Compreendendo o tecido epitelial e seu papel importante no corpo humano

Você sabia que o corpo humano é composto de muitos tecidos diferentes? Sim, além de ser sustentado por várias células, ossos e órgãos, o corpo humano também é composto por vários tecidos. Um deles é o tecido epitelial. Curioso para saber qual é exatamente o papel desse tecido no corpo humano? Confira a revisão completa abaixo.

O que é tecido epitelial?

Tecido é uma coleção de células que ajudam a construir vários órgãos e outras partes do corpo. Como braços, mãos e pés. Observados cuidadosamente ao microscópio, os tecidos que constituem o corpo humano apresentam uma estrutura organizada e ordenada de acordo com sua função.

Essa função então distingue o tecido de acordo com sua localização no corpo. É por isso que o corpo humano é composto de quatro tipos principais de tecidos; incluem tecido muscular, tecido conjuntivo, tecido nervoso e tecido epitelial.

O tecido epitelial é um dos tecidos com uma área de superfície grande o suficiente com células muito densas. Esse tecido serve para revestir ou cobrir a superfície do corpo e compor a parte externa do órgão.

Em outras palavras, esse tecido corporal atua como um "portal" que protege o corpo da exposição direta ao mundo exterior. Portanto, todas as substâncias que tentam entrar no corpo devem primeiro passar pelo tecido epitelial.

Onde está localizado o tecido epitelial do corpo?

Dada a tarefa que lida diretamente com o mundo exterior, o tecido epitelial do corpo está geralmente localizado na pele, trato respiratório, trato digestivo, trato urinário e trato reprodutivo.

A estrutura desse tecido protetor tende a ser espessa porque é composta por várias camadas de células de queratina espessas para fornecer força e resistência mecânica. Considere, por exemplo, a pele como o maior órgão do corpo. A pele acaba sendo revestida por células epiteliais com grosso conteúdo de queratina para evitar que o corpo perca muita água e outras substâncias importantes.

O mesmo ocorre com o esôfago (esôfago), que faz parte do trato digestivo. No desempenho de suas funções, o esôfago está sempre exposto ou em contato direto com uma variedade de alimentos e bebidas de diferentes texturas, composições e níveis de pH.

Portanto, o esôfago também é protegido por tecido epitelial. No entanto, a estrutura do tecido epitelial no interior do corpo tende a ser mais fina ou não tão espessa quanto o tecido da pele. Não apenas no esôfago, mas também o epitélio delgado também protege o estômago, intestino delgado, intestino grosso, trompas de Falópio no trato reprodutivo e bronquíolos nos pulmões.

Algumas dessas partes são protegidas por um fino epitélio coberto por cílios ou microvilosidades para facilitar seu trabalho. Enquanto isso, a bexiga, os ureteres e a uretra são protegidos por um epitélio transicional que visa facilitar o alongamento e a expansão da capacidade desses órgãos.

A função e o papel do tecido epitelial no corpo

Como mencionado anteriormente, o tecido epitelial do corpo destina-se a várias funções, incluindo:

  • Como proteção (proteção) do tecido subjacente da exposição ao mundo externo, como radiação, compostos nocivos e assim por diante.
  • Ajuda a suavizar o processo de absorção de substâncias no trato digestivo.
  • Auxilia na regulação e excreção de produtos químicos no corpo.
  • Ajuda a produção de hormônios, enzimas, luz e outros produtos finais produzidos pelo corpo.
  • Como um detector da sensação sentida pela pele.

Quais são os tipos de tecido epitelial?

O tecido epitelial é agrupado em 8 tipos de acordo com a forma da célula, o número de camadas de células e o tipo de célula em si. Seis deles foram identificados com base no número de células e sua forma, enquanto os dois restantes foram diferenciados pelo tipo de células neles.

Existem 3 grupos de formas celulares neste tecido, nomeadamente planas e planas (escamosas), quadradas (cuboidais) ou rectângulos altos e largos (colunares). Da mesma forma, o número de células no tecido, pode ser agrupado como epitélio simples e epitélio estratificado.

Bem, aqui estão os vários tipos de epitélio que estão espalhados pelo corpo:

1. Epitélio escamoso simples (epitélio escamoso simples)

O epitélio plano ou escamoso serve para filtrar (filtrar) substâncias que desejam entrar nos órgãos, bem como produzir lubrificantes para suavizar o funcionamento dos órgãos. Esse epitélio pode ser encontrado nos rins, no revestimento do coração, nos vasos sanguíneos, nos vasos linfáticos e nos sacos de ar dos pulmões (alvéolos).

2. Epitélio cuboidal simples (epitélio cuboidal simples)

O epitélio cuboidal simples é responsável por facilitar os órgãos do corpo na realização dos processos de secreção e absorção. Este epitélio está localizado nos rins, ovários e em várias glândulas do corpo.

3. Epitélio cilíndrico simples (epitélio colunar simples)

Semelhante ao epitélio cuboidal simples, o epitélio cilíndrico simples também facilita o trabalho dos órgãos no processo de secreção de muco e enzimas, bem como a absorção de certas substâncias. Mas a diferença, este epitélio está equipado com a presença de muco e pequenos cílios semelhantes a pêlos.

Este epitélio é encontrado no trato digestivo, brônquios dos pulmões, útero e várias outras glândulas.

O epitélio escamoso estratificado (epitélio escamoso estratificado)

O epitélio escamoso ou escamoso em camadas desempenha um papel na proteção do tecido subjacente. Existem dois tipos de epitélio escamoso estratificado, o primeiro localizado sob a camada da pele com uma estrutura mais resistente porque contém a proteína queratina.

Enquanto o segundo sem proteína de queratina (não queratinizada) está localizado na boca, esôfago, uretra, vagina e ânus.

5. Epitélio cuboidal em camadas (epitélio cuboidal estratificado)

O epitélio cuboidal estratificado atua como uma cobertura protetora para os tecidos, glândulas e células subjacentes. Ele está localizado ao redor das glândulas mamárias, glândulas salivares e glândulas sudoríparas.

O epitélio cilíndrico estratificado (epitélio colunar estratificado)

O epitélio cilíndrico estratificado é responsável por suavizar o processo de secreção e proteger os órgãos. Este epitélio geralmente é encontrado apenas no corpo masculino. Precisamente na uretra e associado a certas glândulas.

7. Epitélio colunar pseudoestratificado (epitélio colunar pseudoestratificado)

O epitélio colunar pseudoestratificado é uma única camada de células de altura variável. Sua função é iniciar o processo de secreção e movimentação do muco nos órgãos. Este epitélio é comumente encontrado na garganta, trato respiratório superior, dutos de esperma e outras glândulas.

Colunar pseudoestratificado é uma única camada de células de altura variável. Esse tecido permite a secreção e a movimentação do muco. Ele está localizado na garganta e no trato respiratório superior, dutos de esperma e glândulas.

8. Epitélio de transição (epitélio transicional)

O epitélio transicional é descrito como um tecido que consiste em mais de uma camada de células, com uma combinação de arranjo cuboidal e escamoso. Está localizado no sistema urinário, principalmente na bexiga, que visa permitir o alongamento ou alargamento dos órgãos durante a coleta da urina.