Olhos protuberantes ou proptose não são coisas fáceis de notar. Especialmente se a protusão ocorrer simultaneamente em ambos os globos oculares lentamente. Na verdade, os sintomas de globos oculares protuberantes podem indicar certos problemas de saúde no corpo. Confira a explicação completa abaixo.
O que é proptose?
Proptose (exoftalmia) ou também conhecida como olhos esbugalhados, é uma condição que faz com que o olho se projete da órbita (onde o globo ocular repousa). Essa condição pode ocorrer em um ou ambos os olhos.
A protuberância ocular ou proptose é mais comumente causada pela doença de Graves, que causa uma glândula tireoide hiperativa. Citado em um jornal publicado na US National Library of Medicine, diz-se que seu olho tem proptose se se projetar mais de 2 mm ou mais.
Se você tiver proptose, há um pequeno risco de seu nervo óptico ficar comprimido. Essa compressão dos nervos que transmitem sinais entre os olhos e o cérebro pode afetar permanentemente sua visão se não for tratada rapidamente.
Quais são os sintomas da proptose?
Os seguintes são sintomas que podem aparecer se você tiver proptose (olhos esbugalhados):
- Olhos doloridos
- Olhos secos
- Irritação ocular
- Sensível à luz
- Olhos marejados
- Visão turva ou dupla
- Dificuldade em mover os olhos
Se você tiver proptose grave, pode não conseguir fechar os olhos adequadamente. Isso pode danificar a córnea (o tecido transparente que cobre parte do olho) à medida que seca.
Córneas muito secas podem causar infecção ou úlceras. Isso pode prejudicar sua visão se não for tratado imediatamente.
Ligue para o seu médico imediatamente se notar um ou ambos os olhos salientes, especialmente se você tiver os sintomas acima. O tratamento feito o mais rápido possível pode ajudá-lo a superar a condição.
Quais são as causas da proptose?
Olhos que parecem esbugalhados ou expressões faciais que parecem estar com raiva são queixas frequentemente ouvidas em pessoas com olhos protuberantes ou proptose.
No entanto, as mudanças nas expressões faciais são, na verdade, apenas uma pequena parte do problema. Essa saliência do globo ocular pode, na verdade, trazer problemas de saúde mais sérios do que apenas um problema de expressão facial. A perda de visão pode ser um dos riscos de que você precisa estar ciente.
Para saber como tratá-lo adequadamente, primeiro você deve descobrir a causa. Aqui estão 4 causas a serem observadas.
1. Doença de Graves
A causa de seus olhos protuberantes pode ser a doença de Graves. A doença de Graves é uma doença que ocorre quando o sistema imunológico do corpo se volta contra si mesmo, neste caso a glândula tireóide.
A proptose do olho devido a um distúrbio no hormônio da tireoide também é conhecida como exoftalmia/ exoftalmia.
Além de atacar a glândula tireóide, o sistema imunológico também ataca a área de gordura e músculo atrás do globo ocular. Como resultado, ocorre um alargamento dos dois tecidos e faz com que os olhos fiquem salientes.
Geralmente, ambos os globos oculares se projetam simultaneamente acompanhados por outros sinais, como:
- olho vermelho
- Dificuldade em fechar as pálpebras completamente
- Visão dupla
- Em casos graves, uma diminuição acentuada na visão
2. Tumor maligno ou benigno
Existem vários tipos de tumores que podem fazer com que o globo ocular se projete. A protrusão geralmente ocorre em um olho lentamente. Alguns desses tipos de tumores incluem:
- Hemangiomas. Tumores benignos que se formam a partir de uma rede de vasos sanguíneos. Testes adicionais, como ultrassom ou tomografia computadorizada, são necessários para confirmar o tamanho do tumor.
- Leucemia aguda do tipo mieloide. Este é um tipo de câncer do sangue que pode causar protrusão de um ou ambos os globos oculares devido à presença de células cancerosas, sangramento atrás do globo ocular ou obstrução do fluxo de sangue venoso. Olhos protuberantes devido a essa condição são tratados pelo tratamento da leucemia por meio de quimioterapia.
- Retinoblastoma. O câncer de olho é freqüentemente encontrado em crianças com os primeiros sintomas na forma de uma cor branca na área preta do olho (pupila). A proptose do globo ocular é um sinal tardio e geralmente apresenta uma taxa de cura mais baixa.
3. Celulite orbital
A celulite orbitária é a inflamação do globo ocular e dos órgãos ao redor do olho. Essa condição geralmente é causada por uma infecção bacteriana.
Além de olhos protuberantes, outros sintomas geralmente incluem vermelhidão das pálpebras, distúrbios visuais drásticos e dor intensa.
4. Impacto no olho
Um golpe ou golpe de objeto contundente na área do olho pode causar inchaço dos músculos do globo ocular, sangramento atrás do globo ocular ou fratura dos ossos que sustentam o globo ocular. Isso fará com que o globo ocular se projete.
Para descobrir a causa exata, você definitivamente deve consultar um oftalmologista. Não há necessidade de esperar até que piore ou até que apareça a proptose ocular; exames regulares também podem ajudá-lo a antecipar as possibilidades que podem acontecer.
Quais são as opções de tratamento para a proptose?
Muitos dos sintomas da doença ocular da tireoide (doença de Graves) tendem a melhorar com o tempo. No entanto, existe a possibilidade de o olho continuar a inchar se não for tratado com cirurgia.
Algumas pessoas com proptose não tratada apresentam problemas de visão de longo prazo, como visão dupla. No entanto, se a condição for diagnosticada e tratada rapidamente, é menos provável que você tenha uma perda permanente da visão.
Se a causa da proptose for doença ocular da tireoide, os seguintes remédios podem ajudar:
- Medicamento para melhorar o nível do hormônio tireoidiano no sangue. Este medicamento nem sempre corrige o seu problema ocular, mas pode impedir o seu desenvolvimento.
- Injeções de esteróides em uma veia para ajudar a reduzir a inflamação associada à proptose.
- Cirurgia corretiva realizada para melhorar a aparência do olho após o controle da inflamação.
Além disso, dependendo da causa, as opções de tratamento que podem tratar a proptose são:
- Colírio para reduzir a secura e irritação dos olhos.
- Lentes especiais para corrigir a visão dupla.
- Radioterapia, quimioterapia ou cirurgia para tratar a proptose causada pelo tumor.