Você pode ter ouvido falar do termo gripe óssea, que é uma condição em que uma dor forte ataca as articulações. Não raramente, essa condição faz com que o corpo seja difícil de mover por causa de distúrbios nas articulações que são tão dolorosos. Na verdade, qual é a causa do surgimento da gripe óssea? Leia este artigo para descobrir a resposta.
Gripe óssea na doença chikungunya
A gripe óssea é um termo que não existe no mundo médico. Essa condição é descrita como uma dor insuportável nas articulações ou músculos, que às vezes é acompanhada por outros sintomas, como febre.
Muitas pessoas ainda pensam erroneamente que a gripe óssea é um termo para se referir à doença chikungunya. Na verdade, as duas são condições diferentes.
Chikungunya é uma doença transmitida por picadas de mosquito Aedes aegypti e Aedes albopictus. Os sintomas mais característicos desta doença são febre alta e fortes dores nas articulações.
Bem, por causa desses dois sintomas, as pessoas costumam associar o chikungunya à gripe óssea. Na verdade, a gripe óssea é parte dos sintomas que aparecem quando você experimenta o chikungunya.
O chikungunya é causado pela infecção pelo vírus chikungunya (CHIKV). O vírus pode ser transmitido pela picada de um mosquito que sugou o sangue de uma pessoa previamente infectada. Esta infecção viral é conhecida por afetar as articulações diretamente.
Aqui estão as características e sintomas da doença chikungunya:
- Febre atinge 39-40 graus Celsius
- Dor nas articulações em várias partes do corpo, como pulsos, cotovelos, costas, joelhos, tornozelos e dedos
- Inchaço nas articulações doloridas
- Corpo cansado
- Dor muscular
- Erupções cutâneas aparecem na pele, especialmente no rosto e pescoço
Os sintomas de chikungunya geralmente aparecem 3-7 dias após o paciente ser picado por um mosquito Aedes a primeira vez. Depois disso, os sintomas devem desaparecer em cerca de 1 semana, dependendo da qualidade do tratamento com chikungunya.
No entanto, os sintomas da gripe óssea, especialmente dores nas articulações, podem durar mais tempo por várias semanas, meses, até anos. É por isso que o vírus chikungunya corre o risco de causar dores crônicas nas articulações e nos músculos.
Gripe óssea em outras doenças
Além da chikungunya, a gripe óssea também pode ser encontrada em várias outras doenças. A seguir estão doenças e outras condições médicas que costumam ser associadas ou mesmo confundidas com gripe óssea:
1. Dengue (DHF)
Se você não é estranho aos mosquitos Aedes aegypti, você também pode estar familiarizado com a dengue. Sim, a dengue ou dengue hemorrágica é outra doença que também é causada por picadas de mosquito Aedes, além de chikungunya.
Essa doença também causa sintomas semelhantes aos do chikungunya, como febre alta repentina, dor nas articulações e erupções cutâneas. É por isso que às vezes é difícil distinguir essa doença de chikungunya.
No entanto, a dengue apresenta o risco de causar complicações mais graves, como ruptura do plasma sanguíneo, que pode causar sangramento fatal. Se os sintomas que você sentir podem estar relacionados a esta doença, consulte imediatamente um médico.
2. Osteomielite
A osteomielite é uma inflamação causada por uma infecção do osso. No entanto, o que distingue a osteomielite das duas doenças anteriores é a causa. A osteomielite é causada por uma infecção bacteriana, uma das quais é uma bactéria Staphylococcus.
Como a marca registrada da gripe óssea, os sintomas causados pela osteomielite são febre, dor e inchaço na parte infectada do corpo e sensação de cansaço.
No entanto, não é incomum que pessoas com osteomielite não apresentem quaisquer sinais e sintomas. Além disso, os sintomas desta doença são difíceis de distinguir de outras doenças que são acompanhadas por sintomas semelhantes aos da gripe óssea.
3. Influenza
Outra doença frequentemente associada à gripe óssea é a gripe. A gripe ou gripe é uma infecção viral que ataca o sistema respiratório, como nariz, garganta e pulmões.
Esta doença geralmente melhora por conta própria. No entanto, existe a possibilidade de que a influenza possa evoluir para complicações graves, especialmente em crianças menores de 5 anos, idosos com mais de 65 anos e pacientes com doenças crônicas.
Os sintomas da gripe costumam ser fáceis de reconhecer, como febre, coriza, dor de cabeça e tosse. No entanto, muitos pacientes com influenza também relatam dores fortes nas articulações e nos músculos.
4. Artrite reumatóide
A gripe óssea também pode fazer parte dos sintomas de doenças autoimunes, como a artrite reumatóide. Esta doença é causada pelo ataque do sistema imunológico aos tecidos do próprio corpo, resultando na inflamação crônica das articulações.
Não apenas nas articulações, se a inflamação se espalhou para outras partes do corpo, a artrite reumatóide pode afetar a pele, os olhos, os pulmões, o coração e os vasos sanguíneos.
Os sinais e sintomas da artrite reumatóide são semelhantes aos das doenças acima, ou seja, dor, inchaço e rigidez nas articulações. Às vezes, a artrite reumatóide também causa sintomas de febre.
Qual é a cura para a gripe óssea?
Para tratar essa condição, você deve primeiro saber qual doença ou condição médica está causando a gripe óssea que está apresentando. Portanto, se você tiver sintomas semelhantes a esta condição, você deve consultar um médico o mais rápido possível.
Ao consultar um médico, o médico pode diagnosticar o que está causando a dor nas articulações e fornecer o tratamento adequado. O motivo é que os medicamentos prescritos pelo médico podem variar, dependendo da causa da doença por trás da gripe óssea.
A seguir estão os medicamentos que o médico administrará para aliviar os sintomas desta condição:
1. Paracetamol
O paracetamol é o medicamento mais usado para reduzir a febre e aliviar a dor devido à inflamação ou infecção. Este medicamento pode ser obtido com receita médica ou adquirido nas farmácias de venda livre.
Tome paracetamol de acordo com a dose dada pelo médico ou listada na embalagem do medicamento. Certifique-se de não tomar muito paracetamol para tratar os sintomas da gripe óssea.
2. Ibuprofeno
Além do paracetamol, você também pode aliviar a dor da gripe óssea com ibuprofeno. Você pode comprar este medicamento em uma farmácia com ou sem receita médica.
No entanto, o ibuprofeno não deve ser tomado por pacientes com dengue. O motivo é que os AINEs, como o ibuprofeno, correm o risco de causar sangramento, o que na verdade piora a condição dos pacientes com dengue.
3. Naproxeno
Para reduzir a inflamação nas articulações e nos ossos, especialmente na artrite reumatóide ou na osteomielite, os médicos geralmente prescrevem naproxeno. O naproxeno é um medicamento AINE que pode ajudar a tratar a inflamação.
O uso do medicamento naproxeno deve ser feito de acordo com a receita e orientação do médico. De acordo com o site do NHS, este medicamento não deve ser tomado por pacientes com certas condições de saúde, como hipertensão, doença renal, doença hepática ou problemas cardíacos.
4. Antibióticos
Em condições de gripe óssea associadas a uma infecção bacteriana, como osteomielite, você pode ser tratado com antibióticos.
Antes de decidir que tipo de antibiótico administrar, o médico precisa saber com antecedência o tipo de bactéria que infecta seu corpo. Portanto, você pode precisar passar por testes adicionais, como uma biópsia de tecido corporal infectado.
Para osteomielite causada por bactérias Staphylococcus aureusOs antibióticos a serem prescritos são vancomicina, nafcilina ou oxacilina.
Depois de ler a explicação acima, você sabe que a gripe óssea é um sintoma que aparece em certas condições ou doenças. Consulte um médico imediatamente se sentir sinais de gripe óssea, como dores fortes nas articulações e febre alta. Isso é importante para que a condição que você experimenta não piore no futuro.
Lutem contra o COVID-19 juntos!
Siga as últimas informações e histórias dos guerreiros COVID-19 ao nosso redor. Junte-se à comunidade agora!