Casos de intoxicação alimentar ainda são comuns em muitos países em desenvolvimento, incluindo a Indonésia. A maioria dos casos é causada pelo hábito de petiscar descuidadamente na beira da estrada. Os sintomas de intoxicação alimentar geralmente não aparecem imediatamente após as refeições, por isso muitas pessoas não percebem que estiveram doentes. No entanto, se não forem dados os primeiros socorros imediatamente, a intoxicação alimentar pode ser fatal. Aprenda a lidar com a intoxicação alimentar abaixo, antes que seja tarde demais.
Sinais de intoxicação alimentar
A causa mais comum de intoxicação alimentar são bactérias, embora também possa ser causada por fungos, parasitas ou vírus. Esses germes são eventualmente engolidos junto com os alimentos e entram em nosso trato digestivo, onde produzem sintomas.
Infelizmente, os germes que causam o envenenamento demoram muito para se multiplicar no corpo, de modo que os sintomas geralmente não aparecem imediatamente.
Aqui estão alguns sinais e sintomas de intoxicação alimentar que devem ser dados os primeiros socorros imediatamente:
- Nausea e vomito
- Diarreia (pode até ser acompanhada por sangue se a causa for Campylobacter ou bactéria E. coli)
- Dor abdominal e cólicas, geralmente dentro de 12-72 horas após comer
- Desidratação, como sequela de náuseas e vômitos
- Dor de cabeça
Como lidar com a intoxicação alimentar será ajustado pela causa. Porque diferentes germes, diferentes formas de tratamento. No entanto, a maioria dos casos de intoxicação alimentar são autolimitantes e não requerem tratamento médico especial.
Primeiros socorros para intoxicação alimentar em adultos
1. Trate os sintomas de náuseas e vômitos
Dentro de 6 a 48 horas após a ingestão de alimentos, você pode sentir náuseas e vômitos.
A seguir estão os primeiros socorros para intoxicação alimentar, cujos sintomas incluem náuseas e vômitos:
- Evite comer alimentos sólidos até o fim do vômito. Recomenda-se comer alimentos leves e insossos, como biscoitos salgados, bananas, arroz ou pão.
- Inale aromas que podem ajudar a prevenir o vômito, como óleo de eucalipto.
- Quando o paciente vomitar, tente vomitar com o corpo abaixado. Isso é feito para que o alimento não desça novamente para a garganta e se engasgue.
- Contanto que você ainda sinta náuseas, não dê alimentos fritos, oleosos, picantes ou doces até que os sintomas melhorem.
- Não tome medicamentos anti-náuseas sem consultar o seu médico.
2. Previna a desidratação
Pessoas com intoxicação alimentar recebem os primeiros socorros imediatamente antes de realmente apresentarem sintomas de desidratação. A desidratação pode causar desmaios e os graves podem causar danos aos órgãos, levando à morte.
Aqui estão os primeiros socorros para prevenir a desidratação devido a intoxicação alimentar:
- Beba muitos líquidos, como água mineral. Você pode começar com pequenos goles e, gradualmente, beber mais.
- Se o vômito e a diarreia durarem mais de 24 horas, beba uma solução de reidratação ou SRO que pode ser comprado na farmácia
- Em caso de emergência, prepare imediatamente uma solução SRO com 1 litro de água misturada com 6 colheres de sopa de açúcar e 1 colher de chá de sal. Beba imediatamente a solução de água lentamente
Primeiros socorros para crianças com intoxicação alimentar
O tratamento de emergência para crianças com intoxicação alimentar é ligeiramente diferente do tratamento para adultos. Na maioria dos casos, a condição da criança melhora por conta própria, sem tratamento. No entanto, se os sintomas de vômito e perda de água não diminuírem, faça os seguintes primeiros socorros para evitar a desidratação devido a intoxicação alimentar:
1. Para bebês
Para bebês, dê imediatamente tudo o que é normalmente consumido. Por exemplo, leite materno ou fórmula. Amamente com mais frequência e por mais tempo do que o normal. Você também pode dar ao seu bebê uma bebida eletrolítica da SRO seguindo a dosagem do médico de acordo com o peso.
2. Para crianças mais velhas
Os primeiros socorros para intoxicação alimentar em crianças são dar-lhes mais líquidos. Você pode dar a eles água mineral, suco sem açúcar ou cubos de gelo defumado.
- Evite comer refeições pesadas nas primeiras horas até que os vômitos ou diarreia da criança melhorem
- alimentar quando a criança se acalmar. A comida fornecida pode ser na forma de torradas, bananas e arroz com molho de vegetais claros
- Tente fazer a criança descansar, não deixe a criança ir para a escola ou brincar
- Não dê ao seu filho nenhum medicamento para parar a diarreia. A diarreia é a forma como o corpo expele a bactéria que causa a intoxicação alimentar. Na verdade, os medicamentos antidiarréicos causam efeitos colaterais indesejáveis em crianças.
Os primeiros socorros para intoxicação alimentar devem ser acompanhados imediatamente se seu filho não consegue conter o vômito ou mostra sinais de desidratação. Leve-o imediatamente ao hospital para obter mais ajuda de um médico.