5 maneiras de se livrar do trauma que você deve tentar

Vivenciar um evento traumático pode acontecer com qualquer pessoa. Essas experiências podem incluir violência, ferimentos graves, perda de uma pessoa significativa, assédio sexual, desastres naturais e muito mais. Na verdade, você pode compartilhar o trauma apenas observando alguém próximo a você cair em um desastre. Então, como se livrar do trauma que pode ser feito? Encontre a resposta abaixo.

O que se entende por trauma?

Trauma é na verdade uma resposta emocional a vários eventos ruins que acontecem a você e às pessoas mais próximas a você. Normalmente, logo após vivenciar aquela experiência desagradável, você sente choque ou surpresa, nem sentimentos negação ou rejeição.

No entanto, com o passar do tempo, suas reações a esses eventos podem variar mais. Por exemplo, emoções que não podem ser previstas com antecedência, para respostas físicas como dores de cabeça e náuseas.

Isso é considerado normal, mas também há quem realmente fique estressado se lembrar de eventos do passado. Especialmente se você ainda não consegue aceitar os eventos do passado. Portanto, faça várias maneiras de eliminar o trauma para se livrar do estresse prolongado.

Várias maneiras de aliviar o trauma que precisam ser experimentadas

Se você é constantemente assombrado por eventos traumáticos do passado e se sente estressado e deprimido, há várias maneiras de lidar com o trauma que você pode praticar, como as seguintes.

1. Tentar aceitar os sentimentos que surgem

Se você já está se sentindo estressado porque não consegue parar de pensar em um evento traumático do passado, pode estar experimentando emoções negativas como raiva, culpa e muito mais. É claro que isso não terá um impacto positivo em você.

No entanto, lembre-se de que ter esses sentimentos é uma reação natural. Especialmente se você acabou de passar por uma experiência que foi tão assustadora ou dolorosa para você. Portanto, a melhor maneira de se livrar do trauma é aceitar esses sentimentos primeiro.

A razão é que não são poucos os que realmente rejeitam esses sentimentos sem tentar fazer as pazes com o incidente traumático do passado. Não é à toa que causa traumas prolongados.

Na verdade, tentar aceitar esses sentimentos é uma parte importante do processo cura ou cura do próprio trauma. Portanto, tente se dar tempo para sentir sentimentos de raiva, medo, tristeza, decepção e assim por diante.

Cada um tem seu próprio tempo e processo. Portanto, não se force a passar por esse período de cura imediatamente. Se você acha que já se cansou desses sentimentos, comece devagar a se reconciliar com as lembranças e a viver o novo dia com renovado vigor.

2. Exercícios regulares como forma de aliviar o trauma

A próxima maneira que você pode fazer para superar o trauma é praticar exercícios regularmente. Quando você se exercita, seu corpo produz mais endorfinas para restaurar um humor melhor.

Além disso, os exercícios regulares também podem ajudar a melhorar o sistema nervoso, para que você possa se livrar dos sentimentos de trauma que o perseguem há muito tempo. Para perceber como se livrar desse trauma, você pode tentar se exercitar por pelo menos 30 minutos todos os dias.

As opções de esportes que você pode praticar variam, desde caminhar, correr, nadar, jogar basquete e dançar. Durante o exercício, concentre-se sempre em seu corpo e em como você se sente quando ele se move. Isso é importante para ajudá-lo a evitar lesões facilmente durante o exercício.

3. Não fique sozinho com muita frequência

Quando você se sente estressado, triste, com raiva e desapontado, pode preferir ficar sozinho em vez de interagir com outras pessoas. No entanto, em momentos como esses, passar muito tempo sozinho pode realmente piorar sua condição.

Portanto, a maneira de se livrar do trauma que você pode fazer é passar o máximo de tempo possível com outras pessoas. Você não precisa falar sobre seu trauma se se sentir desconfortável. Há muitas coisas sobre as quais você pode conversar com outras pessoas que podem ajudá-lo a se sentir mais confortável.

Além disso, não hesite em participar de várias atividades ou fazer atividades fora de casa com outras pessoas. Por exemplo, encontrar velhos amigos, ser voluntário ou conhecer novas pessoas. Faça várias atividades que não tenham nada a ver com o trauma que você experimentou.

4. Comer e dormir regularmente como uma forma de aliviar o trauma

Uma das coisas que você precisa fazer para superar o trauma é cuidar de si mesmo levando um estilo de vida saudável. De acordo com o HelpGuide, você ainda deve prestar atenção aos seus padrões de alimentação e sono, mesmo quando estiver experimentando transtorno de estresse pós-traumático (PTSD) por uma coisa ruim que acontece na vida.

Isso ocorre porque a comida que você ingere tem um grande impacto no seu humor. Portanto, a alimentação também é um fator determinante para que você seja ou não capaz de enfrentar o estresse causado pelo trauma.

Escolha alimentos saudáveis, evite fast food, alimentos açucarados e vários outros alimentos não saudáveis ​​porque podem piorar os sintomas de PTSD. Melhor, aumente o consumo de frutas e vegetais frescos, proteínas e alimentos que contenham gorduras saudáveis.

Isso ocorre porque esses alimentos podem ajudá-lo a lidar com traumas. Além disso, ter o hábito de comer alimentos saudáveis ​​também pode melhorar a saúde geral do seu corpo.

Enquanto isso, padrões de sono insatisfatórios, especialmente se você não tiver sono, podem exacerbar os sintomas do trauma que está experimentando. Na verdade, esse hábito prejudicial também tornará difícil para você controlar seu equilíbrio emocional.

5. Procure ajuda médica se necessário

Se essas coisas ainda não forem suficientes para ajudá-lo a se livrar do trauma, tente este método. Sim, não há nada de errado em buscar a ajuda de outras pessoas, especialmente de especialistas, se você acha que não pode ajudar a si mesmo.

Na verdade, sentimentos de ansiedade, confusão, culpa e como se a vida tivesse se desintegrado são sentimentos normais, especialmente se você acabou de passar por uma experiência ruim. Na verdade, esses sentimentos irão embora por conta própria.

No entanto, se os sentimentos que você tem são intensos o suficiente para interferir nas atividades diárias, é melhor procurar atendimento médico imediatamente para tratar do seu problema de saúde.

Alguns sinais a serem observados incluem:

  • A sensação durou mais de seis semanas e você não está se sentindo melhor.
  • Incapaz de realizar as atividades normalmente.
  • Freqüentemente, tem pesadelos ou memórias relacionadas à causa do trauma.
  • Dificuldade crescente ou incapaz de se comunicar com outras pessoas.
  • O surgimento da ideação suicida.
  • Evitar constantemente coisas que façam lembrar a causa do trauma.

Se estes sintomas aparecerem, é melhor consultar imediatamente o seu médico para tratamento posterior.