Cateter de urina: para que serve, quem precisa e como é inserido?

Um cateter urinário é um tubo pequeno e fino feito de borracha ou plástico flexível. Esta ferramenta é inserida no trato urinário para que o usuário possa urinar e urinar normalmente.

O uso de um cateter urinário é recomendado para pessoas com distúrbios do sistema urinário, incluindo doenças da bexiga. Quais são os distúrbios e como é o procedimento para inserção do cateter urinário no paciente? Aqui está a revisão completa.

Quem precisa usar um cateter urinário?

Os cateteres urinários têm sido usados ​​em vários campos médicos, desde o tratamento de certas doenças até o auxílio em procedimentos cirúrgicos. Esta ferramenta geralmente é necessária quando alguém que está doente não consegue urinar completamente (anyang-anyangan).

Se a bexiga não for esvaziada, a urina se acumulará nos rins e causará danos à própria insuficiência renal. Portanto, um cateter urinário é necessário com urgência para pessoas com as seguintes condições:

  • Incapazes de urinar por conta própria.
  • Incapaz de controlar a micção (incontinência urinária) ou o fluxo de urina.
  • Tem problemas de saúde da bexiga.
  • Hospitalizado para cirurgia.
  • Em coma.
  • Drogado por muito tempo.

Uma pessoa também precisa usar um cateter urinário se:

  • Experimentando retenção urinária, que é uma condição em que a bexiga não consegue esvaziar completamente.
  • Não têm permissão para se mover muito, por exemplo, devido a uma lesão ou após uma cirurgia.
  • A frequência da micção, a quantidade de urina que sai e o fluxo urinário precisam ser monitorados, por exemplo, em pacientes com doença renal.
  • Ter uma condição médica que exija um cateter, como lesão da medula espinhal, esclerose múltipla e demência.

A inserção do cateter é geralmente apenas temporária até que o paciente consiga voltar a urinar por conta própria. No entanto, os idosos ou aqueles com dor intensa podem precisar usar um cateter por um longo tempo, às vezes permanentemente.

Diferentes tipos de cateteres urinários e como eles funcionam

Existem diferentes tipos de cateteres urinários. Embora a função seja a mesma, cada tipo de cateter é usado em diferentes condições e durações. Os seguintes tipos de cateteres urinários com base no material.

  • Cateteres plásticos para pacientes com doenças não crônicas. Esta ferramenta é usada temporariamente porque é mais facilmente danificada e não é tão flexível quanto outros materiais.
  • Cateteres de látex são usados ​​por um período de menos de 3 semanas.
  • Cateter de silicone puro para uso por 2 a 3 meses, pois o material é mais flexível e adequado para o trato urinário (uretra).
  • Cateter metálico de uso temporário, geralmente para esvaziar a bexiga em puérperas.

Dependendo dos objetivos e necessidades da pessoa, a colocação do cateter pode ser temporária ou permanente. Um cateter urinário que é colocado permanentemente também é conhecido como cateter urinário Permcath .

Quando visto a partir de seu uso, os cateteres urinários são divididos em três tipos principais, a saber:

1. Cateter de demora (cateter uretral ou suprapúbico)

Cateter de demora Este é um cateter que é inserido na bexiga. Também conhecido como Foley cateter Essa ferramenta geralmente é usada para tratar a incontinência urinária ou retenção urinária. O uso do cateter é recomendado por menos de 30 dias.

Este cateter é inserido na bexiga através da uretra ou por uma pequena abertura no abdômen. A ponta do cateter é equipada com um pequeno balão que será insuflado no trato urinário. Este balão serve para manter a posição da mangueira de forma a não se deslocar.

2. Cateter de preservativo (cateter externo)

Um cateter de preservativo também é conhecido como cateter externo. Este tipo de inserção de cateter é indicado para homens que não têm problemas com o fluxo urinário, mas não conseguem urinar normalmente devido a distúrbios físicos ou mentais.

Como o nome sugere, esse cateter urinário é colocado fora do corpo e tem o formato de um preservativo para cobrir a cabeça do pênis do paciente. Existe um pequeno tubo que serve para drenar a urina. Os cateteres de preservativos precisam ser trocados diariamente se não forem projetados para uso de longo prazo.

Comparado com cateter permanente , os cateteres de preservativo são mais confortáveis ​​e apresentam menor risco de infecção. No entanto, o uso desses cateteres pode aumentar o risco de irritação da pele, pois muitas vezes são removidos e reinseridos.

3. Cateter intermitente (curto prazo)

O cateter intermitente é para pacientes que não conseguem urinar há algum tempo devido à cirurgia. Assim que a bexiga e o trato urinário voltarem ao funcionamento normal, o cateter urinário será removido.

Esta ferramenta pode ser instalada sozinha em casa ou com a ajuda de uma enfermeira. O tubo é inserido através de uma pequena incisão na uretra ou de uma pequena abertura sob o abdômen. Certifique-se de consultar um médico para saber como instalá-lo.

Procedimento de inserção de cateter urinário

Cateterismo urinário ou cateterismo é um procedimento para inserir um tubo de cateter através da uretra (uretra) até a bexiga. É onde a urina é temporariamente armazenada antes de ser excretada do corpo.

Aqui estão as etapas.

  1. A inserção do cateter é realizada por uma enfermeira de plantão por indicação de um médico. O cateter deve ser inserido no corpo do paciente em um procedimento completamente estéril para evitar o risco de infecção da bexiga.
  2. A enfermeira abrirá e limpará o equipamento de cateterismo e os órgãos genitais do paciente primeiro.
  3. O tubo é então untado com um certo lubrificante para facilitar sua inserção no trato urinário.
  4. Você pode receber um anestésico local primeiro para reduzir a dor ou desconforto enquanto o cateter está colocado.
  5. A enfermeira insere o tubo do cateter na uretra (uretra) aos poucos.
  6. O tubo do cateter será inserido aproximadamente 5 cm, até chegar ao colo da bexiga.
  7. Depois disso, você pode urinar imediatamente usando um tubo de cateter. A urina fluirá pelo tubo do cateter e, em seguida, para a bolsa de urina.
  8. Não se esqueça de esvaziar a bolsa de urina conectada ao cateter a cada 6-8 horas.

A maioria dos cateteres é necessária até que o paciente consiga urinar sozinho novamente. Normalmente, isso é para uso de curto prazo e para condições de saúde menos graves. No entanto, os pais idosos e aqueles com lesões permanentes ou doenças graves podem precisar usar um cateter urinário por um período de tempo muito mais longo e, às vezes, usá-lo permanentemente.

O cateter urinário é uma ferramenta importante para pacientes cirúrgicos e pacientes com distúrbios do sistema urinário. Este dispositivo ajuda a expelir e coletar a urina até que o paciente possa urinar normalmente novamente.

Esteja ciente de que o uso de um cateter pode aumentar o risco de infecções do trato urinário. Portanto, certifique-se de mantê-lo limpo e consulte um médico se tiver dúvidas sobre o uso do cateter urinário.