O ferro é mais conhecido como ingrediente em comprimidos com adição de sangue para mulheres grávidas. A razão é que esse mineral atua na formação de glóbulos vermelhos, de modo que pode prevenir a anemia. No entanto, os benefícios do ferro não param por aí.
O corpo precisa de ferro para realizar várias funções, desde a circulação sanguínea até a prevenção de infecções. Confira os vários benefícios que você pode obter com este nutriente!
O que é ferro?
O ferro é um dos minerais mais importantes para o corpo. Você precisa desse mineral para apoiar o desenvolvimento do seu corpo e para formar proteínas especiais nas células vermelhas do sangue e nos músculos. Além disso, o ferro também é importante na produção de hormônios.
De acordo com a taxa de adequação nutricional recomendada pelo Ministério da Saúde da Indonésia, a necessidade de ferro para homens adultos é de 9 miligramas (mg) por dia. As mulheres são mais propensas à perda de ferro, portanto sua necessidade é maior, que é de 18 mg por dia.
As mulheres grávidas precisam de ainda mais ferro. No segundo e terceiro trimestres, suas necessidades podem chegar a 27 mg por dia. Isso ocorre porque as mulheres grávidas precisam atender às necessidades nutricionais do feto ainda no útero.
O principal benefício do ferro está relacionado ao transporte de oxigênio pelas hemácias. Portanto, a deficiência de ferro pode inibir o fornecimento de oxigênio a vários órgãos do corpo. Os sinais incluem:
- corpo letárgico,
- parecendo pálido,
- batimento cardiaco,
- difícil de respirar,
- difícil de se concentrar,
- dor de cabeça,
- queda de cabelo também
- facilmente machucar.
Ao comer alimentos que contenham ferro, você pode atender às suas necessidades diárias. No entanto, se você pertencer a um grupo de risco para deficiência de ferro, pode precisar de uma ingestão adicional de suplementos.
Benefícios do ferro para a saúde
Abaixo está uma lista dos benefícios que você pode obter ao atender às suas necessidades diárias de ferro.
1. Aumentar a produção de hemoglobina
O corpo precisa de ferro para formar hemoglobina, uma proteína especial nas células vermelhas do sangue que liga o oxigênio. Se a contagem de hemoglobina estiver baixa, os glóbulos vermelhos não podem transportar oxigênio suficiente por todo o corpo.
Você pode perder hemoglobina de várias maneiras, como lesões, cortes e menstruação. A ingestão adequada de ferro manterá e até aumentará a produção de hemoglobina para que os glóbulos vermelhos possam se ligar ao oxigênio de maneira ideal.
2. Previna a anemia
A falta de hemoglobina pode causar anemia. Os glóbulos vermelhos não são capazes de transportar oxigênio adequadamente, por isso os órgãos são privados de oxigênio. Como resultado, seu corpo fica lento com tonturas, falta de ar e palpitações cardíacas.
Este é um sintoma de anemia por deficiência de ferro e um dos principais benefícios do ferro é a prevenção da doença. A ingestão de ferro pode ajudar a restaurar os níveis de hemoglobina para que os glóbulos vermelhos possam reter mais oxigênio.
3. Manter a saúde fetal
A deficiência de ferro durante a gravidez aumenta o risco de parto prematuro e baixo peso ao nascer (BPN). As mulheres grávidas também são mais suscetíveis à infecção porque o ferro é necessário para manter o sistema imunológico.
É por isso que se recomenda às mulheres grávidas que aumentem a ingestão de ferro por meio do consumo de comprimidos com adição de sangue. Mulheres grávidas com níveis de ferro suficientes ou insuficientes precisam tomar suplementos de ferro de 30 a 60 miligramas por dia.
4. Previna a infecção
Os benefícios do ferro neste podem não ser amplamente conhecidos. A ingestão adequada de ferro pode ajudar na divisão e maturação dos glóbulos brancos, especialmente os linfócitos. O principal papel dos linfócitos é detectar germes e matá-los.
Por outro lado, a deficiência de ferro pode deixá-lo doente com mais facilidade porque você está anêmico. Quando você é ferido, os glóbulos vermelhos não conseguem fornecer oxigênio suficiente, por isso a cicatrização do ferimento demora mais.
5. Melhore a concentração
Se você costuma ter dificuldade de concentração, a causa pode ser a falta de ingestão de ferro. A pesquisa provou que a função de pensamento de uma pessoa pode diminuir se ela não ingerir ferro suficiente.
Uma vez que os níveis de ferro no sangue caem, a capacidade de concentração e foco pode ser afetada diretamente. A melhor maneira de lidar com isso é ingerindo alimentos ricos em ferro.
5 alimentos nutritivos bons para a saúde do cérebro
6. Melhore a qualidade do sono
A ingestão de ferro revelou ser benéfica para aqueles que têm problemas para dormir. Um estudo no jornal Ciências da Saúde Africanas mostrou uma ligação entre os baixos níveis de ferro e uma série de distúrbios do sono, como apnéia, insônia e inquietação.
O consumo de ferro tem potencial para superar esses problemas, de modo que você pode dormir mais profundamente. Se você conseguir dormir profundamente e regularmente, a qualidade do seu sono certamente será melhor.
O ferro é um mineral importante na formação da hemoglobina. Quando a quantidade de hemoglobina é suficiente, os glóbulos vermelhos podem transportar o oxigênio necessário aos órgãos do corpo para realizar suas funções.
Certifique-se de atender às suas necessidades de ferro adotando uma dieta balanceada. Se você está sob risco de deficiência de ferro, consulte seu médico para determinar se você precisa de suplementos.