Você já sentiu sua axila e encontrou um caroço lá? Às vezes, há um caroço na axila sem que você perceba. Isso pode ser causado por várias doenças ou condições do seu corpo. Portanto, é importante que você sinta as axilas regularmente como uma etapa inicial do exame.
Por que um caroço pode crescer na axila?
Um caroço na axila pode aparecer devido ao aumento dos gânglios linfáticos sob o braço. Os gânglios linfáticos são glândulas encontradas em todo o corpo e desempenham um papel importante no sistema imunológico. Ao sentir sua axila, você pode sentir que o caroço é muito pequeno ou pode ser maior e muito dolorido ao toque.
A maioria dos caroços nas axilas são inofensivos. Esses caroços geralmente aparecem devido ao crescimento anormal do tecido. No entanto, os caroços nas axilas também podem ser causados por problemas de saúde mais sérios.
O que causou isso?
Um caroço na axila pode ser causado por várias coisas, como um cisto ou infecção, por exemplo, porque você costuma depilar os pelos da axila. No entanto, esses caroços também podem ser um sinal de um problema de saúde mais sério.
Algumas das causas comuns de caroços nas axilas são:
- fibroadenoma, é um crescimento não canceroso de tecido conjuntivo fibroso. Infecções bacterianas ou virais,
- lipoma, onde há um crescimento de tecido adiposo inofensivo,
- cisto,
- linfoma,
- câncer de mama,
- leucemia,
- lúpus,
- infecção fúngica,
- reação alérgica a desodorante ou sabonete, e
- reações adversas à vacinação.
Quais são as características?
O sintoma mais visível é, obviamente, o próprio caroço. Você pode encontrá-lo tocando lentamente. Você pode encontrar esses pedaços em tamanhos muito pequenos a grandes. A textura do caroço também pode variar dependendo do que o causou.
Nódulos causados por cistos, infecções ou lipomas são geralmente macios ao toque. Enquanto isso, os caroços causados pelo câncer de mama têm textura mais firme e não se movem quando tocados.
Em contraste com os caroços devido ao câncer de mama, linfoma e leucemia, os caroços por causa disso geralmente apresentam sintomas, como mudar de tamanho rapidamente ou não desaparecer.
Nódulos causados por infecção ou reações alérgicas geralmente estão associados a dor na axila e parecem mais macios. As infecções dos linfonodos também podem causar caroços dolorosos.
Nódulos causados por infecção também podem apresentar outros sintomas, como os seguintes:
- febre,
- suando à noite, e
- inchaço em todos os gânglios linfáticos do corpo.
Tenha cuidado quando aparece nas axilas das mulheres
Embora nódulos nas axilas possam ser encontrados em mulheres e homens, as mulheres são os mais comuns. Nódulos embaixo do braço nas mulheres podem ser um sinal de câncer de mama e elas correm mais risco de desenvolver a doença do que os homens.
Recomenda-se que as mulheres realizem rotineiramente o autoexame das mamas (BSE) todos os meses, especialmente cerca de um a três dias após o término da menstruação. Isso é para verificar se há um caroço ao redor da mama ou não. Se houver, você pode verificar o mais cedo possível com o médico.
Dê uma olhada, seus seios durante a menstruação podem tender a ser mais macios e ter caroços. Isso ocorre porque as alterações hormonais ocorrem durante o ciclo menstrual e isso é normal. É por isso que é recomendado que você faça um autoexame das mamas 1-3 dias após o término da menstruação.