A dengue ou DHF é freqüentemente confundida com outros sintomas da doença, que também são caracterizados por febre. Porque existem alguns sintomas semelhantes a algumas outras doenças, como gripe ou infecções virais ou bacterianas. Se não for tratada imediatamente, a dengue pode ser fatal. A seguir estão os sintomas da dengue ou dengue hemorrágica que os pacientes não devem ignorar.
O que é dengue?
A febre hemorrágica da dengue ou DHF é uma doença infecciosa causada pelo vírus da dengue, que é transmitido por mosquitos.
A dengue leve pode causar febre alta, erupção cutânea e dores musculares e articulares. Embora a dengue grave, também conhecida como febre hemorrágica da dengue, pode causar hemorragia grave, uma queda drástica repentina da pressão arterial e pode até levar à morte.
Existem quatro sorotipos do vírus da dengue que causam DHF, a saber, DENV-1, -2, -3 e -4. A infecção por esses vírus causa vários sintomas, como febre, tontura, dor no globo ocular, músculos, articulações e erupção na pele.
Sintomas gerais da dengue (DHF)
De acordo com o site do CDC, estima-se que 1 em cada 4 casos de dengue são assintomáticos, o que significa que não apresentam quaisquer sinais ou sintomas.
No entanto, a maioria das pessoas com dengue apresentam sintomas cerca de 4 a 10 dias após o paciente ser picado por um mosquito da dengue Aedes aegypti e Aedes Albopictus. Durante esses 4-10 dias, o vírus da dengue que entra no corpo passará por um período de incubação primeiro, até que você finalmente sinta os sintomas.
Em crianças que nunca foram infectadas antes, os sintomas da dengue tendem a ser mais graves do que em adultos.
Depois de experimentar os sintomas de DHF conforme descritos acima, você passará pelas seguintes fases da dengue:
- Fase inicial: O sintoma mais característico quando exposto à dengue em fase inicial é a febre alta. O aparecimento de febre alta em casos de dengue costuma ser acompanhado de vermelhidão facial, pele ruborizada, dores no corpo, dores musculares e dores de cabeça.
- fase críticaEsta fase é caracterizada por uma diminuição da temperatura corporal até a temperatura normal. No entanto, o paciente realmente apresenta o maior risco de vazamento vascular.
- Fase de cura: Quem sofre de dengue sentirá febre novamente. No entanto, essa condição é uma fase de cura em que as plaquetas de pacientes com DHF sobem lentamente e voltam ao normal.
Por isso, os pacientes e seus familiares precisam saber a diferença entre os sintomas da ICD que aparecem com os sintomas de outras doenças para não os ignorar. A seguir estão os sinais e sintomas comuns da dengue que os pacientes não devem ignorar.
1. Febre alta repentina
A febre pode ser comum em muitas doenças. No entanto, nos sintomas iniciais da DHF, a febre ocorre repentinamente e muitas pessoas não sabem a diferença entre a febre comum e a febre causada pela DHF.
O contraste entre os sintomas da dengue e outros sintomas febris é que a dengue pode chegar a 40 graus centígrados. A febre que ocorre devido à gripe e à infecção de um vírus ou bactéria geralmente é acompanhada por sintomas de espirros ou tosse, enquanto os sintomas de febre na DHF não são o caso. A febre como sintoma de DHF pode ocorrer por dois a sete dias.
2. Dor nos músculos
Depois que os sintomas da dengue, como febre, ocorrem, o paciente sentirá dores nos músculos e nas articulações. Os sintomas da dengue são acompanhados por calafrios e sudorese.
É por isso que a dengue hemorrágica costumava ser chamada de doença.quebrar osso”Porque muitas vezes causa dores nas articulações e nos músculos, onde o osso parece que está rachado.
3. Forte dor de cabeça e dor atrás dos olhos
Poucas horas depois de sentir febre, o próximo sintoma de DHF que aparecerá é uma forte dor de cabeça. Normalmente, a dor ocorre ao redor da testa.
As fortes dores de cabeça também são acompanhadas por dores na parte posterior do olho. Estes são os sinais e sintomas comuns da dengue que ocorrem com frequência.
4. Náusea e vômito
Em algumas pessoas, também podem ocorrer problemas digestivos, como náuseas e vômitos. Além disso, o estômago ou as costas ficam desconfortáveis. Os sintomas da dengue podem ocorrer por dois a quatro dias.
5. Fadiga
Febre acompanhada de dores musculares e problemas digestivos que ocorrem em pacientes com DHF podem reduzir o apetite. É claro que isso faz com que o corpo fique cansado devido à falta de ingestão de alimentos e a um sistema imunológico enfraquecido.
6. Erupção ou manchas vermelhas aparecem
Erupções e manchas vermelhas também são sintomas típicos da dengue. É possível que uma erupção vermelha apareça no rosto, pescoço e tórax dentro de 24-48 horas após o aparecimento dos primeiros sintomas.
Enquanto isso, as manchas vermelhas ou o que é conhecido como petéquias será visto 3-5 dias depois.
A erupção na DHF geralmente é causada pela dilatação dos capilares logo abaixo da pele, enquanto as manchas vermelhas são consideradas a resposta do sistema imunológico do corpo contra o vírus da dengue.
7. Desidratação
Durante o período de recuperação da dengue, preste atenção aos sintomas de desidratação, pois isso pode ocorrer. Esses sintomas estão em risco porque os pacientes com DHF perdem muito líquido devido à febre alta e vômitos frequentes.
A desidratação devido à dengue é geralmente mais comum em pacientes pediátricos do que em adultos. Procure atendimento médico imediato se sentir sintomas como:
- Freqüência e quantidade diminuída de urina
- Não há lágrimas
- Boca ou lábios secos
- Confusão
- Sentindo frio
Você deve prestar atenção ao equilíbrio de fluidos no corpo durante o período de recuperação após a dengue. Além de água, você também pode consumir ou fornecer outros líquidos que contenham nutrientes, como vitamina C e eletrólitos.
O perigo é se os sintomas de DHF não obtiverem tratamento imediato
Os sintomas de DHF acima devem ser considerados e devem receber tratamento imediato o mais rápido possível. Porque, se você não receber a ajuda certa, essa doença pode se transformar em dengue grave.
O vírus da dengue pode progredir para febre da dengue grave (dengue severa), que pode ser fatal. A dengue severa pode causar dor abdominal e vômitos, dificuldade para respirar e uma diminuição das plaquetas sanguíneas, o que pode causar hemorragia interna.
Aqui estão os sintomas da dengue que progrediu para um nível mais grave:
1. Sangramento
Devido à diminuição dos níveis de plaquetas em pacientes com DHF e à suscetibilidade a danos aos vasos sanguíneos, o paciente corre o risco de apresentar sintomas de sangramento. Os sintomas de sangramento da dengue podem ser leves a graves.
Distúrbios como sangramento nasal, sangramento nas gengivas e hematomas que aparecem sem motivo são sinais de dengue que entrou em um estágio grave.
A dengue grave também pode causar vômitos, que são mais frequentes e acompanhados de sangue. O sangue também pode ser encontrado durante as evacuações ou ao urinar.
Portanto, você deve estar alerta se sangramento anormal começar a ocorrer quando você for exposto à dengue.
2. Dor de estômago forte
Sintomas de dor abdominal insuportável também são freqüentemente relatados em pacientes com ICD grave.
Dor no abdômen também pode ser acompanhada por sintomas de náuseas e vômitos, que são bastante frequentes. De acordo com um artigo de Journal of Acute Disease, a dor abdominal em pacientes com DHF pode estar relacionada à colecistite (bloqueio dos ductos biliares, insuficiência renal e pancreatite como complicação da DHF.
Os sintomas acima podem piorar e causar sangramento intenso, choque, e morte. Esta condição é chamada síndrome do choque da dengue (DSS). Pessoas com sistema imunológico fraco também correm maior risco de ter uma condição mais grave quando infectadas com dengue.
Como prevenir a ocorrência dos sintomas da dengue?
Para evitar a doença e os sintomas da dengue, você é incentivado a ficar mais alerta e tomar as seguintes medidas para prevenir a dengue:
- Limpe o reservatório de água uma vez por semana: limpar sua banheira pelo menos uma vez por semana pode interromper o ciclo de vida do mosquito Aedes.
- Reservatórios de água de cobertura: bacias cheias de água, vasos de flores, baldes e outros recipientes que podem conter água têm o potencial de se tornarem criadouros de mosquitos.
- Use rede mosquiteira: pode instalar esta rede mosquiteira nas portas e janelas.
- Evite empilhar ou pendurar roupas por muito tempo: uma pilha de roupas sujas não é um terreno fértil para os mosquitos, mas é um local favorito para os mosquitos pousarem.
- Use loção repelente de mosquitos: quando quiser viajar ou dormir, não se esqueça de usar a loção repelente de mosquitos, principalmente nas partes do corpo que não estão cobertas por roupas.
Lutem contra o COVID-19 juntos!
Siga as últimas informações e histórias dos guerreiros COVID-19 ao nosso redor. Junte-se à comunidade agora!