Causas de alergias alimentares que você precisa saber

Embora sejam comuns, as alergias alimentares são muito perigosas. Normalmente, os alérgenos ou substâncias que causam alergias encontrados nos alimentos são frequentemente desconhecidos para nós. As alergias alimentares geralmente envolvem proteína ingerida.

Então, o que exatamente causa as alergias e quais são as substâncias nos alimentos que podem causar uma reação alérgica?

Causas de alergias alimentares

Basicamente, podem surgir reações alérgicas porque o sistema imunológico pensa que as substâncias presentes nos alimentos são prejudiciais.

O sistema imunológico é responsável por proteger o corpo, produzindo anticorpos que irão identificar e destruir germes, como bactérias ou vírus que causam doenças.

Em pessoas com alergias, um anticorpo conhecido como imunoglobulina E (IgE) atinge erroneamente certas proteínas encontradas nos alimentos como uma ameaça. Em seguida, a IgE também se move para as células para liberar vários produtos químicos, um dos quais é a histamina.

A histamina é o que causa a maioria dos sintomas típicos que ocorrem quando ocorre uma reação alérgica a certos alimentos.

A histamina faz com que os vasos sanguíneos se expandam, fazendo com que a pele ao redor fique mais vermelha e inche. A histamina também afeta os nervos da pele, causando coceira. Além disso, a histamina aumenta a quantidade de muco produzido no revestimento do nariz, causando coceira ou sensação de queimação.

Existem também outros tipos de alergia alimentar que não passam pela imunoglobulina E. Nesse tipo, as alergias são causadas por várias células do sistema imunológico. A reação parece mais longa e geralmente causa sintomas na forma de reações no trato digestivo, como vômitos, distensão abdominal e diarreia.

Alergia à soja, dos sintomas ao tratamento

Descubra quais ingredientes alimentares contêm alérgenos

Os fabricantes foram solicitados a listar alimentos alergênicos comuns nos rótulos das embalagens. É por isso que às vezes você encontra informações como “Este produto contém grãos de soja” para informar quem tem alergia a nozes.

Alergênicos comuns encontrados nos alimentos, especialmente amendoim, leite, ovos, nozes, peixes, crustáceos, soja e trigo. Tipos específicos de peixes, crustáceos e nozes devem ser listados, se houver.

Os fabricantes de alimentos também são obrigados a usar o termo “leite” em produtos que contenham caseína para informar as pessoas que têm alergia à proteína do leite.

De acordo com os EUA Food and Drug Administration, os principais alérgenos nos alimentos são responsáveis ​​por mais de 90 por cento das substâncias que fazem uma pessoa ter alergia alimentar. Para evitar a exposição a alergias alimentares, leia os rótulos com atenção.

Os materiais ou mesmo as instalações de embalagem podem mudar. Não presuma que os ingredientes familiares dos alimentos não contêm alérgenos. Você deve verificar para ter certeza.

Quando comer fora, nunca coma alimentos que você não tenha certeza se estão isentos de alérgenos. Os funcionários do restaurante geralmente estão dispostos a ajudá-lo.

O problema surge quando muitas pessoas geralmente não entendem a gravidade do problema das alergias alimentares. Comer em situações sociais é muito arriscado por esse motivo. A menos que você saiba exatamente o que a pessoa está fazendo, como fazer e quais ingredientes são usados.

Alérgenos em alimentos causam alergias

Depois de saber a causa das alergias alimentares, outra coisa a fazer é evitar alimentos que possam desencadear uma reação. Às vezes, existem alguns alimentos inesperados que podem causar alergias. A seguir está uma lista de alimentos e os alérgenos que eles contêm.

Lacticínios

A alergia a alimentos que contêm produtos lácteos é uma das alergias mais comuns, especialmente em bebês ou crianças pequenas. Isso ocorre porque o leite animal contém uma proteína chamada caseína. A caseína que entrou no corpo é confundida com um vírus ou bactéria, é isso que causa uma reação alérgica.

Portanto, se você tem alergia à lactose ou à proteína do leite, também deve evitar consumir os seguintes alimentos.

  • Algumas marcas de atum contêm caseína.
  • Algumas carnes processadas contêm caseína.
  • Produtos “não lácteos” às vezes contêm ingredientes lácteos.
  • Alguns medicamentos de venda livre usam açúcar do leite (lactose) como enchimento.

Nozes

A alergia ao amendoim também é uma alergia alimentar que muitas pessoas sofrem. Além de reações leves, as alergias ao amendoim podem ser a causa de reações alérgicas graves, como anafilaxia. Alguns dos sintomas incluem estreitamento das vias respiratórias, inchaço na garganta que dificulta a respiração, choque da pressão arterial e perda de consciência.

As nozes são comumente encontradas em geleias, sorvetes, cereais e pães. As nozes também podem estar em:

  • curativos saladas, que podem conter óleo de amendoim,
  • cozinhar temperos que geralmente contêm amendoim e
  • doce com nougat.

Ovo

A proteína dos ovos (albumina) é a causa mais comum de reações alérgicas em crianças. Acredita-se que a parte branca muitas vezes é o "mandante", visto que o teor de proteína é maior do que a parte da gema.

Pessoas que têm alergia a ovos geralmente também têm alergia a outros ovos de aves, como ovos de pato e de codorna. É por esta razão que a maioria dos médicos aconselha os pacientes a não consumir ovoprodutos.

Ovos ou suas proteínas, que são alérgenos, podem ser encontrados em muitos alimentos, incluindo:

  • marshmallows ,
  • maionese,
  • merengues,
  • geada sobre bolo,
  • produtos de carne embalados ou processados, e
  • certas vacinas (pergunte ao seu médico).

Alergia a ovo de alergia que você deve conhecer

Soja

Embora tenha muitos benefícios, a proteína contida na soja é considerada uma substância nociva pelo organismo de quem sofre de alergia. A maioria das alergias à soja ocorre na infância e desaparece à medida que crescem. No entanto, também existem adultos que ainda são alérgicos à soja.

A soja raramente causa uma reação severa, muitas vezes o único efeito que aparece é uma erupção cutânea ou coceira ao redor da boca. No entanto, se você tem asma ou outras alergias, como amendoim, pode apresentar sintomas mais graves.

Assim como o leite e as nozes, a soja é amplamente distribuída na cadeia alimentar. Aqui estão alguns alimentos a serem observados se você tem alergia à soja.

  • Produtos de panificação embalados.
  • Molho embalado.
  • Substituto de carne.
  • Edamame (ervilhas inteiras), tofu, missô, tempeh.
  • Proteína vegetal hidrolisada (HVP), proteína vegetal texturizada (TVP), lecitina, monodiglicerídeo.

Eu no

Aparentemente, a carne também pode ser um alimento que causa reações alérgicas. Quando a carne é cozida, ela libera uma grande quantidade de proteínas que podem desencadear alergias. Além disso, a carne de mamíferos também contém um anticorpo natural denominado galactose-alfa-1, também conhecido como alfa-gal.

Quando o alfa-gal interage com os carboidratos contidos na carne, pode causar sintomas como coceira por todo o corpo, erupção cutânea ou dor de estômago.

Na verdade, a carne bovina é uma forma comum de alergia à carne. No entanto, isso não exclui a possibilidade de que outras carnes possam desencadear alergias, especialmente em pessoas sensíveis. O corpo pode causar uma reação alérgica após comer frango, pato, porco ou cabra.

Frutos do mar

A alergia a frutos do mar ou frutos do mar é uma das alergias mais comuns. Na verdade, estima-se que cerca de 1% de toda a população mundial tenha essa alergia.

Os alérgenos de proteína encontrados em um grupo de frutos do mar nem sempre são os mesmos e podem ser diferentes dos outros. Por isso, existem pessoas que só são alérgicas a peixes, também existem pessoas que têm alergia a mais de um tipo de marisco como o peixe e o marisco.

Legumes Nightshade

Fonte: Medical News Today

Aparentemente, os vegetais também podem ser uma causa que desencadeia uma reação alérgica, especialmente os vegetais incluídos no tipo de erva-moura.

A erva-moura é um membro da família das plantas chamada Sloaneceae. A maioria dos vegetais de beladona não são comestíveis e alguns são até mortais se comidos, como a planta beladona. No entanto, existem vários tipos de beladona que podem ser comidos, incluindo batata, tomate, berinjela e pimentão.

Infelizmente, os vegetais da erva-moura também podem causar reações alérgicas em pessoas sensíveis. Os vegetais Nightshade contêm um grupo de componentes químicos chamados alcalóides. Alcalóides são componentes tóxicos (se em altas concentrações) que servem para proteger as plantas de fungos e pragas.

É por isso que algumas pessoas afirmam ter alergia a berinjela ou batata, muito provavelmente devido à presença desses alcalóides. Os sintomas que podem surgir incluem coceira, erupções cutâneas, náuseas e vômitos e inflamação.

Fruta

Quem poderia imaginar que a fruta também poderia ser um dos alimentos que desencadeiam reações alérgicas? Na verdade, existem algumas pessoas que têm alergia a esse ingrediente alimentar.

A alergia a frutas também é conhecida como síndrome de alergia oral ou síndrome de alergia alimentar ao pólen. O motivo é que existem algumas frutas que contêm proteínas semelhantes às proteínas causadoras de alergia. Esta proteína também é encontrada no pólen.

Além disso, as alergias ao látex também podem ser a causa de uma reação alérgica. Por exemplo, se ocorrer uma reação após comer uma banana ou abacate, pode ser devido à presença de uma proteína na fruta que é semelhante à proteína do látex.

Felizmente, uma reação alérgica a frutas geralmente dura apenas alguns segundos ou minutos. A proteína da fruta pode ser decomposta mais rapidamente pela saliva, portanto, quando isso acontece, você geralmente não precisa de tratamento especial.

Acontece que a fruta também pode causar alergia, sabe!

Trigo

Fonte: MDVIP.com

Na verdade, o trigo é freqüentemente apontado como a melhor fonte de carboidratos do que os alimentos incluídos nos carboidratos simples. No entanto, existem algumas pessoas que apresentam reações alérgicas depois de comer trigo.

Vários tipos de proteínas contidas no trigo, como albumina, globulina, gliadina e glúten, geralmente desencadeiam reações alérgicas. A proteína que entra no corpo também faz com que o sistema imunológico produza anticorpos para atacá-lo, causando sintomas como coceira ou erupções cutâneas.

A maioria das alergias ao trigo afeta crianças e geralmente desaparece com a idade.

Coisas para lembrar se você tem alergia alimentar

Visto que podem haver alérgenos ocultos nos alimentos, certamente é necessário um esforço extra para prevenir as alergias alimentares. Felizmente, você pode substituir os alimentos que contêm alérgenos por outros alimentos.

Por exemplo, se você tem alergia ao leite de vaca, mas não é alérgico a nozes, pode usar alternativas ao leite de base vegetal, como leite de soja ou leite de amêndoa. Você também pode substituir a necessidade de consumo tomando suplementos que podem suprir a ingestão de vitaminas.

Se você tem uma criança com alergia alimentar, ensine outro adulto responsável por cuidar da criança como reconhecer os sinais de uma reação. Eles também devem ser ensinados a lidar com emergências de alergia alimentar. Professores, enfermeiras escolares e outros adultos que cuidam de seu filho devem receber instruções por escrito, talvez na forma de um plano de ação de emergência.