Causas de gengivas inchadas e algumas maneiras de superá-la!

Assim como os dentes, as gengivas também estão sujeitas a problemas. Um dos problemas mais comuns de queixa são as gengivas inchadas. As causas também variam, desde leves a sinais de uma condição médica séria. Conhecer as várias causas do inchaço nas gengivas pode tornar mais fácil o tratamento se a qualquer momento você sentir essa condição.

As causas mais comuns de gengivas inchadas

As infecções que ocorrem nas gengivas podem fazer a área inchar. Citado no Medlineplus, o inchaço das gengivas é uma coisa comum.

Além da dor latejante, gengivas inchadas geralmente também causam mau hálito e o aparecimento de caroços cheios de pus nas gengivas ou sob os dentes infectados.

Algumas das coisas abaixo podem ser a causa de suas gengivas inchadas:

1. Escovar os dentes com muita força

Se você aplicar tanta força ao escovar os dentes quanto ao esfregar o chão do banheiro, isso pode danificar o tecido gengival. Em vez de deixar as gengivas limpas e brilhantes, escovar os dentes com muita força pode fazer com que as gengivas doam, sangrem e, eventualmente, inchem.

O tecido gengival danificado pode fazer com que a linha gengival se solte, deixando algumas raízes dos dentes expostas. Isso, por sua vez, pode desencadear o aparecimento de sintomas de dentes sensíveis.

Portanto, escove os dentes corretamente e certifique-se de escovar os dentes corretamente. Use uma escova de dentes de cerdas macias e a largura da cabeça da escova se ajusta à largura de sua boca.

2. Gengivite

A gengivite é a causa mais comum de gengivas irritadas, inflamadas e inchadas. A gengivite geralmente é causada por higiene oral inadequada.

Os resíduos de alimentos que ficam entre os dentes e as gengivas irão gradualmente se transformar em placa. A placa que não é limpa endurece e se transforma em tártaro. Bem, esse tártaro será a causa da gengivite.

Os dentes sujos também são propensos a cáries e podem desencadear o aparecimento de abscessos (saliências de pus) nas gengivas, fazendo com que pareçam inchadas.

A gengivite pode ser prevenida e superada mantendo sempre a saúde bucal. Certifique-se de sempre escovar os dentes duas vezes ao dia, pela manhã e à noite. Também é altamente recomendável que você use fio dental para limpar restos de comida presos nas lacunas de seus dentes.

3. Periodontite

Essa condição ocorre quando uma infecção gengival é grave o suficiente para danificar os tecidos moles e os ossos que sustentam os dentes.

Observe que a periodontite é uma continuação da gengivite que já é grave. Não apenas gengivas inchadas e vermelhas, essa condição também pode fazer com que as gengivas sangrem, expelem pus, encolham e apresentem mau hálito.

4. Basta colocar o aparelho

Muitas pessoas relatam inchaço nas gengivas após usar aparelho ortodôntico ou aparelho apertado.

Isso ocorre devido ao atrito entre os fios ou suporte com a parte interna dos lábios, bochechas, gengivas ou língua, causando feridas. A dor intensa geralmente ocorre nas primeiras semanas de uso ou após o uso dos aparelhos ortodônticos.

A maneira mais fácil de lidar com a causa do inchaço das gengivas é comprimir o lado afetado do rosto com uma bolsa de gelo. A temperatura fria do gelo pode entorpecer os nervos da boca, parando assim a dor.

5. Gravidez

As alterações hormonais durante a gravidez fazem com que o corpo da mulher produza mais sangue do que o normal. Como resultado, suas gengivas ficam mais sujeitas à irritação e levam ao inchaço.

Não apenas isso. As alterações hormonais e o enfraquecimento do sistema imunológico durante a gravidez também prejudicam a capacidade do corpo de combater as bactérias que causam a infecção.

A Indonésia Dental Association (PDGI) relata que a gengivite é uma das causas mais comuns de gengivas inchadas no primeiro trimestre da gravidez.

A maneira de prevenir vários problemas bucais durante a gravidez é escovar os dentes regularmente duas vezes ao dia, de manhã e à noite, antes de ir para a cama. Desde antes de engravidar, consulte regularmente o dentista para verificar o estado dos seus dentes e da sua boca.

6. Sapinho

Gengivas inchadas podem ser o resultado de candidíase na boca, inclusive na base das gengivas. As úlceras causam ardência e dor insuportáveis ​​que dificultam a alimentação e a fala. Gengivas inchadas devido ao aftas podem ser causadas por um distúrbio do sistema imunológico, bem como infecções por bactérias ou vírus, como herpes oral. Lesões causadas por um impacto forte na boca também podem fazer as gengivas incharem como aftas.

Para tratar aftas, gargareje com água salgada. Dissolva 1/2 colher de chá de sal em um copo de água morna e gargareje na boca por 20-30 segundos, depois descarte e enxágue com água pura.

7. Ocorre infecção

É raro, mas uma infecção na boca causada por um fungo ou vírus pode causar inchaço nas gengivas. Se não for tratada imediatamente, outras consequências, como abscesso, podem ocorrer. Um abscesso é um inchaço localizado da gengiva.

No entanto, se as gengivas inchadas forem causadas por uma infecção pelo vírus do herpes, você deve consultar um médico imediatamente. Os médicos podem prescrever certos medicamentos antivirais para matar o vírus.

8. Deficiência de vitamina

A falta de vitaminas B e C pode ser a causa do inchaço das gengivas. A vitamina C é importante para a produção de colágeno, que forma o tecido gengival. Enquanto isso, as vitaminas B ajudam no crescimento das células e na circulação sanguínea por todo o corpo, incluindo as gengivas.

A vitamina C é facilmente encontrada em laranjas, goiaba, abacaxi, manga e melancia. As fontes de alimentos ricos em vitaminas B incluem carne e peixe, leite e laticínios (iogurte, queijo, manteiga), batatas e vegetais de folhas verdes escuras, como espinafre e brócolis.

Portanto, a falta dessas duas vitaminas o tornará suscetível a aftas e gengivas inchadas.

9. Efeitos das drogas quimioterápicas

O uso de drogas quimioterápicas freqüentemente causa uma série de efeitos colaterais desagradáveis. Começando com náuseas, vômitos, perda de cabelo, descoloração da pele e gengivas inchadas.

O uso de outros medicamentos, como corticosteroides, antiepilépticos e inibidores dos canais de cálcio, também pode ser um fator para o inchaço das gengivas.

10. Fumar

Todo mundo sabe que fumar faz mal aos pulmões e ao coração. No entanto, você sabia que fumar também pode causar inchaço nas gengivas e torná-las insuportáveis?

Fumar pode aumentar o risco de várias infecções dentais e gengivais. Na verdade, sabe-se que as pessoas que fumam têm um risco maior de desenvolver doenças gengivais do que os não fumantes.

Fumar pode enfraquecer o sistema imunológico no combate a vírus ou bactérias que causam doenças. É por isso que os fumantes têm alto risco de desenvolver infecções gengivais.

Se esse mau hábito continuar, a infecção da gengiva ficará pior e mais difícil de curar.

11. Mudanças hormonais nas mulheres

Além das mudanças hormonais durante a gravidez, a puberdade, a menstruação e a menopausa também podem ser a causa do inchaço das gengivas, especialmente nas mulheres. Durante a puberdade e a menstruação, os níveis elevados do hormônio progesterona também aumentam o fluxo sanguíneo para as gengivas.

Isso faz com que as gengivas fiquem vermelhas, inchadas e tão sensíveis que podem sangrar facilmente. Para mulheres mais velhas, a menopausa também pode causar problemas gengivais semelhantes.

A boa notícia é que essa condição vai melhorar quando a puberdade, a menstruação e a menopausa terminarem. Para evitar inchaço nas gengivas, sempre mantenha os dentes e a boca limpos regularmente.

Se o inchaço da gengiva não melhorar, marque uma consulta com seu dentista imediatamente.

A maneira certa de lidar com gengivas inchadas

A sensação de dor e formigamento devido às gengivas inchadas é desconfortável. A condição de gengivas inchadas deve ser prevenida adequadamente por meio de vários remédios caseiros, como:

Escove os dentes com diligência todos os dias

O princípio básico para manter a saúde bucal e dentária geral é escovar os dentes com diligência todos os dias. Se este princípio não for implementado de maneira adequada, esteja preparado para enfrentar todos os tipos de riscos de gengivite e doenças bucais.

Você simplesmente escova os dentes duas vezes por dia, de manhã e à noite, antes de ir para a cama. Escolha uma escova de dentes com cerdas macias, que alcance perfeitamente toda a cavidade oral e seja confortável de segurar.

Use pasta de dente que contenha flúor, pois pode ajudar a manter e proteger a superfície dos dentes para que não fiquem quebradiços. Não se esqueça de escovar os dentes lentamente para não rasgar ou machucar as gengivas.

Dentes passando fio dental

Usando fio dental ( fio dental) Também é importante limpar os dentes e a boca. Este único tratamento odontológico é eficaz para remover restos de comida nas lacunas dos dentes, que não podem ser alcançados com uma escova de dentes comum. A única coisa a lembrar é ter certeza de que você fio dental dentes após a escovagem.

Use enxaguatório bucal

Para manter os dentes e a boca limpos, enxágue a boca com enxaguatório bucal toda vez que você escova os dentes . O anti-séptico bucal (enxaguatório bucal) pode matar a bactéria que causa a infecção que causa inchaço nas gengivas e cáries.

Lave rotineiramente duas vezes ao dia após escovar os dentes. Meça a "dose" de enxaguatório bucal em até 20 ml (geralmente do tamanho de uma tampa de frasco de remédio). Gargareje por pelo menos 30 segundos e retire o líquido da boca.

Parar de fumar

Fumar um cigarro todos os dias pode fazer com que os dentes fiquem amarelados com o tempo, as gengivas incham e os lábios escurecem. Além disso, fumar também aumenta o risco de desenvolver doenças gengivais e câncer bucal.

Se você quer se livrar desses riscos, a partir de agora tente parar de fumar.

Beber muita água

A maior parte do corpo humano consiste em água. A falta de ingestão de líquidos pode não apenas causar desidratação, mas também aumentar o risco de doenças gengivais e bucais.

Quanto menos você beber, a produção de saliva na boca diminuirá drasticamente. Na verdade, a saliva tem um papel importante para ajudar a limpar o resto dos alimentos e bebidas na superfície dos dentes.

Evite alimentos doces e azedos

Alimentos e bebidas doces são muito tentadores. No entanto, esses dois alimentos podem desencadear cáries dentárias graves.

É por isso que é importante evitar comer muitos alimentos agridoces. Se você realmente gosta desses dois tipos de alimentos, certifique-se de enxaguar a boca e escovar os dentes bem depois.

Consulta regular com o dentista

Quer ficar livre de todos os tipos de causas de gengivas inchadas e doenças bucais? Comece a se acostumar a checar diligentemente seus dentes ao dentista a cada 6 meses.

Esse bom hábito se aplica não apenas aos adultos, mas também às crianças. Em princípio, quanto mais cedo esse bom hábito for aplicado, melhor será o efeito.