Segundo a OMS, a cada segundo há pelo menos uma pessoa infectada com tuberculose (TB) no mundo. A tuberculose na Indonésia se tornou até uma doença infecciosa que causa a morte número um. Infelizmente, ainda há muitos que não reconhecem os sintomas da tuberculose. Compreensivelmente, muitos pensam que as características da tuberculose que aparecem são doenças respiratórias comuns, como resfriados ou gripes. Na verdade, existem sinais típicos de tuberculose. É importante que você reconheça os sinais de tuberculose o mais cedo possível, para que não seja tarde demais para o tratamento.
Quando aparecerão os primeiros sintomas da tuberculose pulmonar?
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, o CDC, escreve que a transmissão da TB ocorre pelo ar quando as pessoas com TB pulmonar ativa expelem seus pulmões gotícula contêm bactérias.
Gotas Ela pode se espalhar quando uma pessoa com tuberculose tosse, espirra ou grita.
Gotas em si é um fluido que vem do sistema respiratório, como catarro ou muco. O líquido pode durar várias horas no ar e pode ser inalado pelo trato respiratório superior.
Os sintomas iniciais da tuberculose em si não aparecem imediatamente quando o corpo é infectado. A maioria dos novos pacientes sente os sintomas após anos de contração da bactéria da tuberculose que causa a tuberculose.
Isso é causado pelos estágios da infecção bacteriana da tuberculose no corpo primeiro.
Para saber exatamente quando os sintomas iniciais da TB aparecem, primeiro você precisa conhecer os estágios do mecanismo de infecção.
no livro Tuberculose escrito por Diana Yancey, quando entra no corpo, a bactéria Mycobacterium tuberculosis passará por três estágios de infecção por TB, a saber:
1. Infecção primária
Esta fase ocorre quando uma pessoa inala gotícula e as bactérias entram pela boca ou nariz para a parte externa dos pulmões, ou seja, os alvéolos.
Em seguida, as bactérias começam a se multiplicar e uma pequena parte do número entra nas glândulas linfáticas. Até agora, pode não haver nenhum sintoma inicial que apareça.
2. Infecção latente
Após o estágio primário, as células macrófagos do sistema imunológico começam a se defender. As próprias células de macrófagos são responsáveis por "combater" as bactérias da tuberculose.
As bactérias TB ou MTB têm uma forte estrutura de parede celular. É por isso que, embora os macrófagos continuem tentando destruir, essas bactérias ainda são capazes de sobreviver.
O sistema imunológico então procura outras formas de defesa, formando uma camada dura como uma parede protetora que impede a propagação da infecção.
Se fortes o suficiente, as células de defesa são capazes de destruir as bactérias. Por outro lado, se não, a bactéria entrará em um estado dormente ou não se proliferará ativamente, também conhecido como "dormindo".
As bactérias podem "dormir" por um longo tempo e não causar nenhum sintoma. É por isso que as pessoas infectadas com TB podem não apresentar os primeiros sintomas imediatamente.
Essa fase assintomática também é conhecida como TB latente. Embora haja bactérias da tuberculose em seus corpos, as pessoas com tuberculose latente não podem transmitir a doença.
3. Infecção ativa
Um sistema imunológico enfraquecido pode levar ao colapso da camada protetora de células que foi construída para proteger o corpo contra a propagação da infecção bacteriana da tuberculose.
Como resultado, a bactéria acorda do sono ou reinfecta-se ativamente.
Claro, a primeira coisa que as bactérias fazem é destruir as paredes das células de defesa que as cercam. Depois disso, as bactérias se reproduzem livremente.
A agência mundial de saúde, OMS, menciona a condição reativa dessa infecção bacteriana tuberculosa como o início da tuberculose ativa.
Ou seja, nesta fase a infecção bacteriana começa a apresentar o aparecimento dos primeiros sintomas da TB.
Então, os sintomas típicos de problemas respiratórios aparecem aqui, como tosse. No entanto, não existem características específicas ou sintomas iniciais de TB.
A mudança de TB latente para TB ativa pode levar de vários meses a anos.
Estatisticamente, apenas 1 em cada 10 pessoas com TB latente acaba desenvolvendo TB ativa.
Sintomas de tuberculose pulmonar ativa a serem observados
Com base nos órgãos atacados pela bactéria da tuberculose, a tuberculose é dividida em tuberculose pulmonar e tuberculose extrapulmonar.
A TB extrapulmonar ocorre quando uma infecção bacteriana se espalha para outros órgãos que não os pulmões. No entanto, nos estágios iniciais de uma infecção ativa, a bactéria primeiro se multiplica nos pulmões.
Portanto, as principais características da TB estarão relacionadas aos problemas do sistema respiratório.
no livro Tuberculose em adultos e crianças, está escrito que a duração dos sintomas da TB pulmonar varia muito. Pode demorar várias semanas a meses.
Os seguintes são sintomas típicos de tuberculose pulmonar ativa que são comumente experimentados:
1. Tosse continuamente por mais de 2 semanas
Quase todas as doenças que atacam o trato respiratório causam sintomas de tosse, assim como tuberculose. Isso ocorre por causa de uma infecção que interfere na respiração.
A tosse é um reflexo natural do corpo que visa limpar o trato respiratório de organismos infecciosos.
A infecção de tuberculose nos pulmões causará uma produção excessiva de muco, fazendo com que você tussa com catarro.
No entanto, também existem aqueles que não desencadeiam um aumento na produção de muco e fazem com que os doentes com TB tenham tosse seca.
Se a condição for mais grave, o paciente com TB também pode apresentar tosse acompanhada de sangue.
2. Dor no peito e falta de ar
O desenvolvimento de uma infecção bacteriana nos pulmões causa inflamação que aumenta a produção de muco nos pulmões.
Sem falar que o acúmulo de células mortas nos pulmões, causado pelo ataque da bactéria da tuberculose, dificulta ainda mais a entrada e a saída de ar para os pulmões.
Esta condição dá origem aos primeiros sintomas de tuberculose, o que torna difícil para os pacientes respirarem suavemente.
3. Suores noturnos
Um dos sintomas principais e característicos da tuberculose, além da tosse, é a transpiração excessiva à noite.
Essa característica da tuberculose geralmente também é seguida por uma condição corporal fraca e dores nos músculos e nas articulações.
4. Febre
Febre indica que o sistema imunológico está reagindo contra uma infecção bacteriana.
É por isso que as pessoas com TB costumam sentir febre nos estágios iniciais de uma infecção ativa. Essa característica da tuberculose então desaparece e reaparece em algum tempo.
A febre é um sinal de tuberculose que geralmente pode ser sentida em mais de 3 semanas.
5. Perda drástica de peso
Todas as características da tuberculose que aparecem podem fazer o sofredor ficar sem apetite. Uma tosse persistente com tuberculose pode até dificultar a ingestão de alimentos.
Pacientes que fizeram tratamento para TB podem perder ainda mais o apetite.
O motivo é que os efeitos colaterais dos medicamentos antituberculose podem causar problemas digestivos, distúrbios do apetite e diminuição do metabolismo.
Como resultado, a ingestão nutricional de quem sofre de TB não pode ser cumprida adequadamente, de modo que eles podem perder peso rapidamente em um curto espaço de tempo.
Se você tiver outros sintomas além dos mencionados acima, poderá descobrir o possível tipo de doença que está causando os problemas de saúde que você está enfrentando verificando os sintomas aqui.
Distinguir os sintomas da tosse tuberculosa de outras tosses
Quando a tosse não passa, você costuma pensar que pode estar com tuberculose. Sim, a tosse da tuberculose tem uma pequena diferença com uma tosse normal.
A tosse tuberculosa geralmente ocorre continuamente por pelo menos mais 2 semanas. Os sintomas da tuberculose tosse geralmente não diminuem, mesmo se você tentar superá-los tomando remédios para tosse.
Durante a tosse, os sofredores também costumam sentir dores no peito.
À medida que a doença progride, especialmente quando a infecção está piorando, a tosse também pode ser acompanhada por catarro misturado com sangue de feridas no interior dos pulmões.
Para ter certeza de que a tosse que você está sentindo é realmente causada pela tuberculose, não basta apenas reconhecer as características da tosse.
Os sintomas de tosse crônica podem ser um sinal de outras doenças além da tuberculose pulmonar. Portanto, você deve se submeter a uma série de exames médicos, como o teste de mantoux (teste da tuberculina) ou um teste de sangue.
O teste de Mantoux é realizado através da injeção de um fluido denominado tuberculina na pele do antebraço.
Os exames subsequentes são realizados após 48-72 horas para verificar se há endurecimento (protuberância) na pele e ajustar os resultados do teste.
Sintomas de tuberculose pulmonar complicada
O tratamento tardio ou o não cumprimento das regras de uso de medicamentos para TB podem causar complicações. As complicações da tuberculose pulmonar são caracterizadas quando a infecção se espalhou para outras partes do corpo através da corrente sanguínea.
A seguir estão os problemas de saúde ou as características da tuberculose que são graves e causam complicações.
- Dor nas costas.
- Danos nas articulações.
- Inchaço das membranas cerebrais (meningite).
- Problemas com o fígado e os rins.
- Anormalidades no coração (tamponamento cardíaco).
Quando você precisa ver um médico?
Faça imediatamente um exame de TB ao médico se a tosse não passar após 2 semanas e for seguida de febre, suores noturnos e perda drástica de peso.
Em seguida, o médico fará uma série de exames para o diagnóstico da tuberculose, que incluem exame físico, teste de Mantoux, raio-X de tórax e outros exames laboratoriais.
Depois que os resultados do diagnóstico mostrarem que você é positivo para TB, é necessário seguir bem as regras de tratamento da TB para ter uma recuperação completa.