Não é mais segredo que unhas compridas e sujas se tornaram um terreno fértil para germes que podem causar doenças. Então, para que isso não aconteça com você, aprenda aqui como cuidar das unhas.
Características de unhas saudáveis
Antes de saber quais cuidados as unhas precisam ser feitos, é claro que você precisa reconhecer as características de unhas saudáveis. Observe novamente a aparência das unhas dos pés e dos pés.
A cor está limpa ou sem brilho? As pontas estão crescendo desigualmente ou você vê listras desiguais na superfície? Todos estes são um dos muitos sinais de problemas nas unhas.
As unhas são feitas de uma proteína chamada queratina e são produzidas pela matriz ungueal na base da unha, logo abaixo da cutícula. Então, as unhas saudáveis devem ter as seguintes características:
- forte e dificilmente quebrável,
- a superfície da unha é uniforme e lisa,
- parece limpo também
- cor clara das unhas, que é branca na ponta e rosa no leito ungueal.
Se você notar mudanças na cor, textura e aparência de suas unhas, você deve consultar um médico porque a saúde das unhas reflete a saúde geral do seu corpo.
Como cuidar das unhas
Para obter uma boa saúde das unhas, é claro que você precisa saber como cuidar adequadamente delas.
1. Mantém as unhas secas
Uma forma de cuidar das unhas saudáveis é mantê-las secas. O motivo é que as unhas e a pele ao redor úmidas podem se tornar alvos fáceis para fungos e bactérias. Se não for controlado, é claro que causará uma infecção fúngica nas unhas.
Além disso, as unhas expostas à água por muito tempo podem quebrá-las facilmente. Você pode manter suas unhas secas usando luvas.
Luvas podem ser usadas para lavar pratos, lavar roupas ou quando exposto a produtos químicos agressivos.
2. Corte as unhas conforme necessário
Cortar as unhas é um dos muitos tratamentos que precisam ser feitos para manter as unhas saudáveis. No entanto, você precisa saber como aparar corretamente as unhas.
É importante aparar as unhas para que pareçam bem organizadas e sem sujeira. No entanto, isso deve ser feito com cautela. Por exemplo, você não é recomendado para participar do corte da cutícula da unha. Isso pode causar uma unha encravada (encravada).
Além disso, as unhas cortadas não devem ser muito curtas, pois os dedos podem se machucar e dificultar a limpeza da sujeira presa.
3. Evite roer unhas
Roer as unhas é certamente algo que pode prejudicar a saúde das unhas. Esse hábito que muitas vezes é feito quando você se sente ansioso ou entediado pode causar danos à textura das unhas e tornar as pontas das unhas desiguais.
Na verdade, esse hábito também o torna suscetível a doenças por causa da entrada de bactérias que aderem às unhas na boca. Por isso, evite o hábito de roer as unhas para se manter saudável.
4. Não use esmalte de unha com muita frequência
Outra forma de cuidar das unhas à qual você precisa prestar atenção é não usar esmalte ou esmalte com muita frequência.
Tudo bem se você quiser decorar suas unhas com esmalte. No entanto, fazer isso com muita frequência pode danificar as unhas devido à exposição frequente a produtos químicos.
Um dos sinais de danos nas unhas devido ao uso do esmalte é o amarelecimento das unhas. Portanto, você só deve usar esmalte ocasionalmente e escolher produtos com ingredientes leves.
Além disso, use um removedor de esmalte sem acetona. A razão é que a acetona pode danificar a cor da superfície da unha e torná-la rachada.
5. Coma alimentos nutritivos
O cuidado das unhas para se manter saudável e forte não estará completo sem a ingestão de alimentos nutritivos. Qual é a relação?
Para criar unhas fortes e saudáveis, você precisa atender às necessidades nutricionais, especialmente de ferro. Por exemplo, a deficiência de ferro costuma estar associada a unhas que quebram e caem facilmente.
Quando esses nutrientes são encontrados, você certamente pode ter unhas fortes e saudáveis.
Damascos, bananas e kiwis
A fruta é conhecida por ser benéfica para a saúde do corpo, especialmente para a saúde das unhas. O conteúdo de vitamina nele pode certamente embelezar as unhas ao fazer tratamentos de manicure e torná-las saudáveis.
Algumas fontes de frutas que podem ser usadas como alimento para as unhas são damascos secos, porque contêm alto teor de vitamina A. Além disso, o kiwi e a banana também são bons para a saúde das unhas porque contêm vitamina C e vitamina B6.
Acredita-se que essas três vitaminas fortalecem o crescimento das unhas, de modo a produzir unhas que não são facilmente quebradiças
Carne como fonte de ferro
O ferro é o principal componente dos glóbulos vermelhos. Esses glóbulos vermelhos transportam oxigênio para todas as células do corpo, incluindo as células das unhas. Sem ferro suficiente, o oxigênio não chega às células.
Embora a presença de oxigênio seja necessária para iniciar o crescimento saudável das unhas. A deficiência de ferro pode causar unhas que não deveriam estar em forma, como unhas onduladas e quebradiças.
É por isso que os humanos precisam do ferro como forma de cuidar das unhas para se manterem saudáveis. Você pode obter ferro por meio de alimentos, como:
- carne vermelha, fígado de frango ou carne bovina
- carne de frango,
- frutos do mar, como peixes e lulas,
- vegetais de folhas verdes, como couve e espinafre, e
- ervilhas.
Outras fontes de nutrição
Além das vitaminas e do ferro, é claro que existem outros nutrientes que você precisa preencher como forma de embelezar as unhas, a saber:
- zinco para o crescimento perfeito das unhas (nozes),
- proteína para aumentar a produção de queratina (ovos, carne, tofu e tempeh), bem como
- magnésio para unhas mais fortes (trigo, amêndoas e amendoim).
6. Use óleo de ingredientes naturais
O cuidado das unhas não estará completo sem o uso de ingredientes naturais. Há uma infinidade de ingredientes naturais que você pode usar como óleo tópico para fortalecer as unhas, tais como:
Óleo de linhaça
A linhaça é um óleo natural considerado bom para as unhas porque contém ácidos graxos ômega-3. Acredita-se também que o óleo de linhaça natural melhora a saúde das células da unha, reduzindo a inflamação no leito ungueal.
Óleo de jojoba
Este óleo derivado do extrato das sementes da planta de jojoba contém ácidos graxos essenciais e não essenciais.
Ambos são conhecidos por ajudar a hidratar as unhas e aumentar a resistência da camada ungueal. Você pode usá-lo como uma forma de tratar as unhas, aplicando-o diretamente nas cutículas.
Que tal cuidar de unhas compridas?
Alguns de vocês podem querer embelezar suas unhas, tornando-as longas. Basicamente, ter unhas compridas ou curtas é a preferência de todos e não afeta realmente a saúde das unhas.
No entanto, as unhas compridas estão mais sujeitas a lesões, especialmente quando você está acostumado a bater as unhas contra a mesa. Como resultado, podem ocorrer coágulos sanguíneos nas unhas e produzir unhas pretas.
Se você ainda quiser deixar as unhas crescer, comece com os dedos primeiro. Porque as unhas crescem muito mais rápido do que os dedos dos pés.
Veja, as unhas crescem cerca de 0,1 mm por dia. Ou seja, as unhas crescem 3 mm em um mês. Isso acontece porque os dedos das mãos são usados com muito mais frequência do que as unhas dos pés.
Como resultado, suas unhas crescem mais rápido do que os dedos dos pés. Além disso, também há especialistas que afirmam que esse fenômeno ocorre porque as unhas estão mais próximas do coração. Dessa forma, as unhas conseguem uma melhor circulação sanguínea.
No entanto, outros fatores que também afetam o crescimento das unhas, tanto as mãos quanto os pés são:
- hormônio,
- idade e
- clima.
Por isso, você precisa saber com antecedência como funciona o mecanismo de crescimento das unhas para que a maneira de cuidar das unhas funcione com mais eficácia.
Se você tiver mais perguntas, consulte seu médico para obter a solução certa.