A miopia (miopia) ou também conhecida como olho negativo é um distúrbio de refração do olho que torna a pessoa incapaz de ver objetos à distância com clareza. A visão turva é uma característica dos olhos negativos que geralmente começam a ser vivenciados desde a infância. Embora não seja muito perigoso para a saúde, essa deficiência visual pode prejudicar sua atividade física. Pessoas com olhos negativos podem ver claramente novamente com a ajuda de óculos, mas existe outra maneira de tratar a miopia?
Existe uma maneira de tratar o olho negativo até que cure?
A miopia ou miopia ocorre quando a luz transmitida pela córnea cai na frente da retina. Na verdade, para ser capaz de produzir imagens nítidas no cérebro, a luz deve incidir diretamente na retina. É por isso que as pessoas com olhos negativos não podem ver objetos à distância com clareza.
O formato do globo ocular que é mais alongado ou o formato da córnea (parte frontal do olho) que torna a distância da retina (parte posterior do olho) muito grande pode ser a causa da miopia.
No entanto, a hereditariedade ou o hábito de ler e observar atentamente também pode aumentar o risco de uma pessoa desenvolver olho negativo.
Claro, pessoas míopes ainda podem ver claramente novamente. A maneira mais comum de tratar a miopia é usar óculos ou lentes de contato negativas. No entanto, o uso deste recurso visual não é uma forma de reduzir ou mesmo eliminar o olho negativo.
Seu sinal negativo pode desaparecer e você pode ver claramente novamente sem a ajuda de óculos, passando por uma cirurgia para erros de refração do olho. A cirurgia refrativa pode restaurar a forma da córnea do olho para que você possa ver os objetos em foco novamente.
Tem certeza de que seus olhos são negativos? Experimente verificar as características aqui
Superando o olho negativo com óculos e cirurgia
Antes de determinar o tratamento correto para o olho negativo, você pode ser solicitado a submeter-se primeiro a um exame de refração do olho. O objetivo é determinar o tamanho da lente corretiva ou ver se há outros distúrbios.
De acordo com a American Academy of Ophthalmology (AAO), existem vários métodos de tratamento que podem ser usados para tratar o olho negativo, a saber:
1. Óculos ou lentes de contato negativas
O uso de óculos ou lentes de contato negativas é a principal forma recomendada para o tratamento da miopia. A lente negativa é usada como uma correção para que a luz possa incidir diretamente sobre a retina enquanto ajusta a forma do globo ocular. Dessa forma, você pode ver novamente os objetos que estão dentro da distância máxima de visualização com clareza.
Dependendo do tamanho do olho negativo, o uso de óculos pode ser necessário apenas ao realizar certas atividades, como dirigir e assistir filmes. Para aqueles de vocês que têm um olho negativo bastante grande, inevitavelmente você terá que usar óculos ou lentes de contato o tempo todo para ser capaz de ver claramente.
Se você só tiver problemas para ver objetos à distância, os óculos negativos de que você precisa geralmente são lentes simples.
No entanto, se você achar que seus olhos também têm dificuldade para enxergar de perto (hipermetropia), como é o caso de pessoas idosas com olhos velhos, pode ser necessário usar lentes progressivas ou bifocais para ver claramente.
Há uma suposição de que usar óculos pode realmente fazer os pontos negativos ficarem maiores. Essa suposição surge porque os olhos se tornam dependentes do auxílio de ferramentas de visão. Na verdade, o uso de óculos não afeta a alteração do olho negativo.
Se você ainda não consegue ver claramente, mesmo com óculos negativos, talvez o tamanho negativo da lente que você está usando não seja adequado para sua condição ocular.
2. Operação de refração
Se você deseja eliminar ou reduzir o olho negativo, a maneira que pode ser feita para tratar o olho negativo é por meio de procedimentos de cirurgia refrativa.
Reportado na página do National Eye Institute, existem dois tipos de cirurgia refrativa comumente realizada, nomeadamente PRK (ceratectomia fotorrefrativa) e o mais popular é o LASIK (laser in situ keratomileusis). Ambos usam tecnologia a laser e eliminam o sinal negativo, alterando a forma da córnea para que ela possa focalizar a luz na retina.
Além desses dois métodos, também existem outros tipos de operações refrativas, como:
- LASEK
- Epi-LASIK
- SORRISO
- Troca de lente de refração (RLE)
- Implante de lente
Porém, também é importante saber que o tratamento cirúrgico nem sempre dá os resultados desejados. Todo procedimento de cirurgia refrativa apresenta risco de efeitos colaterais. Portanto, converse com seu médico sobre o tipo de cirurgia mais adequado para sua condição ocular.
3. Ortho-k
Ortho-k significa ortoqueratologia ou também conhecida como terapia de refração da córnea (CRT). Este tratamento não cirúrgico para olho negativo exige que a pessoa durma com lentes de contato especiais todas as noites.
O objetivo é mudar a forma da curvatura da córnea de modo a reduzir o sinal negativo no olho. Essas lentes de contato aplicam pressão à córnea para uniformizar sua forma.
4. Colírio
O uso de colírios, como a atropina em baixas doses (0,01%), é conhecido por ser bastante eficaz na inibição do desenvolvimento da miopia em crianças e adolescentes. A atropina também pode ser usada para tratar complicações causadas pela terapia ocular orto-k. A melhor maneira de usar colírios no tratamento de olho negativo é pingá-los todos os dias.
Como tratar o olho negativo naturalmente sem óculos
Além do tratamento mencionado acima, você ainda pode melhorar a saúde dos olhos enquanto evita que a miopia se agrave com o tratamento natural para os olhos negativos.
Siga algumas dicas para superar olhos negativos naturalmente abaixo:
- Passando mais tempo foraAs atividades ao ar livre ajudam a prevenir a miopia devido à abundância de luz disponível para ajudá-lo a capturar a forma dos objetos com clareza. Os raios ultravioleta do sol também alteram a estrutura molecular da esclera e da córnea, mantendo assim a forma normal do olho. No entanto, ao fazer atividades ao ar livre e ficar exposto ao sol por muito tempo, use óculos escuros para proteger seu olhos.
- Otimize a luz da salaAo fazer atividades em ambientes fechados, certifique-se de ter um sistema de iluminação adequado. Não deixe que a iluminação crie reflexos e sombras escuros que dificultem a visão dos olhos.
- Consumo de vitaminas e alimentos que mantêm a saúde dos olhosVegetais verdes, frutas e alimentos que contêm ácidos graxos ômega-3, como peixes, são benéficos para o bom funcionamento dos olhos. Além de comer alimentos saudáveis para os olhos, evite fumar.
- Descanse seus olhosDeixe os olhos descansarem um pouco no meio das atividades, como ler, usar aparelhos, ou um computador por um longo tempo. Olhe para longe de uma tela ou livro por pelo menos 20-30 segundos a cada 20 minutos. Acostume-se a focar em objetos a mais de 50 metros de distância ao desviar o olhar. Você também pode fechar os olhos se sentir cansaço.
- exercício para os olhosA maneira de focalizar objetos a uma certa distância é, na verdade, um exercício para os olhos. Você pode fazer este exercício regularmente em casa.Use os dedos para focar, colocando-os 25 cm à frente dos olhos. Alinhe o dedo com o objeto especificado como o ponto focal. Focalize seu olhar por 20 segundos no objeto. Faça este exercício para os olhos várias vezes.
Se você tiver distúrbios visuais que mostrem sinais de miopia, como dificuldade de enxergar com foco, visão embaçada e dores de cabeça, consulte imediatamente um oftalmologista. O médico ajudará a determinar o melhor tratamento para o olho negativo para você.