Causas de falta de ar, ansiedade e desconforto cardíaco

É normal sentir-se ansioso quando está em perigo. No entanto, se a ansiedade aparecer acompanhada de sintomas de falta de ar e palpitações cardíacas, você deve consultar um médico imediatamente. Porque existem várias doenças que causam falta de ar, ansiedade e palpitações cardíacas. Quais são as doenças de base? Confira a seguinte revisão.

Palpitações cardíacas seguidas de falta de ar e ansiedade, que sinal?

1. Transtornos de ansiedade (transtornos de ansiedade)

A ansiedade é uma sensação de nervosismo ou preocupação que surge quando uma pessoa experimenta uma ameaça ou perigo. Essa sensação geralmente surge naturalmente como uma reação do corpo ao estresse. Isso pode ajudar uma pessoa a ficar mais alerta e agir rapidamente.

No entanto, se a ansiedade aparecer repentinamente (por exemplo, não em uma situação estressante) e for difícil de controlar a ponto de interferir na vida diária, essa condição indica um transtorno de ansiedade.

Existem vários sintomas quando ocorre um transtorno de ansiedade, como o aparecimento de pânico, medo, ansiedade, acompanhados de suor frio e formigamento nas mãos ou nos pés. Essa condição pode fazer com que o paciente sinta falta de ar e palpitações cardíacas ou uma sensação de quando o coração bate com muita força ou de forma irregular. As palpitações cardíacas às vezes podem causar dor no peito e durar alguns segundos ou alguns minutos.

Reportando do WebMD, a causa exata desse transtorno de ansiedade não é conhecida. No entanto, esta condição ocorre como outras formas de doença mental, ou seja, alterações no cérebro e estresse no meio ambiente. Esta condição pode reduzir os sintomas com medicamentos antidepressivos e terapia com um psiquiatra ou psicólogo.

2. Ataque cardíaco

O músculo cardíaco precisa de sangue rico em oxigênio e das artérias coronárias que o fornecem. No entanto, quando as artérias são bloqueadas por placas formadas por gordura, proteína, células inflamatórias ou coágulos sanguíneos, isso faz com que as artérias se tornem estreitas e o sangue não flua normalmente.

Quando a placa bloqueia completamente a circulação sanguínea, o músculo cardíaco fica privado de oxigênio, levando à morte das células do músculo cardíaco. Essa condição causa danos permanentes e é conhecida como ataque cardíaco.

Os sintomas de um ataque cardíaco variam amplamente e todos podem apresentar sintomas diferentes. Estes incluem desconforto no peito (dor no lado esquerdo), falta de ar, ansiedade, tonturas, suores e coração acelerado. Esses sintomas podem durar 30 minutos ou mais. Os pacientes devem receber tratamento imediato para reduzir a quantidade de danos ao músculo cardíaco e aumentar as chances de sobrevivência.

3. Ataques de pânico (ataques de pânico)

Essa condição surge quando um sentimento de terror atinge repentinamente o paciente, sem aviso prévio. Isso pode acontecer a qualquer momento, mesmo durante o sono. Uma pessoa com essa condição experimenta pânico e medo mais graves do que a situação real.

Alguns dos sintomas incluem sensação de fraqueza, tontura, formigamento, suor ou até calafrios. Dor no peito, palpitações, dificuldade para respirar e perda de autocontrole também são sinais frequentes. Normalmente, esses sintomas duram cerca de 10 minutos, embora outros sintomas possam durar mais tempo.

A causa desses ataques de pânico não é conhecida ao certo, mas a maioria está sujeita a ocorrer devido a mudanças nas pressões do estilo de vida. Pessoas que sofrem de transtorno do pânico têm maior probabilidade de sofrer de depressão, tentativa de suicídio, abuso de álcool e drogas. Felizmente, essa condição pode ser tratada com medicamentos anticonvulsivantes sedativos e terapia psicológica.

As três doenças têm sintomas quase semelhantes e costumam ser consideradas um ataque cardíaco por algumas pessoas que os apresentam. Para isso, caso ocorram os sintomas citados acima, são necessários alguns exames médicos. Isso é feito para que o médico possa dar o diagnóstico correto para a causa da falta de ar, ansiedade e palpitações. É claro que você também receberá o tratamento adequado.