcar no sangue.

Quando o diabetes está fora de controle, ele pode fazer com que não apenas a glicose no sangue aumente, mas também a glicose na saliva. Bem, isso não raramente causa um gosto doce na boca.

5. Cetoacidose diabética

O diabetes também pode causar uma complicação séria chamada cetoacidose diabética. Essa condição ocorre quando o corpo não pode usar glicose (açúcar no sangue) como combustível e passa a usar gordura em seu lugar. Como resultado, grandes quantidades de compostos ácidos chamados cetonas são formados no corpo. Bem, o excesso de cetonas no corpo pode fazer com que sua boca tenha um gosto doce.

Embora essa condição seja muito comum em pessoas com diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2, a cetoacidose diabética também pode ocorrer em pessoas que não têm ou não sabem que têm diabetes, como crianças e adolescentes.

6. Condições neurológicas

Danos nos nervos também podem causar um gosto doce persistente na boca. Pessoas que tiveram convulsões ou que tiveram um derrame podem ter função sensorial prejudicada. Isso pode afetar seus sentidos, inclusive quando se trata de reconhecer sabores e cheiros. O resultado desta repartição é bastante complexo e pode variar em cada caso.

Em alguns casos, uma pessoa pode sentir um gosto doce na boca que pode ir e vir ou aparecer de forma consistente.

7. Doença de refluxo ácido (DRGE)

Algumas pessoas que têm refluxo ácido (DRGE) também costumam se queixar de um gosto doce ou metálico na boca. Isso ocorre porque o ácido do estômago sobe para o esôfago, causando um sabor adocicado na boca.

8. Gravidez

A gravidez causa alterações nos níveis hormonais e no sistema digestivo da mulher, os quais podem afetar o paladar e o cheiro na boca. Algumas mulheres grávidas geralmente sentem que sua boca não é boa, como às vezes pode ter um gosto doce, amargo, azedo, salgado, com gosto de metal.

9. Câncer de pulmão

O câncer de pulmão raramente é a causa de um gosto doce na boca. Em casos raros, os tumores nos pulmões ou nas vias respiratórias podem aumentar os níveis hormonais de uma pessoa e afetar o paladar.

Algumas das causas do gosto doce na boca, mencionadas acima, afetam diretamente os sistemas respiratório e olfativo. Enquanto outras causas são influenciadas por hormônios e pelo sistema nervoso.

É por isso que, se você costuma sentir um gosto doce na boca em uma frequência rara, talvez não deva se preocupar muito. No entanto, se você sentir essa condição regularmente ou se ela ficar mais intensa, você deve consultar um médico imediatamente.