Rir enquanto chora costuma acontecer? Aqui estão 3 causas

Quando você ouve uma piada engraçada, é natural rir. Também é normal que você se sinta triste e chore quando recebe más notícias. Ambos são a sua forma de expressar as emoções que está sentindo naquele momento. Mas, estranhamente, há pessoas que muitas vezes riem enquanto choram. Você sabe o que causa isso? Para que você não fique mais curioso, descubra a resposta na seguinte análise!

A causa de muitas vezes rir enquanto chora

Um aumento, receber um prêmio ou simplesmente ser capaz de fazer o trabalho a tempo pode fazer você se sentir bem. Por outro lado, experimentar o fracasso ou ter acabado de romper com seu parceiro pode fazer você chorar. Isso é normal, porque as emoções falam sobre você e a situação em que se encontra.

Você pode chamar isso de normal se se expressar de acordo com as emoções que sente e a maneira como as expressa não for excessiva. Porém, você já se sentiu sozinho ou viu alguém rindo com lágrimas nos olhos?

Se você nunca experimentou isso, provavelmente já viu em uma cena de filme ou série. O personagem guardou as coisas na frente dele enquanto chorava, mas logo riu alto. Você pode achar estranho, porque, em sua compreensão, chorar e rir são opostos.

No entanto, você precisa saber que essa condição pode ocorrer devido a vários motivos, como os seguintes.

1. Depressão

Doenças mentais, como a depressão, podem fazer alguém que estava chorando de repente rir. Isso pode acontecer porque a doença mental faz com que a pessoa tenha transtornos de humor.

A depressão é um transtorno mental que faz a pessoa se sentir triste o tempo todo. Pessoas com essa condição podem repentinamente explodir em lágrimas ao rir ou sorrir. Se você costuma sentir isso, é seguido por outros sintomas de depressão, como:

  • insônia e fadiga corporal,
  • ansiedade e perda de interesse nas coisas usuais, e
  • culpar a si mesmo, sentir-se sem valor, até mesmo cometer atos que machuquem a si mesmo e pensem no suicídio.

Se o médico diagnosticar a doença, o tratamento pode ser com antidepressivos, psicoterapia ou ambos. As opções de tratamento da depressão serão adaptadas à gravidade da condição experimentada.

2. Transtorno bipolar

Rir enquanto chora mais tarde também pode ser causado por doença mental, mais precisamente transtorno bipolar (transtorno bipolar). Essa condição faz com que a pessoa tenha mudanças de humor muito drásticas. Essas mudanças de humor são conhecidas como episódios de hipomania, mania e depressão.

Mania e hipomania são episódios em que o sofredor faz algo com entusiasmo e energia; às vezes, suas ações tendem a ser impulsivas. O sofredor pode, em determinado momento, sentir-se muito triste e sem inspiração, mas de repente se sentir tão excitado que exagera em algo sem pensar nas consequências.

Assim como a depressão, o transtorno bipolar também é tratado com psicoterapia e vários medicamentos prescritos, um dos quais são os antidepressivos.

3. Afeto pseudobulbar

Além de problemas mentais, rir com lágrimas nos olhos pode ser causado pelo efeito pseudobulbar (PBA). Esta condição é caracterizada por episódios repentinos de riso e tristeza até as lágrimas. Geralmente ocorre em pessoas com certas doenças ou lesões neurológicas, que podem afetar a maneira como o cérebro controla as emoções.

Se você tiver essa condição, experimentará emoções normalmente, mas às vezes você as expressará de forma exagerada ou inadequada. Como resultado, a condição pode ser constrangedora e interferir em sua vida diária. Um exemplo de ocorrência perturbadora quando ocorrem os sintomas é quando você de repente cai na gargalhada e depois começa a chorar enquanto participa de uma reunião.

O riso muda para lágrimas, porque quando você ri fora de controle, seus olhos inadvertidamente explodem em lágrimas. Cada episódio pode durar vários minutos e ocorrer sem um gatilho.

A causa do PBA é lesão cerebral ou problemas neurológicos relacionados à doença de Alzheimer, doença de Parkinson, acidente vascular cerebral, esclerose múltipla (EM) ou esclerose lateral amiotrófica (ELA). Quando um médico faz um diagnóstico desta doença, o tratamento inclui o uso de antidepressivos e medicamentos geralmente prescritos para tratar a esclerose lateral amiotrófica ou esclerose múltipla.

Essas três causas costumam chorar enquanto riem ou vice-versa, muitas vezes se cruzam. Freqüentemente, são as pessoas com PBA que são diagnosticadas com depressão ou transtorno bipolar, de acordo com o site da Mayo Clinic. Portanto, pode ser necessário passar por um histórico médico e exames médicos.