Você sabe? O formato da vagina nas mulheres acaba sendo diferente, você sabe . Pode-se até dizer que as características e a aparência da vagina de cada pessoa são bastante peculiares. Quer saber mais? Vamos lá, dê uma olhada nos vários tipos de vaginas junto com outros fatos interessantes sobre este órgão reprodutor!
Conheça as várias formas da vagina
Dr. Suzy Elneil, consultora de uroginecologia e uroneurologia no University College Hospital, em Londres, afirmou que a genitália feminina tem características diferentes uma da outra.
Quando as pessoas mencionam a forma da vagina, então com base na anatomia da vagina, elas estão na verdade falando sobre os lábios (lábios da vulva). Existem dois tipos de lábios: os grandes lábios (lábios externos) e os pequenos lábios (lábios internos).
Existem vários tipos de lábios que são bastante comuns. No entanto, também pode haver outros tipos que não podem ser incluídos em certas categorias.
Para obter mais detalhes, vamos dar uma olhada em alguns dos formulários e imagens da vagina a seguir.
1. Forma vaginal assimétrica ( lábios internos assimétricos )
O primeiro tipo de vagina é uma forma assimétrica ou lábios internos assimétricos . Chamado assimétrico porque o tamanho entre os lábios da vulva e o exterior não é o mesmo.
Nesse tipo, os pequenos lábios (lábios internos) são mais longos, mais grossos e maiores do que os outros.
Se sua vulva for assimétrica, pode ficar preocupado com algumas doenças. Porém, esta forma é realmente normal Por quê.
2. Forma vaginal em ferradura ( lábios externos curvos )
A próxima forma da vulva é o tipo ferradura ou lábios externos curvos ou seja, o lábio externo curvo da vulva.
É chamada de ferradura porque, neste tipo, o lábio externo parece curvo e se fecha para baixo de forma que se assemelha a uma ferradura.
Além do formato curvo, neste tipo, a abertura vaginal é mais larga para que o interior dos lábios vaginais seja visto com clareza.
3. Forma vaginal como uma tulipa (p lábios internos violentos )
Esta forma de vulva é caracterizada pelos pequenos lábios serem mais longos e mais proeminentes do que os grandes. Para que pareça que vai florescer como uma tulipa.
No entanto, a diferença no comprimento pode não ser tão perceptível porque os lábios internos da vagina apenas se projetam ligeiramente.
4. Forma de vagina fechada ( lábios externos proeminentes )
O oposto da forma de tulipa, esta forma de vulva tem os grandes lábios (lábios externos) que são mais proeminentes e cobrem todo o interior da vulva.
Nesse tipo, o lábio externo é mais pendente e parece inchado. Isso faz com que sua vagina tenha uma pele mais espessa ou mais fina em um lado dos lábios.
Embora a espessura da pele tenda a não ser a mesma, mas não precisa de se preocupar, esta forma é normal Por quê .
5. O formato da vagina lembra uma cortina ( lábios internos longos e pendentes )
É chamado de forma de cortina porque um lado dos pequenos lábios (lábio interno) se projeta através dos grandes lábios, fazendo com que pareça uma cortina. O comprimento do fio pode chegar a 2,5 cm ou mais.
Portanto, não é incomum que os pequenos lábios se destaquem quando você usa calcinha por causa das dobras adicionais em seus lábios vulvares.
À primeira vista, este formulário é semelhante a lábios internos proeminentes (tipo tulipa). A diferença é que, nesse tipo de cortina, apenas um lado do lábio interno sobressai.
Não se preocupe se você tiver esse tipo. O motivo é que o formato da vagina é bastante comum nas mulheres.
6. A forma da vagina está pendurada ( lábios externos longos e pendentes )
Lábios externos longos e pendentes ou a forma de mejutai em um relance semelhante à forma fechada (lábios externos proeminentes) A diferença é que os grandes lábios (lábios externos) ficam mais para baixo e há uma abertura na parte superior.
A existência dessas aberturas permite ver as dobras da vulva. Esses vincos podem ser vistos além do limite da calcinha quando você se senta.
7. Forma vaginal com fenda pequena ( pequenos lábios abertos )
Nesta forma, a vulva parecerá menor do que os outros tipos. Isso ocorre porque os grandes lábios são achatados e aderidos ao osso púbico.
Nesta forma, apenas algumas fendas podem revelar o interior da vulva ou pequenos lábios.
8. Forma vaginal plana ( pequenos lábios fechados )
Desta forma, seus grandes lábios não podem ser separados e parecem apertados. Portanto, o lábio interno da vulva está completamente fechado e invisível.
Normalmente, esta forma é a mais comum entre as outras formas, por isso é frequentemente considerada uma forma vaginal normal.
Quando na verdade existem vários tipos de vulva normal além desse tipo. Portanto, você não precisa se preocupar se sua vagina não for desse tipo.
9. Forma vaginal aberta ( lábios internos visíveis )
A forma desta vulva é indicada pelo mesmo tamanho dos grandes e pequenos lábios. Portanto, os lábios internos não são visíveis porque se fundem com os lábios externos.
Devido às dobras fundidas das duas camadas dos lábios, a vulva vaginal fica exposta e o interior pode ser visto claramente.
Qual é a forma vaginal normal?
Depois de olhar as fotos da Srta. V acima, você deve estar se perguntando como é o formato vaginal mais normal e melhor, a resposta é não.
A vagina, ou melhor, a vulva, e todos os seus componentes vêm em todas as formas, tamanhos e cores. Mesmo cada genitália feminina também tem um cheiro diferente.
Na verdade, os lábios da vulva podem variar em tamanho e cerca de metade das mulheres têm pequenos lábios que são mais longos do que os grandes, como no tipo cortina ou no tipo tulipa.
Com base em estudos publicados em BJOG: Jornal Internacional de Obstetrícia e Ginecologia , a forma dos lábios é muito variada, seja o lábio interno mais comprido que o externo ou vice-versa.
A forma dos órgãos reprodutivos femininos às vezes também é diferente entre os lados esquerdo e direito. Na verdade, é muito raro encontrar uma forma naturalmente simétrica dos lábios.
Contanto que você não sinta dor ou encontre caroços na vagina e outros sintomas estranhos, não há nada com que se preocupar.
Tamanho médio dos lábios (lábios vaginais)
Algumas mulheres estão preocupadas com o tamanho de seus lábios. Mas, na verdade, não há nada com que se preocupar. Isso ocorre porque o tamanho dos lábios varia de uma mulher para outra.
Portanto, você não deve julgar o tamanho de seus lábios porque eles se comparam aos de outras pessoas.
Dois estudos publicados em BJOG: Jornal Internacional de Obstetrícia e Ginecologia e The Journal of Minimally Invasive Gynecology , o tamanho médio dos lábios é descrito a seguir.
- O comprimento dos grandes lábios esquerdo ou direito é de cerca de 12 cm, com uma profundidade de cerca de 10 cm.
- Os pequenos lábios esquerdos têm até 10 cm de comprimento e 6,4 cm de largura.
- Os pequenos lábios direitos têm cerca de 10 cm de comprimento e 7 cm de largura.
No entanto, apesar de seu tamanho médio, se os lábios menores ou maiores forem muito sensíveis e doloridos, você precisa estar atento. Você pode estar apresentando sintomas de hipertrofia dos lábios ou aumento dos lábios vaginais.
Essa condição geralmente torna o processo de limpeza dos órgãos genitais após a urina doloroso. Como resultado, essa parte do corpo sofrerá infecção porque não é limpa de maneira adequada.
Fatores que fazem a vagina mudar de formato
O tamanho, a forma e a profundidade da vagina geralmente mudam com o tempo. A seguir estão os vários fatores que influenciaram essa mudança.
- O desejo sexual que faz com que a vagina se expanda, alongue e alargue.
- Alterações hormonais durante a menstruação, gravidez e pós-parto.
- Efeito do movimento muscular devido ao parto.
- Afrouxamento da pele devido à influência da idade.
A maioria das mulheres experimenta alterações na forma da vagina após o parto e na idade da menopausa. Portanto, é recomendável fazer exercícios de Kegel para ajudar a contrair os músculos da vagina.