O sono é uma das necessidades humanas mais importantes para sobreviver. O tempo ideal de sono para adultos é de cerca de 7 a 8 horas todas as noites. No entanto, isso não significa que você dormiu o suficiente, de modo que não ficará com sono com frequência. Então, por que você costuma ficar com sono, embora tenha dormido o suficiente? Bem, considere as várias razões a seguir.
A causa de muitas vezes sonolência, embora você tenha dormido o suficiente
Se você costuma se perguntar por que costuma ficar com sono, embora tenha dormido o suficiente, aqui estão algumas causas que podem explicar sua condição.
1. Beba álcool
Mesmo que sinta que está dormindo o suficiente, o consumo de álcool pode ser uma das razões pelas quais você costuma ficar com sono durante o dia. O motivo é que beber álcool antes de dormir pode aumentar o hormônio epinefrina, um hormônio do estresse que aumenta a frequência cardíaca e estimula o corpo, então você costuma acordar no meio da noite.
Além disso, consumir álcool também pode fazer com que os músculos da garganta fiquem mais relaxados, o que pode desencadear a ocorrência de prisão de ventre apnéia do sono enquanto você está dormindo à noite. Além disso, o consumo de álcool também pode aumentar sua vontade de urinar à noite.
Como resultado, mesmo que você comece a dormir cedo, sua qualidade do sono será prejudicada se você consumir bebidas alcoólicas. É por isso que você ainda sentirá privação de sono e sonolência durante o dia, embora sinta que dormiu o suficiente. O motivo é que pode ser que suas horas de sono sejam realmente reduzidas porque você acorda com muita frequência no meio do sono.
2. Apnéia do sono
Apnéia do sono é um distúrbio do sono que ocorre quando a respiração para temporariamente durante o sono. No mundo médico, apnéia do sono que ocorre devido a um bloqueio no trato respiratório é referido como apneia obstrutiva do sono.
Quando você tem dificuldade para respirar, seu cérebro envia um sinal para acordar. Sem perceber, nessa hora você vai acordar por um momento, inspirar novamente, antes de finalmente voltar a dormir. Isso faz com que seu sono seja perturbado porque você precisa acordar algumas vezes.
Esta pode ser a razão pela qual você ainda está com sono, embora tenha dormido o suficiente. Portanto, você precisa verificar imediatamente e tratar essa condição com o médico. Dessa forma, será mais fácil para você superar essa condição.
3. Síndrome das pernas inquietas
Síndrome das pernas inquietas (RLS) pode ser uma das razões pelas quais você ainda está com sono, embora tenha dormido o suficiente. O motivo é que essa condição faz com que você não consiga parar de mover as pernas à noite, inclusive durante o sono.
Normalmente, a SPI ocorre devido a uma sensação desconfortável na área da perna. É claro que isso pode interferir na qualidade do seu sono, então, inevitavelmente, você ainda se sentirá cansado e sonolento durante o dia, embora tenha dormido o suficiente.
Infelizmente, se isso acontecer durante o sono, você pode nem perceber. Como resultado, será um pouco difícil superar a RLS, especialmente se você dormir ou morar sozinho. Enquanto isso, se você dorme com outras pessoas, pode ser que essa pessoa esteja ciente desse distúrbio do sono e vá lhe contar.
4. Ande enquanto dorme
Sonambulismo ou caminhada durante o sono é um dos distúrbios de parassonia que você pode ter. Mesmo se você estiver inconsciente, você pode andar pela casa. Na verdade, essa condição é mais comum em crianças, mas os adultos também podem experimentá-la.
Esta condição não é realmente um problema sério, mas você pode estar em perigo ao experimentá-la. Como você nem mesmo percebe que está sonambulando, pode estar saindo de casa e entrando em uma estrada com veículos. Claro que isso pode aumentar o risco de acidentes.
Bem, essa condição também pode fazer o corpo se sentir cansado. Conforme analisado na Mayo Clinic, essa pode ser a razão pela qual você ainda se sente sonolento, embora tenha dormido o suficiente. Na verdade, se não for tratada imediatamente, essa condição pode levar a distúrbios crônicos do sono.
5. Narcolepsia
A narcolepsia é um distúrbio do sono caracterizado por uma sensação de sonolência que o faz adormecer sem perceber. Além disso, ao experimentá-lo, o corpo parece estar paralisado e incapaz de se mover. Na verdade, você pode até ter alucinações antes de adormecer.
Esse distúrbio crônico do sono pode ser a razão pela qual você ainda se sente sonolento, embora tenha dormido o suficiente. A razão é que essa condição pode fazer com que uma pessoa adormeça em qualquer lugar e a qualquer hora de forma incontrolável.
Se você tiver essa condição, vai se sentir bem depois de dormir por 10-15 minutos. Depois disso, você vai acordar e voltar a dormir. Infelizmente, essa condição é classificada como um distúrbio do sono prolongado que não pode ser superado. No entanto, com um estilo de vida saudável e cuidados adequados, você pode controlar esse distúrbio.
6. O relógio biológico do corpo está perturbado
Seu ritmo circadiano, ou o relógio biológico confuso de seu corpo, pode ser a razão pela qual você ainda está com sono, embora tenha dormido o suficiente. O próprio relógio biológico é um horário de trabalho natural para todos os órgãos e funções do corpo humano. Se o relógio biológico de seu corpo estiver perturbado, você pode frequentemente adormecer em horários inadequados.
Essa condição pode ser o resultado de uma mudança no horário de trabalho que exige que você trabalhe à noite. É claro que isso atrapalha o relógio biológico, de modo que o corpo que ainda não está se adaptando ficará confuso sobre quando você começar a dormir e acordar.
Por exemplo, você tem problemas para dormir à noite e sonolência durante o dia. Na verdade, a noite é a hora de dormir, enquanto o dia é a hora de você acordar e se movimentar. Além de regular o ciclo do sono humano, o relógio biológico do corpo desempenha um papel no controle da produção de hormônios, temperatura corporal e várias outras funções.
7. Síndrome de fadiga crônica
Síndrome da fadiga crônica ou síndrome da fadiga crônica é uma condição que o deixará frequentemente cansado, fraco, letárgico e sonolento. Os sintomas dessa condição incluem dores musculares e dificuldade de concentração por pelo menos seis meses.
Embora a causa exata da síndrome da fadiga crônica ainda não seja conhecida, a condição pode ser devido a: apnéia do sono isso pode interferir em suas atividades diárias. Isso significa que você não pode ser produtivo e sempre quer descansar ou dormir.
Portanto, essa condição pode ser uma das razões pelas quais você costuma ficar com sono durante o dia, embora tenha dormido o suficiente. Você pode verificar essa condição com o médico para obter tratamento adicional.