Natação em estilo livre: técnicas, movimentos e benefícios •

Você pode nadar com vários estilos, distâncias e níveis de dificuldade. Se você é um iniciante, é aconselhável tentar nadar em estilo livre em estreita faixa, fazendo pausas para descanso periódicas. Implementar a forma correta de nadar em estilo livre não é benéfico apenas para os músculos e respiração dos iniciantes. Isso também pode ajudá-lo a se tornar proficiente em natação e dominar várias outras técnicas, você sabe!

Técnica de natação de estilo livre para iniciantes

Natação em estilo livre, também chamada de rastreamento frontal ou traços de estilo livre, é uma das técnicas básicas de natação com o corpo voltado para baixo, alternando movimentos das pernas e dos braços como moinhos de vento. De acordo com a SwimRight Academy, a natação de estilo livre permite que você nade longas distâncias sem se sentir cansado. Isso é o que torna esse estilo de natação geralmente recomendado como a primeira técnica que deve ser dominada por iniciantes.

Bem, algumas técnicas de natação de estilo livre que você precisa fazer, como movimentos das mãos, movimentos das pernas e respiração. A seguir está uma explicação de cada uma dessas técnicas.

1. Posição do corpo e da cabeça

Fonte: Desempenho de pico

Faça natação em estilo livre com o corpo propenso. Mantenha a cabeça reta com o corpo em uma posição neutra, o que significa que, durante a natação, sua testa e rosto devem estar voltados para baixo. Enquanto apenas o cabelo e o topo da cabeça estão na superfície da água.

Posicione o corpo em uma posição reta paralela à superfície da água. Se a frente do corpo estiver muito elevada, isso pode impedir o movimento e aumentar o risco de lesão no ombro.

Enquanto isso, role ligeiramente para o lado do braço que está fora da água. Também vire a cabeça ligeiramente para que sua boca fique acima da superfície da água para respirar.

2. Técnica de movimento da mão

Fonte: Desfrute de Natação

Estique os braços a uma distância de cerca de 40 cm da cabeça. Afaste ligeiramente os dedos à medida que as mãos tocam a água e siga o fluxo na superfície da água com as palmas. Em seguida, comece a praticar o swing de mão na natação de estilo livre.

Aqui estão algumas diretrizes que você pode seguir como um iniciante.

  • Mova sua mão direita para baixo e, em seguida, de volta à posição vertical. Ao mesmo tempo, o cotovelo e o braço da mão esquerda permanecem acima da superfície da água e se movem ligeiramente para fora.
  • Balance sua mão direita na água em direção ao seu corpo. Use este movimento para ajudar a impulsionar o corpo para a frente.
  • Sua mão direita irá balançar em direção à sua cintura. Incline o corpo para que a mão direita possa balançar sem ser obstruída pela cintura.
  • Depois que sua mão direita balançar em direção ao corpo, levante o cotovelo direito acima da água até que a ponta do cotovelo aponte para cima. Suas mãos devem estar relaxadas com os dedos ligeiramente separados. Faça este balanço em um movimento circular.
  • Faça o mesmo movimento com a mão esquerda para continuar o movimento de natação de nado livre.

3. Técnica de movimento do pé

Fonte: seu registro de natação

Chutar e torcer o corpo fornece energia para fazer com que ele avance. Concentre-se em chutar seguindo o movimento de seu corpo. Chutar com o movimento errado pode, na verdade, prejudicar a posição do seu corpo e fazer você se cansar rapidamente.

As etapas que você precisa realizar para praticar a técnica de movimento das pernas em natação nado livre são as seguintes.

  • Execute chutes com as pernas retas. A fonte de energia que você usa deve vir da cintura e das coxas, não dos joelhos.
  • Bata as pernas três vezes para cada movimento de mão.
  • Endireite as pontas dos dedos dos pés ao nadar.
  • Maximize o impulso do seu corpo ao nadar em estilo livre inclinando o corpo para a direita e para a esquerda de acordo com o movimento da mão.
  • Vire o corpo para a direita enquanto a mão direita e o ombro se movem para a frente e vice-versa. Vire o corpo pela cintura e não pelos ombros.

4. Técnica de respiração

Fonte: Ativo

Você precisa ajustar a maneira como respira na natação de estilo livre com a posição do corpo. À medida que seu corpo gira, um lado de seu rosto levantado se eleva ligeiramente acima da superfície da água. Este momento é uma oportunidade para você recuperar o fôlego. Você apenas expira novamente quando seu rosto está voltado para a água.

Aqui estão algumas coisas que você precisa fazer ao praticar técnicas de respiração.

  • Vire seu corpo para a direita ou esquerda cerca de 30 graus. Inspire o suficiente e não por muito tempo. Se necessário, você pode inalar toda vez que seu rosto estiver na superfície da água.
  • Não levante a cabeça enquanto puxa. Este método irá perturbar o equilíbrio durante a natação.
  • Mantenha o corpo e os braços retos enquanto respira.
  • Expire pela boca enquanto seu rosto está na água. Você precisa expirar o máximo possível para não perder tempo ao inspirar novamente.

Benefícios da natação em estilo livre

Como um exercício cardiovascular, nadar 30 minutos por dia pode queimar calorias, manter seu corpo em forma, enquanto ajuda você a perder peso.

Além de ser o mais eficiente para natação de longa distância sem gastar muita energia, a All American Swim também explica que a natação de estilo livre pode treinar a musculatura das costas. Até mesmo algumas pesquisas afirmam que esse estilo de natação pode ajudar na recuperação de pacientes com nervo pinçado.

Estilo de natação seguro para pessoas com nervos comprimidos

Balançar os braços, chutar, torcer o corpo e recuperar o fôlego são alguns dos elementos importantes na técnica de natação de nado livre. Comece treinando um de cada vez e, em seguida, combine os três enquanto nada.

Você se acostumará com isso e com o tempo será capaz de fazê-lo automaticamente com a prática regular. Se necessário, faça exercícios com um instrutor de natação para agilizar o processo de masterização. Não se esqueça de aquecer antes de nadar e esfriar depois de nadar para reduzir lesões.