7 benefícios do café, não apenas para se livrar da sonolência |

O benefício mais popular do café entre o público é o alívio da sonolência. No entanto, você sabia que essa bebida de sabor amargo também tem vários outros benefícios à saúde? Confira os comentários sobre os benefícios e o conteúdo nutricional do café junto com o seguinte, sim!

Conteúdo nutricional do café

O café é frequentemente usado como uma bebida obrigatória, consumida todos os dias para algumas pessoas. O motivo é que acredita-se que o café seja um impulsionador da energia no início do dia.

Antes de discutir os benefícios do café, você deve primeiro compreender o conteúdo nutricional nele contido.

O site de dados de composição de alimentos da Indonésia afirma que o conteúdo nutricional em 100 gramas (g) de café instantâneo moído é o seguinte:

  • Água: 2,6 g
  • Energia: 129 calorias (Cal)
  • Proteína: 12,3 g
  • Gordura: 0,5 g
  • Carboidratos (CHO): 35,0 g
  • Cinza (ASH): 9,7 g
  • Cálcio (Ca): 179 miligramas (mg)
  • Fósforo (F): 383 mg
  • Ferro (Fe): 5,6 mg
  • Sódio (Na): 72 mg
  • Potássio (K): 3,256 mg
  • Cobre (Cu): 0,14 mg
  • Riboflavina (Vit. B2): 0,21 mg
  • Niacina (niacina): 30,6 mg

Além de carboidratos, proteínas e um pouco de gordura, o café também contém cafeína, magnésio e produtos químicos vegetais.

Esses produtos químicos vegetais incluem polifenóis (contendo ácido clorogênico e ácido quínico) e diterpenos (contendo cafestol e kahweol).

Benefícios do café para a saúde

O café é uma bebida estimulante que contém cafeína. O conteúdo pode aumentar a energia, o estado de alerta, o humor e a função cerebral.

Bem, se você beber conforme a necessidade, aqui estão os vários benefícios do café para a saúde do seu corpo:

1. Manter a saúde do coração

Citado no site da Harvard School of Public Health, beber café regularmente pode reduzir o risco de doenças cardíacas e derrames.

Isso é evidenciado em vários estudos mencionados no site.

Acredita-se que beber 4 ou mais xícaras de café por dia reduz o risco de derrame em 20% em comparação com pessoas que não bebem café.

Pesquisa publicada na revista Relatórios atuais de cardiologia prova que beber café regularmente em doses moderadas não afeta negativamente a saúde cardiovascular.

2. Mantenha o peso corporal ideal

Outro benefício que você pode tirar do consumo do café é manter um peso corporal ideal, talvez até ajudar a perdê-lo.

Estudos publicados em European Journal of Clinical Nutrition observaram uma comparação da frequência de consumo de café entre indivíduos que desejam emagrecer e aqueles que não desejam.

Como resultado, aqueles que queriam perder peso relataram beber mais café e bebidas com cafeína do que aqueles que não o fizeram.

Portanto, o consumo de bebidas com cafeína pode ajudar na perda de peso ou nos esforços de manutenção de uma pessoa.

3. Reduzindo o risco de diabetes tipo 2

Além de perder peso, o café também tem benefícios na redução do risco de diabetes tipo 2.

A Mayo Clinic afirma que existem vários estudos que comprovam que o consumo de café, quer contenha cafeína ou não, pode reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

No entanto, se você já tem diabetes, a cafeína do café corre o risco de afetar os níveis de açúcar no sangue, tanto para mais quanto para menos.

Portanto, você deve consultar seu médico se quiser beber café, mas tiver diabetes tipo 2.

4. Manter a saúde do cérebro

A cafeína contida no café tem muitos efeitos positivos no cérebro, como aumentar o estado de alerta, ajudar na concentração, melhorar o humor e reduzir o risco de depressão.

Além disso, jornal Neurologia Prática menciona que o consumo de café pode prevenir o declínio cognitivo na função cerebral, doença de Parkinson e doença de Alzheimer.

Isso significa que a ingestão diária de café e cafeína pode ser incluída com segurança em uma dieta equilibrada e saudável.

Na verdade, a ingestão de café também não precisa ser interrompida nos idosos (idosos).

5. Manter a saúde do fígado

O próximo benefício do café está relacionado à saúde do fígado. Journal of Clinical Gastroenterology menciona que a ingestão de café tem potencial para reduzir a quantidade de gordura no fígado.

Estudos em animais mencionados na publicação mostram que o conteúdo químico do café pode ajudar a desintoxicar as células cancerosas do fígado.

No entanto, mais pesquisas são necessárias para provar a eficácia do café pode ajudar a tratar doenças crônicas do fígado.

6. Reduz o risco de câncer

Como mencionado acima, o café pode ser benéfico na redução do risco de câncer de fígado.

O site da Escola de Saúde Pública de Harvard também afirma que o café pode afetar o desenvolvimento do câncer, desde o aparecimento das células cancerosas até a morte.

Diz-se que o conteúdo de cafeína no café interfere no crescimento e na disseminação das células cancerosas.

A American Cancer Society afirma que existem vários estudos que provam que o café pode reduzir vários tipos de câncer, incluindo:

  • câncer de próstata,
  • câncer de coração,
  • câncer endometrial, e
  • alguns cânceres de boca e garganta.

7. Reduz o risco de cálculos biliares

Existem vários benefícios da cafeína no café, que previne a formação de cálculos biliares.

Isso porque o teor de café é capaz de prevenir a formação de colesterol, que causa a formação de cristais ou cálculos na vesícula biliar.

O conteúdo pode estimular contrações no saco e aumentar o fluxo biliar, de forma que o colesterol não se acumule ali.

Dicas para beber café com segurança

Uma xícara de café fresco geralmente contém cerca de 95 mg de cafeína. Beber café que ainda é considerado razoável é 3-5 xícaras ou uma média de 400 mg de cafeína por dia.

Mesmo assim, a dose de café pode ser diferente para cada pessoa. A dose de que você precisa depende da sua idade, saúde e várias outras condições.

Aqui estão algumas coisas que você precisa prestar atenção antes de consumir café:

  • Determine a quantidade de café que você bebe e como isso afeta seu humor e padrões de sono.
  • Guarde o café em local fresco e seco, longe do calor e da umidade.
  • Os sintomas de abstinência geralmente ocorrem após usar café por um longo período.

O café nem sempre é seguro para o consumo de todos. Portanto, é melhor discutir com seu médico para descobrir a dose certa para você.