A febre tifóide pode comer frutas ou não? Esta é uma lista de frutas seguras

Visto que a febre tifóide é um tipo de doença que infecta o sistema digestivo, não é aconselhável comer descuidadamente. Inclusive ao comer frutas. Existem algumas frutas que podem e não devem ser consumidas por quem sofre de tifo. Nada? Confira a revisão completa neste artigo.

Por que as pessoas com febre tifóide precisam controlar a ingestão de alimentos?

Febre tifóide ou a linguagem médica chamada febre tifóide é uma doença infecciosa que ataca o sistema digestivo devido à infecção por bactérias Salmonella typhi. Durante esta doença, o sistema digestivo das pessoas com febre tifóide fica inflamado.

Quando uma pessoa com febre tifóide pode comer alimentos descuidadamente e não mantém sua ingestão adequadamente, podem ocorrer complicações graves. As complicações mais comuns da febre tifóide são sangramento nos intestinos e perfuração intestinal, que é uma condição em que a parede intestinal apresenta buracos.

É por isso que escolher a alimentação certa é muito importante quando alguém está com tifo. Isso não é apenas para evitar complicações, mas ao mesmo tempo apoiar o tratamento do tifo para que você se recupere rapidamente.

Boa fruta para quem sofre de tifo

Uma das restrições alimentares que não devem ser consumidas temporariamente por pessoas com tifo são os alimentos que contêm altos níveis de fibras. O motivo é que os alimentos com alto teor de fibras são difíceis de digerir e podem irritar o intestino.

Aqui está uma coleção de tipos de frutas que não contêm muita fibra e são seguras para quem sofre de tifo. Embora pobres em fibras, essas frutas ainda contêm vitaminas e minerais importantes, por isso podem ajudar no processo de recuperação de pessoas com febre tifóide. Essas frutas incluem:

1. Banana

Bananas, especialmente bananas maduras, são muito boas para pessoas com febre tifóide. A textura das bananas maduras, geralmente pastosas e mais macias, permite que esses alimentos passem facilmente pelo trato digestivo.

Além disso, o tifo costuma ser acompanhado de diarreia. O teor de potássio na banana ajuda a repor os eletrólitos perdidos pelo corpo quando você tem diarreia.

2. Melão

O melão é uma fruta que contém menos fibras em comparação com outros tipos de frutas frescas. Embora seja pobre em fibras, o melão contém muitos nutrientes que não são menos saudáveis.

Uma porção de melão (100 gramas) contém 36 calorias com 3% de fibra dietética, 1% de proteína, 1% de ferro e 5% de potássio. Esses vários ingredientes podem ajudar as pessoas com febre tifóide a estimular o sistema imunológico para que possam acelerar o processo de recuperação.

3. Abacate

Citado na página do Johns Hopkins Medicine, o abacate é um superalimento que contém fibras e nutrientes essenciais. O conteúdo dessas frutas pode ajudar a melhorar a função digestiva, que é perturbada por bactérias que causam o tifo.

Na quantidade de 100 gramas, o abacate contém 160 calorias com 19% de gordura, 3% de carboidratos e 4% de proteína. Esta fruta é boa para quem sofre de tifo porque é rica em calorias e nutrientes, pelo que pode ajudar a restaurar o seu estado de saúde.

4. Melancia

O principal conteúdo da polpa da melancia é a água. Por conter muita água, a melancia tem baixo teor de fibras. Isso significa que a melancia é uma boa fruta para quem sofre de tifo.

Semelhante ao melão, embora tenha pouca fibra, a melancia ainda contém uma série de nutrientes que não são menos saudáveis ​​do que outras frutas. Além disso, a melancia é uma excelente fonte de antioxidantes para o corpo.

O alto teor de água na melancia pode repor os fluidos em seu corpo quando você tem febre tifóide. Portanto, a melancia pode evitar que você perca muitos fluidos corporais e acelerar o processo de recuperação.

5. Fruta do dragão

Esta fruta tem polpa macia e não tem sabor acentuado, por isso pode ser uma opção para quem sofre de tifo. Os sintomas da febre tifóide na forma de falta de apetite podem ser superados comendo essa fruta.

Assim, a fruta do dragão pode ser facilmente digerida por pessoas com febre tifóide. Além de sua textura, a fruta do dragão também contém uma grande quantidade de nutrientes que aceleram o processo de cura de pessoas com tifo.

Citado na Cleveland Clinic, a fruta do dragão contém vitamina C, que pode impulsionar o sistema imunológico do seu corpo. A fruta do dragão também pode aumentar as bactérias boas nos intestinos, o que pode melhorar sua condição digestiva quando você tem febre tifóide.

6. Vinho

As uvas são ricas em antioxidantes na forma de flavonóides e resveratrol. Com base em pesquisas conduzidas pelo Linus Pauling Institute, o resveratrol em uvas é útil para neutralizar os efeitos causados ​​pela inflamação e na prevenção de certas doenças, incluindo a febre tifóide.

Antes de consumir esta fruta, certifique-se de que as uvas que você come são doces e maduras, sim.

7. Outras frutas

Além das frutas mencionadas acima, várias outras frutas também são boas para o consumo das pessoas com febre tifóide, como damascos, melão maduro, pêssegos, laranjas doces e mamões. Se você está constipado, pode beber suco de fruta filtrado para reduzir o teor de fibras e remover a polpa.

Consulte primeiro um médico ou enfermeiro para se certificar de que a melhor fruta que pode consumir está de acordo com as suas necessidades.