Os dentes desdentados dificultam a mastigação dos alimentos ou mesmo a fala. Além disso, a falta de dentes também pode reduzir a autoconfiança. Bem, se você é um daqueles que não têm dentes, realizar uma prótese dentária pode ser a solução para restaurar um belo sorriso.
As dentaduras são uma forma de endireitar os dentes para que fiquem mais ou menos nas mesmas condições de antes. Não apenas para problemas estéticos, as dentaduras funcionam para substituir dentes perdidos ou danificados, de forma que não interfiram no processo de mastigação ou fala.
A próxima pergunta, que tipo de prótese se adapta às suas necessidades? Então, como é o processo de instalação de próteses e quais são as coisas que você precisa preparar? Venha, veja as informações completas abaixo.
Tipos de dentaduras
Dentes ausentes ou ausentes podem ser causados por muitas coisas. Começando com cárie dentária devido a doença gengival (periodontite), fator de idade, forte impacto na boca e vários outros fatores que podem danificar os dentes.
Seja qual for a causa, um dente que está faltando deve ser substituído por um dente novo. A razão é que os dentes que ficam desdentados podem alterar a estrutura do maxilar para que a face não fique simétrica. Sem falar que você pode achar difícil mastigar e conversar todos os dias.
Para que você ainda não experimente essas coisas, você pode fazer o procedimento de instalação de próteses. Citado pela American Dental Association, dentaduras são dentaduras removíveis e geralmente são feitas de acrílico, náilon ou metal. Essas dentaduras removíveis são feitas de maneira muito semelhante a dentes reais.
Com base no tipo, as próteses podem ser divididas em duas, a saber:
1. Próteses totais
Próteses totais são próteses feitas para substituir todos os seus dentes perdidos, sejam os dentes superiores, inferiores ou ambos. Este tipo de prótese é geralmente mais utilizado por idosos que, em média, não têm dentes.
2. Próteses parciais
Próteses parciais são próteses feitas apenas para substituir e preencher as lacunas em um ou mais dentes ausentes. Os tipos de próteses parciais geralmente usam placas de plástico, náilon ou de metal com várias próteses conectadas.
O uso de próteses parciais pode ser considerado se ainda houver dentes naturais com uma estrutura forte. Para que os dentes naturais possam ser fixados e segurados na prótese.
No caso de falta parcial de dentes, você também pode considerar o uso de um tipo de prótese permanente, como implantes dentários ou pontes dentárias, que possuem procedimentos de preparação e instalação diferentes. Este tipo de dentadura é permanente, por isso não pode ser removido como as dentaduras normais.
Preparação antes de instalar dentaduras
Antes de instalar a prótese dentária, é necessário consultar várias vezes um cirurgião-dentista. O médico examinará a condição das gengivas e dos ossos que sustentam os dentes para determinar o plano de tratamento correto de acordo com sua condição.
Esse exame pode envolver uma radiografia oral, um filme panorâmico ou uma tomografia computadorizada. Além de um exame físico e de imagem, o médico também pedirá seu histórico médico completo.
Informe o seu médico se você tiver histórico de certas doenças ou se estiver tomando algum tipo de medicamento regularmente. Se o médico encontrar um problema com o osso que sustenta o dente, ele poderá primeiro realizar uma cirurgia oral. O objetivo é corrigir esses problemas para que a estabilidade das próteses não seja prejudicada posteriormente.
Em outros casos, você pode ter que passar por um procedimento de extração de dente antes de colocar sua dentadura se seus dentes não estiverem mais em perfeitas condições. Se o estado dos dentes e da boca ao redor do local de instalação estiver em boas condições, você só poderá se submeter ao procedimento de instalação de próteses.
Procedimento para instalação de próteses
Com base no tipo, aqui está o processo de instalação de próteses que você precisa saber.
Instalação de prótese total
Próteses completas podem ser colocadas após a remoção de todos os dentes superiores ou inferiores. O processo de instalação deste tipo de prótese pode ser feito imediatamente após a extração do dente ou aguardar algum tempo (convencional).
Em dentaduras convencionais, o médico irá imprimir novos dentes depois que todos os dentes danificados forem extraídos e, em seguida, aguardar até que a gengiva e o osso que sustentam os dentes se ajustem à nova condição. Isso significa que você pode precisar de várias visitas ao dentista antes que as dentaduras sejam colocadas com sucesso.
A parte da gengiva onde o dente foi extraído deve ser assegurada de que está completamente cicatrizada. Normalmente, o processo de cicatrização das gengivas após a extração do dente leva cerca de 2-3 meses. Durante esse período, você pode receber dentaduras temporárias para facilitar a mastigação e a mordida.
Além disso, existem próteses que podem ser instaladas imediatamente após a extração do dente. Portanto, você não precisa esperar que as gengivas se recuperem depois que todos os dentes foram extraídos primeiro. Porém, como o processo de instalação é rápido, essas próteses requerem mais tempo de ajuste.
Citado de Fundação de Saúde Oral Isso ocorre porque o osso que sustenta seus dentes e gengivas pode encolher e mudar de forma, especialmente durante os primeiros seis meses após a extração do dente. Portanto, sua prótese pode precisar ser ajustada ou substituída, dependendo dos resultados da consulta com o médico.
Instalação parcial de prótese
Próteses parciais são usadas para substituir um ou mais dentes perdidos. Além disso, é claro, essa prótese tem a função de preencher o espaço vazio do dente. A colocação de próteses parciais também evita que outros dentes naturais mudem de posição.
Dentaduras parciais consistem em dentes substitutos firmemente fixados a um plástico rosa com aparência de gengiva. Os dentes substitutos são então conectados a uma estrutura de metal que serve para segurar as dentaduras no lugar. A estrutura de metal também funciona como um gancho para fácil remoção e reutilização.
Antes de instalar as dentaduras, o médico fará a impressão dos dentes e ossos que sustentam os dentes com cera especial. O médico solicitará que você experimente primeiro uma amostra da dentadura várias vezes.
Este processo de tentativa e erro visa garantir que a prótese realmente se encaixe e seja confortável quando usada. Depois de ajustadas, as próteses reais serão feitas para você.
Ao usar a dentadura pela primeira vez, você pode se sentir um pouco estranho e como se algo estivesse preso na boca. Essa sensação vai desaparecer com o tempo, algumas semanas ou mais antes de você se acostumar com ela.
Se durante este processo você encontrar problemas orais, como sangramento nas gengivas ou mau hálito incomum, você deve consultar imediatamente o seu médico para um exame, bem como ajustes para suas dentaduras.