Definição
O que é bilirrubina?
A bilirrubina é uma substância amarelo-acastanhada encontrada na bile. Esses compostos são produzidos quando o fígado decompõe as células sanguíneas e é excretado do corpo pelas fezes. É isso que dá às fezes sua cor normal.
Este composto também funciona para regular os níveis de ferro em vários tipos de proteínas. Embora tenha o potencial de ser um composto tóxico, o corpo pode excretar essas substâncias para que elas não se acumulem e interfiram na saúde do corpo.
Qual é a quantidade normal de bilirrubina?
Embora formada normalmente, às vezes a bilirrubina indica certas doenças. Os níveis de bilirrubina total considerados normais em adultos são 0,1 - 1,2 mg / dL ou 1,71 - 20,5 mol / L.
Se exceder esse número, existe a possibilidade de você ter problemas com o fígado ou as vias biliares.
É por isso que é necessário um exame especial para descobrir quantos níveis existem no corpo. Visa detectar se o número ultrapassa ou não o limite normal, para que possa obter tratamento imediato.
Qual é o processo de metabolismo da bilirrubina?
O composto que dá a cor às fezes vem da degradação da hemoglobina nos glóbulos vermelhos e eritróides danificados. Todos os dias, o corpo produzirá 4 mg / kg de bilirrubina.
Uma vez formada, essa substância circulará na corrente sanguínea de duas formas, a saber, da seguinte maneira.
Bilirrubina indireta
A bilirrubina indireta ou não conjugada é uma forma de composto insolúvel em água.
Mais tarde, essa substância circula pela corrente sanguínea até o fígado, onde se transforma em uma forma solúvel.
Bilirrubina viva
Depois de chegar ao fígado, essa substância se transforma em um composto conjugado, também conhecido como que pode ser dissolvido em água.
Esses compostos então saem do fígado, intestinos e retornam às substâncias não conjugadas antes de serem secretados pelo corpo.