Cabelo saudável e brilhante é um sonho para a maioria das pessoas. Além de linda, você também está protegida de várias doenças do couro cabeludo, como a caspa. É por isso que você precisa saber como cuidar adequadamente do seu cabelo.
Como cuidar do cabelo para se manter saudável
Algumas pessoas podem subestimar a manutenção do cabelo saudável porque não parece tão importante quanto a saúde do corpo. Na verdade, não cuidar do cabelo pode causar vários problemas no couro cabeludo que são bastante perturbadores.
Aqui estão algumas maneiras de cuidar do seu cabelo, desde dicas de lavagem e escolha de um pente até como cuidar do seu cabelo no calor.
1. Programe a lavagem de acordo com o tipo de cabelo
Algumas pessoas podem achar que a maneira de manter o cabelo saudável é lavá-lo com frequência para deixá-lo mais limpo. Na verdade, a frequência da lavagem, seja duas ou três vezes por semana, deve ser feita de acordo com o tipo de cabelo.
Por exemplo, os proprietários de cabelos crespos ou crespos podem precisar prestar atenção a este tratamento para o cabelo. O motivo é que o cabelo com um padrão de cachos mais denso apresenta um baixo nível de umidade, também conhecido como seco.
Essa condição ocorre porque os óleos naturais que revestem o couro cabeludo são difíceis de passar pelo cabelo, por isso parece mais seco. Por isso, para reduzir o ressecamento dos cabelos, evite lavar os cabelos com shampoo com muita frequência.
Você pode lavar o cabelo duas vezes por semana e é melhor escolher um produto para o cabelo especialmente formulado para cabelos cacheados.
Por outro lado, os proprietários de cabelos oleosos são aconselhados a lavar os cabelos regularmente para que não fiquem visíveis pires e o nível de umidade é bem mantido.
2. Use shampoo e condicionador
Lavar ou lavar o cabelo sem shampoo certamente não será o ideal no tratamento do cabelo, certo? A escolha de um shampoo e condicionador adequado ao seu tipo de cabelo é muito importante como forma de manter o cabelo saudável. Como poderia ser?
O shampoo serve para limpar o couro cabeludo da sujeira, da oleosidade e dos produtos para os cabelos previamente aplicados, como loções.
Mesmo assim, deve-se escolher um shampoo de acordo com seu tipo de cabelo. A razão é que existem certos tipos de cabelo que não combinam com certos shampoos e os tornam mais emaranhados, secos e sujos.
Por exemplo, escolher um shampoo como forma de tratar cabelos cacheados será diferente de outros tipos de cabelo.
Os proprietários de cabelos cacheados precisam se certificar de que o shampoo e outros produtos para os cabelos não contenham álcool ou lauril sulfato de sódio. Ambos os ingredientes podem deixar os cabelos crespos mais secos.
//wp.hellosehat.com/health-life/beauty/horse-shampoo-lengthening-hair/
Enquanto isso, o uso de condicionador também é importante para o tratamento dos cabelos. O condicionador contém ingredientes essenciais, como silicone, bem como hidratantes especiais chamados emolientes.
Esses ingredientes atuam para revestir os fios de cabelo e preencher os fios danificados, para que seu cabelo esteja sempre protegido.
3. Corte rotineiramente as pontas do cabelo
Você sabia que o hábito de cortar os cabelos, principalmente nas pontas, é uma das formas mais eficazes de manter os cabelos saudáveis?
Como cuidar desse cabelo é muito importante, especialmente quando você tem cabelo comprido. Veja, as pontas do cabelo são as mais sujeitas a pontas duplas e danos.
Se você permitir que as pontas danificadas cresçam, os cabelos danificados serão inevitáveis. Também é recomendado que você apare as pontas do cabelo a cada 10 - 12 semanas.
Se você incluir pessoas que costumam usar um alisador, deve fazer isso a cada 6-8 semanas. Você também pode fazer o seu cabelo a cada três meses no salão, se não puder cortar o seu próprio cabelo.
4. Escolha um pente de acordo com o tipo de cabelo
Fonte: Hábitos HolísticosCuidar do cabelo não se limita apenas a escolher o shampoo certo. Os especialistas também mencionam que pentear também faz parte de como manter o cabelo saudável.
Isso ocorre porque o uso do pente errado pode causar problemas no couro cabeludo. Portanto, é importante que você escolha o pente certo com base no seu tipo de cabelo, reconhecendo quais são as variantes laterais com base em sua função.
Escova de dente
Escova de dente é um tipo de pente facilmente encontrado no mercado com as seguintes características:
- em forma de pincel, bem como
- os dentes do pente parecem tênues, finos e cegos na extremidade.
Para proprietários de cabelos longos e facilmente emaranhados ou rebeldes, escova de dente é a solução certa para tornar mais fácil para você arrumar seu cabelo bagunçado.
Escova redonda
Se você quiser que seu cabelo fique mais volumoso, escova redonda é a escolha certa. O motivo é que a localização dos dentes redondos do pente pode girar para todos os lados. Dessa forma, é mais fácil enrolar o cabelo para dentro ou para fora para torná-lo mais grosso.
Mesmo assim, a densidade dos dentes escova redonda variar. Para quem tem cabelos longos e grossos, deve escolher este pente com um diâmetro superior a 2,5 cm. Tem como objetivo facilitar a manutenção da saúde do cabelo.
Pente de dentes largos
Fonte: EtsyComo o nome indica, esse tipo de pente possui dentes mais tênues. Portanto, dente largo pentear é a escolha certa para manter os cachos saudáveis.
Os dentes soltos do pente tornam mais fácil para os proprietários de cabelos cacheados modelarem seus cabelos sem se preocupar com o emaranhamento ou emaranhamento. Na verdade, esse tipo de pente também é o mais comumente usado por pessoas com cabelos normais, lisos e longos.
Como pentear o cabelo
Depois de escolher com sucesso um pente de acordo com o seu tipo de cabelo, o próximo passo é pentear o cabelo da maneira certa.
Primeiro, use a parte esparsa do pente primeiro para desembaraçar o cabelo emaranhado. Depois, use a parte do pente que estiver mais apertada.
Além disso, evite pentear o cabelo quando ele está molhado ao tratá-lo. Recomendamos que seque o cabelo com uma toalha macia e borrife uma vitamina especial para proteger a superfície do cabelo. Quando seu cabelo estiver seco, penteie-o da raiz às pontas.
5. Protege o cabelo do sol
A luz solar não é apenas ruim para a pele, mas também pode danificar o cabelo. Após a exposição ao sol, a umidade do cabelo é reduzida e torna o cabelo seco, opaco e carente de nutrientes.
Você realmente não pode fazer nada para mudar o clima ou não pode simplesmente ficar em casa. Portanto, há várias maneiras de manter o cabelo saudável, protegendo-o do sol.
- Use um spray de cabelo especial para proteger a cor do cabelo.
- Use chapéu, grampo de cabelo ou guarda-chuva quando sair de casa.
- Evite usar o secador de cabelo para evitar que resseque ainda mais.
- Proteja o cabelo ao nadar para reduzir o impacto do cloro.
6. Use uma máscara de cabelo
Uma maneira de manter o cabelo saudável, que muitas pessoas também fazem, é usar uma máscara capilar. Este tratamento capilar é considerado bastante eficaz, principalmente para cabelos longos.
Há uma infinidade de benefícios das máscaras capilares que você não pode perder, desde um cabelo mais macio até a hidratação do couro cabeludo. Além disso, você também pode comprar máscaras capilares em lojas ou com ingredientes que você tem em casa.
Portanto, o uso de máscaras capilares, como as de banana e de mel, é bastante popular como forma de tratar os cabelos.
7. Completar sua ingestão de vitaminas e minerais
Além dos produtos para os cabelos usados, os alimentos e bebidas consumidos não são menos importantes nos cuidados com os cabelos. A seguir está uma lista de vitaminas e minerais em alimentos que são nutritivos para a saúde do cabelo.
Ferro
A deficiência de ferro é um dos fatores que causam a queda de cabelo, embora até agora não tenha sido determinada qual é a relação. Você pode obter ferro comendo carne ou tomando suplementos de ferro.
Ácidos gordurosos de omega-3
O consumo de ácidos graxos ômega-3 derivados de peixes e linhaça pode ser uma forma de manter o cabelo saudável. A razão é que os ácidos graxos ômega-3 funcionam para tratar as células e manter um couro cabeludo saudável para evitar problemas.
Vitaminas A, B12 e B16
As vitaminas A, B12 e B16 são três tipos de vitaminas que podem ajudar a aumentar os melanócitos. Os níveis de melanócitos no corpo são importantes para manter e restaurar a cor do cabelo naturalmente.
Essas três vitaminas também podem nutrir o cabelo e o couro cabeludo. Por exemplo, a vitamina A pode ajudar a controlar a quantidade de produção de sebo no couro cabeludo.
Enquanto isso, as vitaminas B12 e B16 são duas vitaminas do complexo B recomendadas para a prevenção de cabelos grisalhos. Essas duas vitaminas também ajudam a tratar o cabelo descolorido devido à deficiência de vitaminas.
É por isso que preencher essas três vitaminas é importante para manter o cabelo saudável. Você pode encontrá-lo em alimentos como:
- laranjas e morangos,
- vegetal verde,
- soja também
- ovos, peixes e carnes vermelhas.
Não só isso, não se esqueça de atender às suas necessidades de fluidos bebendo água suficiente. A água que entra no corpo pode repor os fluidos corporais perdidos e o cabelo permanecerá saudável.
8. Manter a umidade do cabelo
Se você tiver cabelo curto que incha facilmente, ele ficará mais sujeito a ressecamento. Portanto, manter o cabelo hidratado é importante quando você está tentando manter o cabelo saudável.
O nível de umidade do cabelo é importante para evitar um couro cabeludo seco e cabelos danificados. Como?
- Evite lavar todos os dias.
- Não pinte o cabelo com muita frequência ou faça tratamentos semelhantes.
- Limite de uso secador de cabelo, alisadores ou ferros de ondulação de alta temperatura.
- Use um chapéu em dias de vento e uma touca de banho ao nadar.
//wp.hellohealth.com/health-life/beauty/how many-times-creambath-hair /
9. Pratique hábitos saudáveis
Alguns dos métodos acima não funcionarão se você não aplicar hábitos saudáveis ao manter um cabelo saudável. Aqui estão algumas coisas que você precisa prestar atenção ao cuidar de seu cabelo.
- Seque o cabelo em temperatura baixa e gradualmente conforme necessário
- Deixe o cabelo secar sozinho
- Sempre mude a área do cabelo a ser fixada
- Massageie o couro cabeludo com frequência para promover a circulação sanguínea e o crescimento do cabelo
- Se você quiser pintar o cabelo, escolha uma cor três níveis acima da cor natural do cabelo
Na verdade, cuidar do cabelo também ajuda a manter um corpo saudável. Se você tiver mais perguntas, consulte um dermatologista ou dermatologista.