O polvo bebê acaba sendo um perigo para a saúde das crianças. Por quê?

Não são poucos os hábitos hereditários de cuidar de bebês que, na verdade, contradizem o mundo médico. Um deles envolve a barriga do bebê com um polvo. Acredita-se que o polvo bebê seja útil para prevenir resfriados, reduzir o estômago e também prevenir que o umbigo da criança fique saliente. Na verdade, o uso de polvo bebê pode realmente prejudicar a saúde do seu filho.

É verdade que o polvo bebê é eficaz para encolher o estômago e desinflar o umbigo saliente?

Os bebês costumam se vestir de polvo, provavelmente porque os pais estão preocupados com sua barriga grande. O tamanho do estômago do bebê é determinado pela espessura da pele, a gordura sob a pele e os músculos abdominais que funcionam para suportar o impulso do conteúdo do estômago. A pele do bebê, bem como a gordura e os músculos, ainda são finos porque não cresceram totalmente, então eles não foram capazes de suportar as evacuações que empurram para fora. Isso é o que faz com que o estômago do bebê fique grande, parecendo inchaço.

O tamanho do estômago do bebê encolherá sozinho à medida que crescer e se desenvolver quando a pele, a gordura e os músculos ficarem mais espessos, porque o estômago é mais capaz de suportar o impulso dos intestinos. Assim, a aparência de seu estômago não será mais grande - a menos que ele coma muito.

A barriga do seu bebê também pode parecer inchada porque ele está engolindo muito ar, o que não é motivo de preocupação. O estômago inchado do bebê pode ser causado por ele chorar muito ou beber leite incorreto. A cólica também pode causar inchaço no estômago do bebê. No entanto, nenhum dos estudos médicos até agora foi capaz de provar que o uso de polvo bebê pode diminuir o estômago pelas várias razões acima.

Da mesma forma com um umbigo que fica. Muitos pais estão preocupados com a condição do umbigo do bebê. O que precisa ser entendido, um umbigo protuberante não levará a problemas de saúde graves. O umbigo saliente é mais causado pelos músculos do anel abdominal que não fecham adequadamente ou porque o comprimento do coto do cordão umbilical do bebê é realmente grande e longo e não é o resultado de não usar o polvo. O umbigo protuberante cicatriza ou desaparece com o crescimento da criança - geralmente entre 3 e 5 anos de idade.

Usar um polvo bebê para tratar um cordão umbilical que não caiu não é a maneira correta de tratá-lo. Apenas deixá-lo funcionar por conta própria já é bastante útil. Tente não molhar o cordão umbilical e não o exponha à urina ou às fezes do bebê. Se o cordão umbilical estiver sujo, lave-o imediatamente com água corrente e sabão e seque-o com um pano limpo. Em vez de beneficiar os bebês, o uso do polvo bebê na verdade prejudica a saúde deles.

Um polvo bebê que está muito apertado pode fazer com que o bebê tenha falta de ar

Usar um polvo muito apertado pode fazer o bebê sentir calor e suar muito. Isso pode causar vários problemas de pele, como coceira e erupções cutâneas como assaduras, porque o suor que adere à pele não pode evaporar adequadamente devido ao bloqueio pelo pano de polvo. Além disso, o uso de um polvo muito apertado também pode fazer com que o alimento que entrou no estômago flua de volta para o esôfago, o que, por sua vez, pode fazer com que o bebê vomite repetidamente.

Outro risco de um polvo bebê é que seu filho pode ter dificuldade para respirar, especialmente se a bobina estiver muito apertada. Amarrar um polvo muito apertado no abdômen interfere no movimento respiratório do bebê, porque os recém-nascidos não conseguem respirar diretamente com os pulmões. Os bebês geralmente respiram silenciosamente pelo estômago.

Os bebês respiram mais rápido do que crianças mais velhas e adultos. A frequência respiratória normal em recém-nascidos é geralmente em torno de 40 respirações por minuto. Isso pode diminuir para 20 a 30 batimentos por minuto enquanto o bebê está dormindo.

Os padrões de respiração em bebês também podem ser diferentes. O bebê pode respirar rapidamente por várias vezes, depois descansar por menos de 10 segundos e respirar novamente. Isso geralmente é chamado de respiração periódica e é normal, o que vai melhorar com o tempo. Pois bem, o uso de um polvo bebê muito apertado pode interferir no sistema respiratório desse bebê imaturo, e as consequências podem ser fatais.

Falta de ar em bebês pode ser fatal - desde danos cerebrais até a morte

Mudanças na taxa ou padrão de respiração do seu bebê, tosse ou engasgo persistente, ronco alto ou uma mudança na cor da pele que fica azul podem significar que seu bebê está com dificuldade para respirar e precisa de atenção médica imediata. Quando um recém-nascido é privado de oxigênio, sua respiração se torna rápida e superficial. Se a situação continuasse, ele pararia de respirar completamente, sua frequência cardíaca cairia e ele perderia força muscular.

Se isso acontecer, ainda é muito possível restaurar a condição do bebê aplicando respirações de resgate e exposição contínua ao oxigênio. No entanto, se o recém-nascido continuar sem oxigênio, ele começará a respirar com dificuldade e parará de respirar novamente. Sua frequência cardíaca, pressão arterial e força muscular continuariam a cair, fazendo com que ele perdesse a consciência. Também existe o risco de danos cerebrais se não chegar oxigênio suficiente ao cérebro. Em casos fatais, o bebê pode sufocar devido à falta de oxigênio.