6 condições que causam falta de sangue que você precisa saber •

A maioria das pessoas se concentra em aumentar a pressão arterial porque pode causar hipertensão que leva a doenças cardíacas. No entanto, isso não significa que você deva tomar a pressão arterial baixa como certa. O motivo é que essa condição acaba sendo tão perigosa quanto a pressão alta. Então, quais são as causas da pressão arterial baixa?

Causas da pressão arterial baixa

A pressão arterial é produzida quando o coração bombeia sangue pelas artérias do corpo. Conforme o sangue flui pelas artérias, ele exerce pressão sobre as paredes das artérias.

Essa pressão é avaliada como uma medida da força do fluxo sanguíneo ou o que você conhece como pressão arterial. Se a pressão arterial nas artérias estiver mais baixa do que o normal, geralmente é chamada de pressão arterial baixa (hipotensão).

Pressão arterial normal, o tamanho é 120/88 mm Hg, mas a pressão arterial de uma pessoa nem sempre é a mesma em qualquer momento, sempre mudando. Alguns especialistas dizem que a pressão arterial baixa está em um nível sistólico de 90 (o primeiro número) e um nível diastólico de 60 (o segundo número).

Bem, a pressão sanguínea de normal a baixa se deve a causas como as seguintes.

1. Gravidez

Durante a gravidez, a circulação sanguínea da mulher se desenvolve muito rapidamente, ao contrário de quando ela não está grávida. Isso ocorre porque durante a gravidez ocorrem alterações hormonais que fazem com que os vasos sanguíneos se dilatem e a pressão arterial diminua.

A pressão arterial começa a cair no início da gravidez e geralmente é comum no segundo trimestre da gravidez. A condição é normal e geralmente retorna aos níveis normais após o parto.

2. Doença cardíaca

Não apenas a hipertensão, as pessoas com doenças cardíacas podem ter pressão arterial baixa. A causa da pressão arterial baixa vem da própria doença cardíaca. Especialmente em pessoas com frequência cardíaca muito lenta (bradicardia), doença das válvulas cardíacas, ataque cardíaco e insuficiência cardíaca.

Todas as doenças anteriores tornam o coração incapaz de circular sangue suficiente para atender às necessidades do seu corpo. A função do coração que tem problemas para bombear o sangue faz com que a pressão arterial diminua.

3. Problemas com o sistema endócrino

O sistema endócrino é um sistema que regula as glândulas que produzem hormônios para os órgãos do corpo. A existência de problemas neste sistema faz com que a produção de hormônios também seja interrompida e, em última instância, causa diminuição da pressão arterial.

Exemplos de problemas endócrinos que afetam a pressão arterial incluem:

  • hipotireoidismo (baixa produção de hormônio da tireoide devido a problemas com a glândula tireoide),
  • diabetes que causa sintomas de hipoglicemia (níveis baixos de açúcar no sangue),
  • Doença de Addison (dano às glândulas supra-renais).

4. Desidratação

Além da boca seca e da fadiga corporal, a desidratação também pode ser uma causa da pressão arterial baixa. A desidratação ocorre quando há falta de líquidos em seu corpo.

Durante a desidratação, o sangue dependente de água não consegue fornecer a circulação sanguínea por todo o corpo. Como resultado, essa condição reduz o volume de sangue nas artérias e veias e causa a ocorrência de baixa pressão arterial.

5. Tome certas drogas

Se você toma medicamentos para tratar a hipertensão, é claro que esses medicamentos podem causar pressão arterial baixa. Não apenas este tipo de medicamento, medicamentos para doenças cardíacas, medicamentos antidepressivos, medicamentos para a doença de Parkinson e uma combinação de drogas com álcool.

Para que essa condição não ocorra, deve-se usar os medicamentos de acordo com as instruções do médico. O objetivo, é evitar a sobredosagem ou efeitos colaterais dos dois medicamentos que reagem um ao outro.

6. Reações alérgicas

Você não deve tomar as condições alérgicas como garantidas. A razão é que algumas pessoas podem ter reações alérgicas graves com risco de vida (anafilaxia), como falta de ar, coceira, inchaço da garganta e queda da pressão arterial.

A importância de conhecer as causas da pressão arterial baixa

Saber a causa da pressão arterial baixa pode ajudá-lo a lidar com a condição. Por exemplo, quando você se exercita ou faz atividades ao ar livre durante o dia, fica mais sujeito à desidratação e à pressão arterial baixa.

Bem, para evitar que isso aconteça, você precisa beber mais água. Da mesma forma, ao usar certos medicamentos, você deve primeiro consultar um médico para torná-lo mais seguro. Enquanto isso, se a causa da pressão arterial baixa estiver relacionada a certas condições ou problemas de saúde, você precisa seguir a medicação e o estilo de vida que seu médico recomenda.