A tosse é uma resposta natural do corpo que visa se livrar de várias substâncias que podem irritar o trato respiratório. No entanto, uma tosse persistente pode ser um sintoma de uma doença. Essa condição pode interferir seriamente nas atividades diárias. Felizmente, existem várias maneiras de curar a tosse, desde remédios caseiros, ingredientes naturais, até livrar-se da tosse com remédios em cima do balcão (OTC).
Como curar a tosse
A tosse é uma resposta natural do corpo, mesmo quando você não está doente. No entanto, a tosse devido a certas condições, como um resfriado ou gripe, pode ser irritante. Pessoas com alergias, sinusite e asma podem ter tosse quando a doença reaparece.
Uma tosse persistente pode fazer você se sentir desconfortável e seu corpo ficar fraco, interrompendo suas atividades diárias. O motivo é que a tosse faz com que os músculos ao redor do peito fiquem doloridos e a garganta fique seca e dolorida.
Para que suas atividades não continuem a ser perturbadas pela tosse que está sentindo, considere as seguintes maneiras de se livrar da tosse:
1. Beba muitos líquidos
Quando um resfriado ou gripe, o vírus torna mais a produção de muco ou catarro. O excesso de catarro pode fluir do nariz para o fundo da garganta e fazer você tossir com catarro.
Uma maneira fácil e eficaz de curar a tosse com catarro é beber mais água. Será mais eficaz se você consumir água morna.
De acordo com um estudo clínico realizado pela Cardiff University na revista Rinologia, líquidos quentes podem ajudar a limpar a garganta e soltar o muco espesso, de modo que o catarro seja expelido com mais facilidade ao tossir. Quando o catarro não obstruir mais as vias respiratórias, a tosse diminuirá e você poderá respirar com mais facilidade.
Como curar uma tosse com este é melhor se for acompanhada por um aumento do tempo de descanso. Dessa forma, seu sistema imunológico pode interromper de forma mais otimizada a doença que causa tosse.
2. Consumo de remédio natural para tosse
Alguns ingredientes ou medicamentos naturais para a tosse que você pode usar para se livrar da tosse incluem chá de mel e rodelas de limão. Também pode ajudar a aliviar a congestão nasal e limpar a garganta.
Em muitos estudos, um da revista Family Physicians of Canada, o mel é conhecido por ser eficaz na cura da tosse em crianças, se consumido regularmente durante a tosse.
Você também pode experimentar bebidas quentes, como suco de gengibre ou abacaxi, como remédio natural para a tosse. O abacaxi contém compostos de bromelaína que são antiinflamatórios e mucolíticos, que ajudam o corpo a quebrar e drenar o muco que bloqueia a garganta.
3. Tome um banho quente
Esse método tem as mesmas propriedades de beber bebidas quentes para aliviar a tosse. O vapor produzido com a água quente que você inspira pode ajudar a liberar as secreções que produzem o muco do nariz até a garganta, reduzindo a tosse.
Um banho quente pode ser uma forma de lidar com tosses que não são causadas apenas por resfriados, mas também por alergias. Muitos acreditam que o banho não é permitido se, durante a tosse, você também tiver febre e calafrios. Mesmo que limpar o corpo ainda seja importante para sua saúde.
Como forma de curar a tosse acompanhada de febre, pode-se usar um pano embebido em água morna para limpar o corpo.
4. Manter a umidade e a limpeza do ar
O ar seco e sujo pode desencadear a rinite alérgica, um dos sintomas dessa reação alérgica é a tosse. Experimente usar um umidificador para manter o ar do ambiente úmido enquanto limpa a circulação do ar de partículas sujas, poeira e germes que causam tosse.
5. Pare de fumar
Além do ar seco, o spray de perfume e a fumaça do cigarro também podem desencadear a produção de mais muco. Como resultado, a tosse se torna mais grave.
A melhor e mais rápida maneira de curar a tosse é parar de fumar. Além disso, um dos perigos do fumo pode danificar o tecido ciliar, que funciona para limpar as paredes pulmonares de sujeira e muco. É por isso que os fumantes ativos geralmente apresentam sintomas de tosse prolongados em comparação com os não fumantes.
6. Gargarejo com água salgada
A solução de água salgada pode ser um remédio natural para tossir com catarro. Como usar a solução salina para aliviar a tosse é lavar a boca regularmente (3-4 vezes ao dia) enquanto durarem os sintomas.
Além de ajudar a liberar o catarro que coagulou na parte de trás da garganta, gargarejar com água salgada pode limpar bactérias e alérgenos que se fixam na boca. Você só precisa de 1/2 colher de sopa de sal dissolvido em água morna. Gargareje por alguns minutos, mas tome cuidado para não engolir a solução salina.
6. Tome remédio
Se as dicas anteriores não forem eficazes o suficiente para aliviar a tosse, você pode tentar antitussígenos. Você pode obter facilmente remédios para tosse de venda livre nas farmácias.
No entanto, lembre-se de verificar primeiro o tipo de tosse de que você está sofrendo: tosse seca ou tosse com catarro? Este método ajuda você a escolher o medicamento certo para curar a tosse.
Alguns tipos de supressores de tosse que você deve escolher, incluem:
- Descongestionantes: geralmente disponível em tipo de xarope para tosse fenilefrina e pseudoefedrina.
- Supressores ou antitússicos: consiste em dextrometorfano, codeína
- Expectorante: medicamento para diluir o catarro guaifenesina,
- Mucolítico: um medicamento que dissolve o muco de bromexina e acetilcisteína
- Anti-histamínicos: medicamentos para tratar reações alérgicas, como clorfenamina, hidroxizina, prometazina, loratadina, cetirizina, e levocetirizina.
- O remédio combinado para tosse em forma de xarope ou comprimido consiste em uma mistura de expectorantes e supressores com anti-histamínicos, descongestionantes e analgésicos.
- Um bálsamo que contém cânfora, óleo de eucalipto e mentol para dar um efeito quente e relaxante nas vias respiratórias.
É importante saber que os remédios para tosse sem receita apenas ajudam a aliviar os sintomas da tosse, mas não curam a doença subjacente.
Portanto, se a tosse não passar depois de tomar remédios caseiros e tomar remédios para tosse de venda livre, você deve consultar um médico imediatamente. Uma tosse que dura mais de 3 semanas (tosse crônica) pode indicar um problema respiratório sério.