Você já sentiu que seu corpo está tão cansado que dificulta seus movimentos? Pode parecer trivial porque geralmente melhora logo após acordar de um longo sono. No entanto, em alguns casos, a causa da fadiga que você sente pode na verdade ser desencadeada pela doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), você sabe. Como poderia ser?
O que a fadiga tem a ver com a DRGE?
A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) costuma ser confundida com o refluxo ácido. Ambos causam dor de estômago como resultado do ácido gástrico subindo para o esôfago.
No entanto, tanto a DRGE quanto o refluxo ácido são condições diferentes, mas relacionadas.
Olha, pode-se dizer que a DRGE é mais séria do que o refluxo ácido do estômago. A razão é que o aumento do ácido gástrico na DRGE é mais comum do que o refluxo ácido gástrico comum. Ou simplesmente, DRGE é o desenvolvimento de refluxo ácido do estômago mais grave, causando danos à parte do esôfago (esôfago).
Tão grave, a DRGE causa uma variedade de sintomas que são bastante perturbadores, como dor no peito, dor de garganta, tosse crônica, fraqueza e fadiga.
Essas condições irão perturbar gradualmente os padrões de sono, fazendo com que seu corpo se sinta muito mais cansado do que o normal.
Na verdade, o que causa fadiga severa em pessoas com DRGE?
A fadiga que você sente, como complicação da DRGE, é certamente diferente da fadiga que ocorre em geral. Novamente, a principal causa da fadiga é devido à doença do refluxo gastroesofágico ou refluxo ácido em condições severas. Como poderia ser?
Veja, quando você está de pé, todos os órgãos do corpo, incluindo o sistema digestivo, estão em uma posição normal. Ou seja, o gás ácido no estômago ainda está lá.
Bem, quando você quer dormir automaticamente, a posição do seu corpo é deitada. Aqui, os órgãos do corpo também ajustam a posição do seu corpo, assim como o estômago.
No entanto, o ácido do estômago não pode se ajustar, porque o gás produzido no estômago volta para o esôfago. Eventualmente, você vai sentir como se houvesse uma sensação de queimação no peito ou (azia), uma tosse persistente e até náuseas.
Essa condição deixa você desconfortável, por isso é difícil dormir bem. É por isso que você facilmente se sente cansado, mesmo quando não está ocupado com uma atividade agitada.
Na verdade, a falta de sono não é a única causa de fadiga devido à DRGE. Tomar medicamentos que visam controlar os sintomas da DRGE, como bloqueadores de histamina; cimetidina (tagamet); ranitidina (zantac); famotidina (pepcídeo); nizatidina (óxido); e os inibidores da bomba de prótons (IBP) também correm o risco de causar fraqueza severa.
Esses medicamentos podem, de fato, reduzir a alta produção de ácido estomacal, mas, por outro lado, também podem inibir a absorção de ferro e vitamina B12 dos alimentos. A falta desses nutrientes ao longo do tempo leva à anemia e à fadiga.
Então, qual é o tratamento adequado para essa condição?
Como a fadiga devido à DRGE é diferente da fadiga em geral, o tratamento também será diferente. Em essência, você precisa de um tratamento que esteja de acordo com a gravidade da DRGE, a fim de obter uma ótima qualidade de sono e não se cansar facilmente.
Algumas pessoas podem usar apenas medicamentos sem receita para neutralizar o aumento do ácido estomacal. No entanto, alguns casos graves de DRGE requerem medicação prescrita para aliviar os sintomas.
Além disso, é importante evitar alimentos e bebidas que podem fazer com que o ácido estomacal aumente, não se deite imediatamente após comer e tente dormir com um travesseiro um pouco mais alto do que o seu corpo para ajudar a evitar que o gás ácido volte a subir. em seu esôfago.
Se a causa da fadiga que você está sentindo é devido aos medicamentos que você toma regularmente, você deve consultar mais com seu médico para ter certeza de que tipo de medicamento é adequado e não causa efeitos colaterais em seu corpo.