6 causas de orelhas malcheirosas e como se livrar delas |

Assim como manter a limpeza de outras partes do corpo, orelhas malcheirosas são certamente uma condição que não pode ser ignorada. O motivo, essa condição pode ser um sintoma de uma doença de ouvido. Na verdade, qual é a causa do mau cheiro que sai do ouvido e como lidar com isso? Aqui está a revisão.

O que causa orelhas malcheirosas?

Não é apenas o odor corporal ou o mau hálito que podem incomodá-lo. O cheiro que vem do ouvido também.

Embora pareça muito raro, na verdade, algumas pessoas se queixam de cheirar um cheiro estranho nos dedos depois de tocar as orelhas.

Se sentir isso, você deve descobrir imediatamente como se livrar dos odores em seus ouvidos para que sua audição seja mantida limpa.

Bem, tente ter cuidado novamente, uma ou mais dessas coisas podem ser a causa de orelhas com mau cheiro, seja na frente, atrás ou dentro.

1. Falta de higiene do ouvido

Qualquer parte da orelha, incluindo a frente, trás, topo, dentro, para áreas escondidas, às vezes pode passar despercebida.

Você pode estar tão concentrado em limpar as partes mais visíveis do corpo que se esquece de cobrir outras áreas.

Na verdade, mesmo que você limpe seus ouvidos regularmente, geralmente apenas o interior é limpo, mas o exterior não.

Na verdade, as orelhas são partes do corpo que são muito fáceis de sujar e suar, principalmente nas costas. Se não for limpo, esse suor acumulado se misturará diretamente com as bactérias.

Não raro, a produção de suor também é acompanhada por glândulas sebáceas (sebo) bastante ativas.

Na verdade, o óleo é útil para manter a pele macia e saudável. Com uma nota, a produção está dentro dos limites e não excessiva.

Mas algumas pessoas têm glândulas sebáceas que são bastante ativas, então a quantidade de óleo que elas produzem realmente aumenta.

Além disso, a parte posterior da orelha é composta de várias dobras que facilitam a ocultação de todo suor, sujeira e óleo e, eventualmente, causam odores desagradáveis.

2. Poeira e poluição

As atividades frequentes ao ar livre tornam a exposição à poeira, fumaça de veículos motorizados e outros poluentes mais fácil de aderir ao corpo.

Isso pode ocorrer em qualquer parte do corpo, incluindo as áreas frontal, traseira, superior ou da orelha.

Todas essas substâncias irão eventualmente se estabelecer e obstruir os poros atrás da orelha junto com óleo, suor e outras ceras de ouvido.

Aqueles de vocês que têm cabelo comprido costumam usar protetores de ouvido, chapéus e produtos para os cabelos que não são bem limpos podem agravar ainda mais a condição.

Sim, o bloqueio de sujeira nos poros da pele da orelha, seja acima, abaixo, na frente ou atrás.

Esta condição é muito favorável para o crescimento e reprodução dos micróbios. É por isso que, então, você percebe o surgimento de um cheiro estranho nos ouvidos.

3. cera de ouvido

Outra razão por trás das orelhas fedorentas é a presença de cera, que se assemelha a um líquido ceroso amarelo e tem uma textura pegajosa.

Mas não raramente, essa sujeira pode sair sozinha e então levar para o fundo. Por fim, há um cheiro bastante perturbador.

Além disso, citado na Cleveland Clinic, o cheiro que vem de dentro do ouvido indica um acúmulo de sujeira.

Quando você tem essa condição, também conhecida como suporte de cerúmen, também pode ter outros sintomas, como plenitude nos ouvidos e tontura.

4. Infecção

Em alguns casos, as infecções de ouvido são a causa de orelhas malcheirosas. Isso se deve às bactérias e fungos que têm o "hobby" de viver e se desenvolver em áreas úmidas e quentes.

O hábito de coçar as orelhas com as mãos sujas, usar óculos, fazer furos nas orelhas e diversas outras atividades relacionadas à orelha podem desencadear o crescimento de bactérias e fungos.

Esta é a causa do aparecimento de odores nos ouvidos.

5. Tumor de ouvido

Tumores de ouvido ou colesteatoma geralmente aparecem após infecções de ouvido repetidas.

Quando a infecção leva a um tumor, você pode ter outros sintomas, como secreção de ouvido com sangue e mau cheiro.

O colesteatoma geralmente continua a crescer se não for removido cirurgicamente. Se não for tratada, esta doença pode levar a complicações que vão desde perda auditiva até meningite.

6. Outros motivos

A presença de eczema, erupções cutâneas e dermatite atrás das orelhas pode causar irritação e ressecamento da pele.

Essa condição pode fazer com que você arranhe qualquer área da orelha, incluindo a frente, as costas, a parte superior e a inferior, o que pode causar feridas.

As bactérias também se tornam mais suscetíveis a se apresentar e se estabelecer aqui.

Como se livrar de orelhas fedidas?

Não se preocupe se de repente sentir um cheiro ruim saindo do ouvido.

Você pode fazer as seguintes maneiras para se livrar das orelhas malcheirosas.

  • Limpe rotineiramente todas as partes do corpo, incluindo as orelhas externa e interna. Certifique-se de enxaguar bem todos os produtos para a pele que usar, para que nenhum obstrua os poros.
  • Use cremes antibacterianos, antifúngicos ou antiinflamatórios, conforme recomendação do médico, dependendo da causa inicial.
  • Mantenha as partes superior, inferior, frontal e posterior da orelha secas. Tente sempre limpar seus ouvidos sempre que sentirem que estão molhados para evitar condições de umidade que podem desencadear o crescimento de fungos e bactérias.
  • Use óleos essenciais, eles ajudam a acalmar a pele e também a aliviar o mau cheiro nos ouvidos.

O uso de gotas para os ouvidos pode ajudar se houver excesso de cera ou infecções de ouvido que não foram completamente tratadas.

Não se esqueça de consultar o seu médico para saber a escolha do colírio de acordo com sua condição.