Vitiligo em crianças, como é diferente dos adultos?

Vitiligo é uma mudança na cor da pele em certas partes do corpo, causada pela perda de pigmento da pele. Embora a maioria dos casos de vitiligo apareça na idade adulta, esse problema de pele também pode estar presente desde a infância, sabe. Então, com que idade geralmente o vitiligo em crianças começa a aparecer e existe uma maneira de tratá-lo?

Vitiligo em crianças, o que o torna diferente dos adultos?

O aparecimento de alterações na cor da pele na forma de grandes manchas brancas leitosas é denominado vitiligo. Essa condição pode ocorrer em qualquer idade e afeta qualquer tipo de pele. Não apenas os adultos, as crianças com vitiligo também se sentirão menos confiantes devido às diferenças desiguais na cor da pele.

Mas, você não precisa se preocupar. O vitiligo não é uma doença infecciosa com risco de vida. Essas descolorações geralmente começam a aparecer nas áreas mais freqüentemente expostas ao sol, como rosto, pescoço, mãos, joelhos e cotovelos. Com o tempo, o vitiligo em crianças pode se espalhar para outras partes do corpo.

A idade de quatro a cinco anos é o período em que o vitiligo em crianças aparece com mais frequência. Mas às vezes, crianças com menos de um ano já podem ter vitiligo.

Existem dois tipos de vitiligo: vitiligo segmentar e vitiligo não segmentar. O vitiligo segmentar é um tipo raro de vitiligo. Esta condição é caracterizada por manchas brancas que aparecem apenas em uma área do corpo (vitiligo localizado). Enquanto isso, o vitiligo não segmentar é uma condição comum em que as manchas se espalham para qualquer parte do corpo.

Bem, a diferença básica entre o vitiligo em crianças e adultos são dois grandes pontos. Primeiro, o vitiligo em crianças é mais comum em meninas. Em segundo lugar, o tipo de vitiligo que as crianças freqüentemente experimentam é o vitiligo segmentar.

Como pai, preste atenção se notar o aparecimento de sintomas de vitiligo na pele de uma criança:

  • Aparecem manchas brancas
  • Mudança na cor da pele, em uma ou mais áreas do corpo
  • Cor do cabelo, sobrancelhas, cílios, tudo muda
  • Descoloração da retina e do revestimento interno da boca e do nariz

O que causa o vitiligo em crianças?

Infelizmente, os especialistas em saúde não foram capazes de determinar exatamente o que causa o vitiligo. Até agora, o vitiligo é considerado uma doença autoimune, que é um distúrbio devido ao sistema imunológico do corpo atacar as células saudáveis ​​do corpo.

Isso é desencadeado pelo papel do sistema imunológico que, na verdade, destrói as células dos melanócitos, que produzem o pigmento melanina da pele. Na verdade, os melanócitos são responsáveis ​​por dar cor à pele e, ao mesmo tempo, protegê-la dos danos causados ​​pela exposição ao sol. Como resultado, a cor original da pele desaparece e se desvanece como um branco leitoso.

O vitiligo em crianças também é suspeito de ser uma doença genética porque a maioria das crianças com vitiligo tem histórico familiar de vitiligo.

O vitiligo em crianças pode ser tratado?

Fonte: Vitiligo Clinic

Assim como o vitiligo em adultos, o vitiligo vivenciado por crianças é difícil de curar completamente. No entanto, ainda existem alguns tratamentos que podem ser administrados para melhorar a aparência do tom da pele, tais como:

1. Usando creme de corticosteroide

Os cremes de corticosteroides são um tratamento inicial bastante bem-sucedido para o vitiligo segmentar. Infelizmente, esse tratamento não é muito eficaz para lidar com a mudança da cor da pele. O uso de cremes corticosteróides deve ser feito regularmente, mas existem vários riscos à saúde que se escondem em crianças quando usados ​​por um longo prazo.

2. Inibidores de calcineurina (TCIs)

Este medicamento age bloqueando o sistema imunológico de fazer alterações no pigmento de melanina da pele. Os inibidores da calcineurina são considerados eficazes em retardar o desenvolvimento do vitiligo em crianças, com muito menos efeitos colaterais do que o uso de cremes corticosteroides.

3. Fotototerapia (fototerapia)

A fototerapia utiliza os raios ultravioleta A (UVA) e B (UVB) para restaurar a cor da pele devido ao vitiligo. Um pouco diferente para as crianças, os médicos geralmente limitam e combinam esta terapia com outras terapias porque são consideradas menos adequadas para a idade da criança.

4. Operação

Cirurgia ou cirurgia não é a primeira escolha para tratar o vitiligo infantil. Essa opção só será escolhida se a criança com vitiligo segmentar não puder ser tratada por outros meios. A cirurgia não é recomendada para crianças pequenas ou crianças com manchas de vitiligo que não são muito graves.

Dê compreensão às crianças

Crianças com vitiligo podem ter problemas de autoconfiança, sentir-se inferiores e até mesmo envergonhadas por se sentirem diferentes de seus colegas. Portanto, além de oferecer cuidados físicos, também deve incluir tratamento psicológico para ajudar a manter sua condição emocional.

Você pode consultar um médico especializado no tratamento do vitiligo infantil e ajudar seu filho a encontrar amigos de sua idade que também estejam passando pela mesma coisa. Tente sempre incentivar as crianças a fazerem coisas positivas que podem levantar seu ânimo.

Tonto depois de se tornar pai?

Junte-se à comunidade de pais e descubra histórias de outros pais. Você não está sozinho!

‌ ‌