Nossos corpos produzem óleos naturais para hidratar a pele. No entanto, a produção de excesso de óleo, também conhecida como sebo, pode, na verdade, causar novos problemas à pele facial, como acne e cravos pretos. Esse problema de pele pode piorar, especialmente se você não fizer os cuidados faciais adequados. Para evitar que isso aconteça, considere as várias maneiras de reduzir a oleosidade no rosto neste artigo.
O que faz com que meu rosto produza óleo em excesso?
A causa da pele facial oleosa pode ser devida a vários fatores, desde hábitos que podem realmente ser mudados até causas que você não pode evitar. Aqui estão alguns dos motivos mais comuns pelos quais sua pele facial é oleosa:
- genética. A genética, de fato, afeta sua saúde geral, incluindo a produção de óleo no rosto. Se seus pais, irmãos, irmãos, avós e até avós têm pele oleosa, você também pode ter o mesmo tipo de pele.
- Hormonal. Mudanças hormonais, especialmente em mulheres antes da menstruação ou menopausa, podem desencadear a produção de mais óleo. Não é à toa que, durante a menstruação ou menopausa, a pele do rosto das mulheres tende a ser mais oleosa do que o normal. A condição do rosto que tende a ser oleoso é o que também desencadeia a acne antes do próximo mês.
- Cuidado facial impróprio. O uso de produtos para a pele ou mesmo cosméticos que não são adequados para o seu tipo de pele também pode fazer com que a pele do rosto produza mais oleosidade.
Várias maneiras de reduzir a oleosidade do rosto que você deve conhecer
O que deve ser feito:
- Limpe o rosto rotineiramente todas as manhãs e noites, e após as atividades.
- Limpe o rosto com limpador ( limpador ) são macios. Não use limpador agressivo, pois só agravará o estado oleoso da pele.
- Escolha produtos para a pele sem óleo e rotulados como “não comedogênico (não comedogênico)”.
- Use hidratante regularmente.
- Sempre use protetor solar, especialmente ao ar livre.
- Escolha produtos cosméticos à base de água e sem óleo.
- Use papel manteiga para absorver "poças" de óleo durante o dia.
- Evite alimentos que agravem ou aumentem a produção de glândulas sebáceas, como alimentos picantes, alimentos gordurosos, álcool, alto teor de açúcar, junk food / fast food.
- Certifique-se de prestar atenção à sua ingestão diária de alimentos comendo porções balanceadas, muitos vegetais, muitas frutas, bebendo pelo menos 8 copos de água por dia.
O que não fazer:
- Usando um limpador que base de óleo ou à base de álcool.
- Limpeza muito agressiva do rosto com esfoliante todos os dias.
- Durma com a condição do rosto ainda maquiado.
- De mãos dadas sem rumo.
Deve ser entendido que o uso de máscaras e esfoliantes faciais de ingredientes naturais não funcionará perfeitamente para reduzir os produtos oleosos no rosto sem ser acompanhado por medidas de cuidado facial adequadas.
Qual é a ordem correta de uso de cuidados com a pele oleosa?
Aqui está um guia para usar os cuidados certos para a pele como forma de reduzir a oleosidade do rosto:
1. Lave o rosto
A lavagem do rosto é o tratamento mais básico para a pele oleosa. Você pode usar água morna para ajudar a remover o óleo do rosto. Em seguida, escolha um produto de limpeza especial para pele oleosa. Normalmente aqueles que são isentos de óleo e rotulados como “não comedogênicos”.
Evite produtos de limpeza que contenham ingredientes ativos como álcool e lauril / laureth sulfato de sódio. A razão é que esses dois ingredientes podem remover a camada protetora de óleos naturais da pele. Alguns outros ingredientes que também devem ser evitados se você tem pele oleosa são óleo de coco, óleo de avelã, óleo de camélia, óleo de girassol. Você também deve evitar produtos hidratantes que contenham óleo mineral, cera de abelha, parafina e lanolina. Esses ingredientes podem obstruir os poros, fazendo com que sua pele fique ainda mais oleosa.
2. Toner (com teor moderado de AHA / BHA)
Depois de verificar se seu rosto está limpo, você pode passar para a próxima etapa, que é usar toner. O toner funciona para remover sujeira, como óleo e resíduos de maquiagem, que não foram completamente removidos com o uso de um limpador facial. Além disso, o tônico também funciona para acalmar, reparar e suavizar a superfície da pele, além de reduzir manchas e minimizar a inflamação ou vermelhidão da pele.
Você pode escolher um toner que contenha um leve AHA / BHA. AHA e BHA são compostos ácidos que atuam para esfoliar a pele morta e estimular o crescimento de novas células da pele.
3. Soros /essência
O soro facial é necessário para ajudar a regenerar e iluminar a pele, combater rugas, acne, manchas pretas ou tom de pele facial irregular. Em comparação com os hidratantes comuns, os ingredientes ativos do soro são capazes de penetrar profundamente na pele com mais rapidez e eficiência.
Após lavar o rosto e passar o toner, aplique o soro em todo o rosto. Evite aplicar na área ao redor dos olhos, cantos da boca e rugas do nariz. Espere cerca de 10 minutos para que o soro seja absorvido pela pele.
4. Hidratante
Ter um rosto oleoso não significa que você não precise de hidratante. A pele oleosa ainda precisa de um hidratante, para que a pele fique bem hidratada. Quando a pele está desidratada, as glândulas sebáceas são estimuladas a produzir mais óleo.
Não escolha apenas um hidratante. Antes de comprar, olhe primeiro para a embalagem dos produtos para a pele. Hidratantes para pele oleosa geralmente contêm palavras como à base de água, não comedogênico, não acnegênico, e sem óleo.
5. Protetor solar
Não menos importante, sempre certifique-se de usar protetor solar ou protetor solar sempre que quiser fazer atividades ao ar livre. O filtro solar não apenas protege a pele da exposição ao sol, mas também pode ajudar a hidratá-la.
Você pode escolher um protetor solar que tenha um amplo espectro, contenha beta hidroxi e seja não comedogênico , a base de água, e sem óleo.
Existe tratamento especial no consultório de estética para reduzir a oleosidade do rosto?
Além das mencionadas acima, existem outras maneiras de reduzir a oleosidade do rosto que você pode experimentar. Como reduzir a oleosidade no rosto envolve um médico ou dermatologista para fazê-lo. Alguns tratamentos na clínica de beleza para reduzir a oleosidade do rosto incluem:
- Terapia fotodinâmica também conhecida como PDT. Esse tratamento utiliza um medicamento especial que é aplicado na pele e ativado por uma luz LED. Sua função é reduzir a atividade das células nas glândulas sebáceas de forma que a produção de sebo no rosto seja reduzida.
- Laser. O tiro de luz intensa do laser pode ajudar a reduzir a produção das glândulas sebáceas.
Se realizados por um profissional médico experiente, os dois tratamentos acima não causarão efeitos colaterais. Mesmo se houver, os efeitos colaterais que surgem podem ser minimizados de forma adequada.
Portanto, certifique-se de sempre fazer o tratamento em uma clínica de beleza de confiança e com boa reputação junto a especialistas certificados. Lembre-se, nunca corra riscos e barganhe ao fazer tratamentos faciais.