Para que as necessidades nutricionais do bebê sejam atendidas adequadamente desde o nascimento, é necessária uma produção de leite suficiente. No entanto, e se os seios da mãe incharem após o parto? É claro que essa condição o deixa desconfortável. Não se preocupe, vamos lá, descubra como lidar com seios inchados após o parto aqui!
Como lidar com seios inchados após o parto
A amamentação é certamente uma atividade feliz.
No entanto, a dor dos seios inchados muitas vezes interfere no bom processo de amamentação e faz com que a mãe se sinta desconfortável.
De acordo com a Academia Americana de Pediatria, a dor e o inchaço nos seios são, na verdade, uma condição normal para as mães. Isso ocorre porque os seios são preenchidos com leite em quantidade suficiente.
Mesmo assim, isso não significa que você ignore se sentir seios inchados. Porque, se não for tratado imediatamente, pode causar dor, febre e até risco de mastite.
Para não piorar, considere as seguintes maneiras de lidar com seios inchados após o parto.
1. Amamente imediatamente após o parto
Os seios geralmente começam a aumentar a partir do terceiro trimestre de gravidez até o momento do parto.
Se você amamentar seu bebê imediatamente após o nascimento, o tamanho dos seios começará a voltar ao normal dentro de dois a três dias.
Retardar a amamentação pode causar inchaço nos seios devido ao leite acumulado.
Além disso, o seu filho não toma colostro, que é o primeiro leite materno muito útil para o seu sistema imunológico.
Se você precisar se separar de seu bebê por certos motivos médicos, tente continuar a dar leite materno, extraindo-o e depois dando-o por meio de uma mamadeira.
2. Amamentação de rotina
O que mais frequentemente causa seios inchados após o parto é não amamentar regularmente ou até mesmo ter parado de amamentar por muito tempo.
A Associação Pediátrica da Indonésia afirma que o ideal é que os recém-nascidos sejam amamentados a cada 1,5 a 2 horas por um período de aproximadamente 10 a 15 minutos.
Portanto, para prevenir e tratar os seios inchados após o parto, tente amamentar de acordo com essas recomendações.
Se necessário, faça um cronograma regular de amamentação para que as horas não sejam perdidas. Certifique-se também de dar leite materno sempre que o seu filho quiser.
3. Extraia leite materno rotineiramente
Se você estiver em um local separado de seu bebê, por exemplo, por causa do trabalho ou outros problemas, isso não significa que você não precisa cumprir um cronograma de amamentação.
Cumpra a programação, retirando leite nas horas que definiu ou quando sentir que os seios estão cheios.
Além de prevenir o inchaço das mamas, a ordenha regular do leite materno também auxilia na disponibilização de reservas de leite materno para o bebê.
Não se esqueça de guardar o leite materno em local limpo e manter a temperatura para que não estrague.
4. Comprimir os seios
A maneira mais eficaz de lidar com os seios inchados após o parto é comprimindo-os. Comprima com água morna antes de alimentar.
Se possível, experimente um banho quente ou banho para melhorar a circulação sanguínea e reduzir o inchaço.
Citando a University of Michigan Health, se o inchaço for grave o suficiente, tente comprimir a mama com água gelada ou cubos de gelo a cada hora por 15 minutos.
O objetivo é aliviar a dor e reduzir o inchaço.
Para que a pele da mama não seja danificada, coloque um pedaço de gaze para cobrir a mama para que não entre em contato direto com a bolsa de gelo.
5. Retire um pouco de leite
Para que o inchaço não piore, procure tirar um pouco de leite. Exprima com as mãos ou com uma bomba tira leite até que os seios fiquem ligeiramente mais claros.
Remova apenas um pouco, porque se você expelir muito, seus seios produzirão mais leite novamente e podem piorar o inchaço.
Não se esqueça de massagear suavemente seus seios durante a amamentação para ajudar o leite a sair suavemente.
6. Mudança de posição durante a amamentação
Você também pode fazer a amamentação em várias posições como forma de lidar com o inchaço nas mamas após o parto, por exemplo, amamentar deitado, depois fazer uma pausa e sentar-se.
Cada vez que você mudar de posição, certifique-se de manter a posição correta de amamentar.
Isso para que o bebê não engasgue, a mama não cubra o nariz do pequenino, o bebê possa sugar bem e o leite flua bem.
7. Amamente até que o seio esteja vazio
Para evitar que os seios fiquem inchados após o parto, certifique-se de que seu bebê amamente um deles até que esteja vazio.
Em seguida, passe para o próximo seio se o seu filho não estiver cheio.
Além disso, não limite o tempo que seu bebê está se alimentando. O objetivo é que ele consiga mamar completamente e não haverá sobra de leite. O leite que fica na mama pode causar inchaço.
Se não for controlada, esta condição pode causar mastite devido a infecção bacteriana no leite materno remanescente.
8. Use o sutiã certo
Usar um sutiã muito apertado pode exercer pressão sobre os seios, fazendo com que os dutos de leite sejam bloqueados. Além de deixar os seios doloridos, o sutiã também pode deixá-los inchados.
Para prevenir e tratar os seios inchados após o parto, certifique-se de usar um sutiã maior.
Além disso, evite usar sutiã por muito tempo. Se não for realmente necessário, por exemplo ao dormir e descansar, retire o sutiã para que os seios fiquem mais livres.
Além disso, use roupas largas para que os seios não fiquem comprimidos.
9. Tome remédio
Além dos cuidados pós-natais acima, você pode tomar medicamentos para tratar a dor, como o paracetamol, principalmente se a dor for suficiente para interferir nas atividades,
No entanto, evite beber antes de amamentar seu filho. O paracetamol é bastante seguro para mães que amamentam.
Mesmo assim, você deve pedir conselho ao seu médico antes de tomar este ou outros medicamentos.
O médico irá considerar se você precisa ou não tomar medicamentos.
Além disso, se necessário, você receberá medicamentos adicionais e sugestões de tratamento adequadas para reduzir o inchaço na mama para que não piore.