Quando o pescoço está rígido ou dolorido, fica difícil movê-lo. Normalmente, essa condição ocorre devido a várias condições, que vão desde músculos tensos no pescoço, infecções de linfonodos e lesões no pescoço. No entanto, descobriu-se que os níveis de colesterol muito altos no sangue também podem ser a causa do torcicolo. Como poderia ser? Confira a explicação completa abaixo.
O colesterol alto causa rigidez no pescoço
Não são poucas as pessoas que pensam que os níveis elevados de colesterol são uma das causas da rigidez do pescoço, especialmente na nuca.
Na verdade, essa opinião não está completamente errada. No entanto, apenas um estudo provou que existe uma ligação entre dor no pescoço e altos níveis de colesterol ruim (LDL). Isso significa que os especialistas ainda precisam fazer mais pesquisas para provar a verdade.
Além disso, de fato, problemas com ossos e músculos são causas mais comuns de rigidez do pescoço do que níveis elevados de colesterol no sangue.
Sintomas e complicações do colesterol alto
Se o torcicolo não pode ser um sintoma de colesterol alto, quais são os sinais e sintomas dessa condição?
Bem, basicamente, o colesterol alto é uma condição que não apresenta um certo sintoma. Na verdade, você só perceberá essa condição se for classificada como grave e causar uma doença ou outra condição.
No entanto, a rigidez do pescoço ainda não pode ser declarada como uma condição que ocorre como uma complicação do colesterol alto.
A seguir estão algumas condições que foram clinicamente reconhecidas como complicações do colesterol alto, tais como:
1. Ataque cardíaco
Se o colesterol estiver muito alto no sangue, maior será o potencial de formação de placas nas artérias. Bem, se a placa se romper, um coágulo de sangue se formará na área onde a placa se rompe.
Como resultado, isso pode bloquear o fluxo de sangue nas artérias. Se o suprimento de sangue não chega ao seu coração, você pode ter um ataque cardíaco.
2. Stroke
Em vez de torcicolo devido ao colesterol alto, você pode realmente ter um derrame por causa dessa condição. O motivo é que um derrame pode ocorrer quando os vasos sanguíneos que deveriam transportar sangue oxigenado para o cérebro estão bloqueados.
Quando você tem um derrame, parte do seu cérebro não consegue obter o sangue e o oxigênio de que precisa, então o cérebro morre lentamente e não funciona corretamente.
3. Diabetes tipo 2
Além de rigidez no pescoço, o colesterol alto pode causar várias doenças graves, uma das quais é o diabetes tipo 2. Essa condição está de fato relacionada com o colesterol alto.
O motivo é que, para pessoas com diabetes tipo 2, embora os níveis de açúcar sejam bem controlados, os níveis de triglicerídeos elevados e do colesterol ruim (LDL) são geralmente mais elevados do que o normal no sangue.
Além disso, até o colesterol bom (HDL) também diminuiu. Portanto, essa condição também pode causar bloqueios nos vasos sanguíneos.
4. Pressão alta
Tal como acontece com a diabetes, o colesterol alto também está bastante relacionado com a hipertensão. Quando as artérias se estreitam devido ao acúmulo de placas de colesterol, o coração tem que trabalhar mais para bombear o sangue. Esta é a causa da pressão arterial continuar a aumentar e ultrapassar os limites normais.