Qual é a diferença entre a dor na mama devido à TPM e os sintomas da gravidez?

Quer se trate de TPM e gravidez, ambos causam sintomas de dor nos seios. Não é raro que isso confunda muitas mulheres para distinguir entre os dois. Você já sentiu dor nos seios uma semana antes da menstruação e depois ficou confuso se era sinal de gravidez ou não? A seguir, uma explicação sobre os seios doloridos como um sinal de gravidez ou TPM.

Dor na mama, um sinal de menstruação (menstruação)

Citando American Pregnancy, os sinais de gravidez ou menstruação (menstruação) são realmente semelhantes. Além da dor na mama, outros sinais de gravidez e TPM são humores erráticos ( mudanças de humor ), dor nas costas, dor de cabeça e muitas vezes sente fome.

Então, dor no peito uma semana antes da menstruação é sinal de gravidez? Dor na mama antes da menstruação não é necessariamente um sinal de gravidez.

O motivo é que a dor acompanhada de inchaço das mamas, um sinal de TPM, geralmente ocorre uma a duas semanas antes do início da menstruação e diminui após a menstruação.

Quando palpada, a mama também pode apresentar um nódulo, ser sólida e parecer mais cheia. Essa condição é causada porque os hormônios estrogênio e progesterona no corpo flutuam durante o ciclo menstrual.

O hormônio estrogênio faz com que os dutos mamários aumentem. Enquanto isso, a produção do hormônio progesterona faz com que as glândulas mamárias inchem. Ambas as coisas fazem com que seus seios fiquem doloridos antes da menstruação (TPM).

Essa dor varia de leve a intensa e geralmente é mais intensa antes da menstruação. Essa dor vai melhorar gradualmente durante ou após a menstruação.

Mulheres em idade reprodutiva tendem a ter sintomas de dor mamária mais graves. No entanto, esses sintomas variam de pessoa para pessoa.

Para algumas mulheres, a dor que aparece ainda pode ser suportável. No entanto, para algumas outras mulheres, essa dor pode ser muito dolorosa.

Dor nas mamas, sinal de gravidez

Então, que tal a dor nas mamas como sinal de gravidez? O que mais faz diferença é a dor.

A dor na mama associada à gravidez será mais dolorosa do que durante a TPM ou antes da menstruação. Além de sentir dor, os seios durante a gravidez também ficam mais sensíveis, sensíveis e inchados.

O inchaço e a sensibilidade na mama duram de uma a duas semanas após a concepção. Essa condição é causada pelo aumento dos níveis do hormônio progesterona devido à gravidez.

Na verdade, os seios não só doem durante a gravidez, mas também sentem uma sensação de formigamento na área ao redor dos mamilos. A cor da pele na área do mamilo e da aréola também pode escurecer durante a preparação para a amamentação, quando o bebê nascer.

Ao contrário da dor nas mamas, sinal de menstruação, que vai ceder após o início da menstruação, a dor nas mamas é sinal de gravidez, não é o caso.

Essa condição pode durar o suficiente devido a um aumento no nível de progesterona no corpo para sustentar a gravidez. Algumas mulheres até têm dores nos seios que persistem durante a gravidez.

Dor na mama que não está relacionada à menstruação

Embora a dor nos seios seja frequentemente associada a sinais de gravidez e menstruação, existem algumas condições que não estão relacionadas a nenhum dos dois.

Às vezes, a dor na mama pode ser causada pelo seguinte, citando o NHS:

  • Lesões ou entorses no ombro, pescoço ou área das costas que causam dor na mama
  • Tomar medicamentos como a pílula anticoncepcional (pílulas anticoncepcionais)
  • Sofrendo de mastite ou abscesso mamário
  • Menopausa

Além da dor nas mamas, existem várias condições que tornam mais fácil para as mulheres compreender a diferença entre a gravidez e os sinais da menstruação.

  • As cólicas abdominais como sintoma da menstruação perduram por muito tempo e desaparecem durante a menstruação e desaparecem no final do ciclo.
  • Dor na mama acompanhada de náuseas e vômitos é um sinal de gravidez, não de menstruação.
  • A menstruação tardia não é necessariamente um sinal de gravidez.
  • Às vezes, sangramento leve é ​​um dos primeiros sinais de gravidez; no entanto, geralmente você não terá sangramento durante a TPM.

A melhor maneira de saber a diferença entre a menstruação e um sinal de gravidez é fazer um teste de gravidez com pacote de teste .